Sozzeal

WordPress: O Que É e Como Funciona [Guia Completo]

Se você quer montar um blog, mas, não sabe qual a melhor ferramenta para usar, nós iremos te apresentar uma ótima opção nesse artigo. O WordPress conta com uma estrutura de hospedagem e gerenciamento de conteúdo de ótima qualidade. Quer conhecer um pouco mais sobre ele? Então, continue a leitura.

O que é WordPress

O desenvolvimento do WordPress se deu a partir de uma colaboração entre Matt Mullenweg e Mike Little no ano de 2003. Desde então, Matt Mullenweg se tornou o rosto principal do serviço.

Mas, afinal, o que é WordPress? É um sistema open-source de gerenciamento de conteúdo licenciado no âmbito da GPLv2. Dessa forma, qualquer pessoa pode utilizar o software WordPress gratuitamente.

Essa ferramenta é muito utilizada para produzir sites e blogs. Isso porque tem um programa de gerenciamento de conteúdos muito eficiente e o usuário não terá dificuldades para utilizá-lo.

Assim, com o WordPress, qualquer pessoa pode construir seu site de forma acessível. Bacana, não é?

Como funciona o WordPress

Pois bem, no WordPress, existem duas versões disponíveis aos usuários: WordPress.com e o WordPress.org. A primeira opção oferece uso gratuito de blogs e sites com uso do software do WordPress. Já a segunda é uma ferramenta de código aberto, que o usuário poderá baixar gratuitamente no site oficial e instalar em qualquer servidor.

Mas, para usar o sistema gratuito, é necessário ter um domínio e uma hospedagem.

Ambas as opções tem um sistema muito parecido. A plataforma disponibiliza uma interface de gerenciamento do site. Dessa maneira, na tela, aparecerá várias categorias muito úteis, listamos algumas opções mais importantes, veja:

  1. Adicionar, programar e editar posts para o site ou blog como se estivesse escrevendo no Word, por exemplo;
  2. Inserir e editar arquivos de mídia, como imagens, vídeos e áudios;
  3. Criar novas páginas, menus, categorias e tags para o site;
  4. Moderar os comentários dos visitantes;
  5. Acompanhar dados básicos de acesso;
  6. Editar a aparência do site.

Legal, não é?

Exemplos de quem usa o WordPress

O WordPress é muito utilizado, seja por pequenas ou grandes empresas. Inclusive nós usamos WordPress. Então, o site que você está agora é desenvolvido por essa ferramenta.

Listamos alguns sites famosos que também o utilizam:

  1. Whitehouse.gov: O website oficial Whitehouse.gov é aprimorado no WordPress;
  2. Microsoft: A Microsoft utiliza o WordPress para desenvolver conteúdos em seu blog oficial e também usa o WordPress para gerar blogs para produtos específicos, por exemplo, o Windows e o Skype:
  3. The Rolling Stones: até essa banda famosa utiliza o WordPress. Desse modo, o site do Rolling Stones é feito com o WordPress.

Vantagens de usar essa ferramenta

Listamos alguns benefícios para te mostrar que o WordPress é o sistema definitivo para as pessoas que desejam desenvolver um ótimo site. Então, acompanhe quais são as vantagens desse serviço:

  1. Uso intuitivo: não é necessário dominar códigos de programação, pois o uso do sistema é muito simples. Por exemplo, no momento de editar um texto, o usuário poderá colocar palavras em negrito, justificar um parágrafo, colocar um imagem no conteúdo e muito mais;
  2. Instalação fácil: a instalação é bem rápida, sendo que dura em média de 5 a 10 minutos, já que a ferramenta preza pela facilidade e pela rapidez, inclusive em suas atualizações;
  3. Alta oferta de plugins e extensões: o intuito dessa opção é ampliar e melhorar a experiência de uso do site desenvolvido, tanto para o administrador quanto para os visitantes;
  4. Modificação de templates sem alterar o conteúdo: o usuário poderá mudar o visual do site sem que isso prejudique os conteúdos já publicados;
  5. Aplicação em dispositivos móveis: com o intuito de facilitar o uso do serviço para todas as pessoas, o sistema disponibiliza o acesso à ferramenta por meio de dispositivos móveis. Dessa forma, se você tem um celular ou tablet com sistema Android ou iOS, poderá fazer o download do app do WordPress.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Sair da versão mobile