
O Youtube, fundado em 2005, é uma rede de compartilhamento de vídeos, sendo o mais famoso mundialmente. Por esse motivo, tornou-se uma forma a mais de trabalho, dando origem à profissão “Youtuber”.
Ficou curioso? Vem saber mais!
O que é um Youtuber?
Um youtuber, então, é um profissional que produz vídeos para essa plataforma. Os assuntos são variados e há várias formas de seguir nessa profissão.
Dessa forma, um usuário cria um canal no Youtube, produz conteúdo e torce para que se torne um destaque, sendo que, para isso, é necessário que as pessoas se inscrevam no seu canal.
O que faz um Youtuber?
Pois então, sabemos que um youtuber produz vídeos para o youtube, mas, como isso funciona?
Primeiro, é preciso ser “especialista” em algum assunto, algo que seja bom. Algumas pessoas seguem o rumo da comédia, outras apostam em tutoriais, tudo varia conforme a sua especialidade.
Depois, ele busca a melhor maneira de passar isso aos seus seguidores através de vídeos. Parece simples, mas, acredite, não é.
Com a popularização tanto do aplicativo quanto da profissão, as chances de se tornar um “sucesso” não são as melhores. Por isso, qualidade e muita divulgação fazem parte do processo.
Como se tornar um Youtuber?
Se você chegou aqui, é porque se interessou nessa profissão. Por isso, vamos falar um pouco sobre como se tornar um youtuber.
-
Conteúdo
Antes de mais nada, pense no tipo de conteúdo que quer produzir. É sobre música, culinária, filmes…? Dê um tema ao seu canal.
Depois, pense no seu tema de forma específica. Se for sobre música, você quer postar covers, tutoriais, comentários? Trace o plano do seu canal antes mesmo de criá-lo e, lembre-se, quanto mais segmentado, melhor.
-
Público
Pensou? Agora, tente visualizar o seu público-alvo, atinge mais mulheres, homens? Qual a faixa etária?
Veja para quem está produzindo para poder direcionar melhor o seu canal.
-
Planejamento
Viu como a ideia está se formando?
Pois bem, trace o projeto para as primeiras pautas. Quais serão os primeiros assuntos que vai abordar? Qual é mais necessário?
Monte um planejamento para não ficar sem ideias já no início do seu canal.
-
Periodicidade
Além de tudo, defina o tempo entre vídeos no seu canal. Isto é, de 15 em 15 dias? Toda semana? Pense sempre no planejamento para manter a constância de ideias.
Não adianta querer postar um vídeo todo dia sem pautas o suficiente, não é?
Agora ficou fácil. Vamos aprender a como criar um canal no Youtube, então.
Como criar um Canal no Youtube?
Antes de aprender dicas para atingir o sucesso no Youtube, é preciso, primeiro, ter um canal. Por isso, caso você ainda não tenha, veja o passo a passo a seguir:
- Abra o Youtube e clique em “Fazer login”;
- Clique em “Criar conta” no Google;
- Agora, clique na foto de usuário, no canto superior direito da tela;
- Clique em “Meu canal”;
- Por último, preencha as informações necessárias.
Pronto, você criou o canal. O próximo passo é editá-lo e deixar com que fique a sua cara.
Agora que sabemos como criar um canal, veja algumas dicas de sucesso para alavancá-lo.
-
Qualidade
O primeiro ponto a ressaltar é qualidade. Por isso, invista em equipamentos que trarão uma melhor resolução e qualidade de vídeo.
Uma câmera boa, um microfone e um tripé são de grande ajuda, já que passarão profissionalismo ao canal.
-
Edição
Para gravar um vídeo, você não precisa gravar tudo de uma vez e, se errar, começar tudo de novo. Aposte nos aplicativos e sites de edição.
Além de poupar tempo, vai deixar o vídeo mais dinâmico.
Portanto, aprenda as ferramentas básicas de edição.
-
Títulos
Os títulos são muito importantes, são eles que chamam a atenção do espectador.
Pensando nisso, teste alguns títulos que tenham perguntas. Isso porque despertará a curiosidade do usuário e ajudará na otimização de busca, já que, muitas das vezes, pesquisamos perguntas prontas.
-
Imagem de capa
Essa imagem de capa é a imagem que aparece quando buscamos pelo vídeo. O nome dado a ela é “Thumbnail” e é muito importante para gerar mais visualizações no seu vídeo.
Assim como os títulos, as imagens despertam a curiosidade do telespectador. Por esse motivo, é importante caprichar nela e torná-la atrativa.
Além do mais, torne-a padrão. Ou seja, crie uma identidade visual para o seu perfil e padronize os estilos de capa.
-
Seja descontraído
Não adie demais o assunto, seja direto. Os vídeo mais atrativos são os mais curtos, ainda mais quando se trata de um tutorial, por exemplo. Além disso, coloque o mais importante no início do vídeo, para que gere mais engajamento.
Ainda, não foque em falar certo demais ou palavras bonitas. É uma plataforma um tanto quanto acessível e simplicidade diz muito nessas horas.
Não se esqueça de ser você mesmo, interaja com o público, esteja sempre atento aos comentários, pedidos, mensagens.
-
Parcerias
Faça parcerias!
Isso mesmo, faça parcerias quando puder. Divulgação mútua é sempre bom.
Mas foque em parceiros que falam do mesmo assunto e tenha o mesmo público-alvo.
Pois bem, agora que vimos algumas dicas, vamos ver quanto ganha os youtubers?
Quanto ganha um Youtuber?
Isso depende de profissional para profissional. Para entender, é preciso saber sobre CPM, que significa Custo por Mil. É dessa forma que o Youtube remunera seus “trabalhadores”. Ou seja, a cada mil visualizações, um valor é atribuído ao youtuber.
Esse valor pode variar de $0,25 e $4,00 USD. Pois é, para viver dessa profissão é necessário muitas visualizações.
Maiores Youtubers do Brasil
O Brasil possui grandes nomes dentro dessa plataforma. Por isso, montamos um top 3 dos maiores Youtubers do Brasil.
1. KondZilla
Esse canal é de Konrad Dantas, produtor musical de funk. Ele produziu vários sucessos e acumula 63 milhões de inscritos. Com isso, a estimativa do seu ganho mensal apenas com o Youtube é de 1 milhão de reais.
2. Whindersson Nunes
O comediante Whindersson Nunes segue em segundo lugar com 41.8 milhões de inscritos. Diante disso, o humorista fatura cerca de R$600.000,00 reais por mês. Muita coisa, não é?
3. Felipe Neto
Felipe Neto foi um dos pioneiros dessa profissão e possui 41 milhões de inscritos. Assim, ganha em torno de R$900.000,00 reais mensais.
Maiores Youtubers do Mundo
Se os grandes nomes brasileiros faturam desse tanto, imagina os mundiais. Confira o top 3:
1. T-Series
Esse canal é de uma gravadora e produtora indiana, trazendo vídeo-clipes e trailers de filmes. Contabiliza mais de 169 milhões de inscritos e fatura cerca de 3 milhões de dólares por mês.
2. PewDiePie
Felix Arvid Ulf Kjellberg é um comediante e produtor de vídeos sueco. Seu canal conta com 109 milhões de inscritos e um faturamento de 70 mil dólares por mês.
3. Cocomelon
Com uma audiência infantil, o canal conta com 104 milhões de inscritos e um ganho mensal de, aproximadamente, 3 milhões de dólares.
Inacreditável, não é?