Publicado em Deixe um comentário

Youtuber: O que é, O que faz – Guia Completo

Como se tornar um youtube e quanto ganha

O Youtube, fundado em 2005, é uma rede de compartilhamento de vídeos, sendo o mais famoso mundialmente. Por esse motivo, tornou-se uma forma a mais de trabalho, dando origem à profissão “Youtuber”.

Ficou curioso? Vem saber mais!

O que é um Youtuber?

Um youtuber, então, é um profissional que produz vídeos para essa plataforma. Os assuntos são variados e há várias formas de seguir nessa profissão.

Dessa forma, um usuário cria um canal no Youtube, produz conteúdo e torce para que se torne um destaque, sendo que, para isso, é necessário que as pessoas se inscrevam no seu canal.

O que faz um Youtuber?

Pois então, sabemos que um youtuber produz vídeos para o youtube, mas, como isso funciona?

Primeiro, é preciso ser “especialista” em algum assunto, algo que seja bom. Algumas pessoas seguem o rumo da comédia, outras apostam em tutoriais, tudo varia conforme a sua especialidade.

Depois, ele busca a melhor maneira de passar isso aos seus seguidores através de vídeos. Parece simples, mas, acredite, não é.

Com a popularização tanto do aplicativo quanto da profissão, as chances de se tornar um “sucesso” não são as melhores. Por isso, qualidade e muita divulgação fazem parte do processo.

Como se tornar um Youtuber?

Se você chegou aqui, é porque se interessou nessa profissão. Por isso, vamos falar um pouco sobre como se tornar um youtuber.

  • Conteúdo

Antes de mais nada, pense no tipo de conteúdo que quer produzir. É sobre música, culinária, filmes…? Dê um tema ao seu canal.

Depois, pense no seu tema de forma específica. Se for sobre música, você quer postar covers, tutoriais, comentários? Trace o plano do seu canal antes mesmo de criá-lo e, lembre-se, quanto mais segmentado, melhor.

  • Público

Pensou? Agora, tente visualizar o seu público-alvo, atinge mais mulheres, homens? Qual a faixa etária?

Veja para quem está produzindo para poder direcionar melhor o seu canal.

  • Planejamento

Viu como a ideia está se formando?

Pois bem, trace o projeto para as primeiras pautas. Quais serão os primeiros assuntos que vai abordar? Qual é mais necessário?

Monte um planejamento para não ficar sem ideias já no início do seu canal.

  • Periodicidade

Além de tudo, defina o tempo entre vídeos no seu canal. Isto é, de 15 em 15 dias? Toda semana? Pense sempre no planejamento para manter a constância de ideias.

Não adianta querer postar um vídeo todo dia sem pautas o suficiente, não é?

Agora ficou fácil. Vamos aprender a como criar um canal no Youtube, então.

Como criar um Canal no Youtube?

Antes de aprender dicas para atingir o sucesso no Youtube, é preciso, primeiro, ter um canal. Por isso, caso você ainda não tenha, veja o passo a passo a seguir:

  1. Abra o Youtube e clique em “Fazer login”;
  2. Clique em “Criar conta” no Google;
  3. Agora, clique na foto de usuário, no canto superior direito da tela;
  4. Clique em “Meu canal”;
  5. Por último, preencha as informações necessárias.

Pronto, você criou o canal. O próximo passo é editá-lo e deixar com que fique a sua cara.

Agora que sabemos como criar um canal, veja algumas dicas de sucesso para alavancá-lo.

  • Qualidade

O primeiro ponto a ressaltar é qualidade. Por isso, invista em equipamentos que trarão uma melhor resolução e qualidade de vídeo.

Uma câmera boa, um microfone e um tripé são de grande ajuda, já que passarão profissionalismo ao canal.

  • Edição

Para gravar um vídeo, você não precisa gravar tudo de uma vez e, se errar, começar tudo de novo. Aposte nos aplicativos e sites de edição.

Além de poupar tempo, vai deixar o vídeo mais dinâmico.

Portanto, aprenda as ferramentas básicas de edição.

  • Títulos

Os títulos são muito importantes, são eles que chamam a atenção do espectador.

Pensando nisso, teste alguns títulos que tenham perguntas. Isso porque despertará a curiosidade do usuário e ajudará na otimização de busca, já que, muitas das vezes, pesquisamos perguntas prontas.

  • Imagem de capa

Essa imagem de capa é a imagem que aparece quando buscamos pelo vídeo. O nome dado a ela é “Thumbnail” e é muito importante para gerar mais visualizações no seu vídeo.

Assim como os títulos, as imagens despertam a curiosidade do telespectador. Por esse motivo, é importante caprichar nela e torná-la atrativa.

Além do mais, torne-a padrão. Ou seja, crie uma identidade visual para o seu perfil e padronize os estilos de capa.

  • Seja descontraído

Não adie demais o assunto, seja direto. Os vídeo mais atrativos são os mais curtos, ainda mais quando se trata de um tutorial, por exemplo. Além disso, coloque o mais importante no início do vídeo, para que gere mais engajamento.

Ainda, não foque em falar certo demais ou palavras bonitas. É uma plataforma um tanto quanto acessível e simplicidade diz muito nessas horas.

Não se esqueça de ser você mesmo, interaja com o público, esteja sempre atento aos comentários, pedidos, mensagens.

  • Parcerias

Faça parcerias!

Isso mesmo, faça parcerias quando puder. Divulgação mútua é sempre bom.

Mas foque em parceiros que falam do mesmo assunto e tenha o mesmo público-alvo.

Pois bem, agora que vimos algumas dicas, vamos ver quanto ganha os youtubers?

Quanto ganha um Youtuber?

Isso depende de profissional para profissional. Para entender, é preciso saber sobre CPM, que significa Custo por Mil. É dessa forma que o Youtube remunera seus “trabalhadores”. Ou seja, a cada mil visualizações, um valor é atribuído ao youtuber.

Esse valor pode variar de $0,25 e $4,00 USD. Pois é, para viver dessa profissão é necessário muitas visualizações.

Maiores Youtubers do Brasil

O Brasil possui grandes nomes dentro dessa plataforma. Por isso, montamos um top 3 dos maiores Youtubers do Brasil.

1. KondZilla

Esse canal é de Konrad Dantas, produtor musical de funk. Ele produziu vários sucessos e acumula 63 milhões de inscritos. Com isso, a estimativa do seu ganho mensal apenas com o Youtube é de 1 milhão de reais.

2. Whindersson Nunes

O comediante Whindersson Nunes segue em segundo lugar com 41.8 milhões de inscritos. Diante disso, o humorista fatura cerca de R$600.000,00 reais por mês. Muita coisa, não é?

3. Felipe Neto

Felipe Neto foi um dos pioneiros dessa profissão e possui 41 milhões de inscritos. Assim, ganha em torno de R$900.000,00 reais mensais.

Maiores Youtubers do Mundo

Se os grandes nomes brasileiros faturam desse tanto, imagina os mundiais. Confira o top 3:

1. T-Series

Esse canal é de uma gravadora e produtora indiana, trazendo vídeo-clipes e trailers de filmes. Contabiliza mais de 169 milhões de inscritos e fatura cerca de 3 milhões de dólares por mês.

2. PewDiePie

Felix Arvid Ulf Kjellberg é um comediante e produtor de vídeos sueco. Seu canal conta com 109 milhões de inscritos e um faturamento de 70 mil dólares por mês.

3. Cocomelon

Com uma audiência infantil, o canal conta com 104 milhões de inscritos e um ganho mensal de, aproximadamente, 3 milhões de dólares.

Inacreditável, não é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *