
O WhatsApp está testando uma nova função para que a versão web não dependa mais do dispositivo móvel. Dessa forma, essa novidade alegrou bastante os usuários do aplicativo, já que, agora, ficará mais fácil o login pelo computador.
Neste artigo, vamos expor todas as novidades sobre essa atualização. Vem conosco!
WhatsApp Web: como era antes
Pois bem, antes, para enviar mensagens do WhatsApp pelo computador, a plataforma só aceitava uma forma de interface, ou seja, o aplicativo era espelhado no computador.
Dessa forma, quem fica responsável pelo envio e recebimento de mensagens é o celular. Assim, ele utiliza a função de criptografia que mistura as mensagens e só deixa que os participantes da conversa consigam visualizar.
Por esse motivo, quando o celular fica sem receber internet ou sem bateria, o usuário não consegue usar a plataforma pelo computador.
WhatsApp testa atualização para que versão Web funcione sem celular
O WhatsApp recentemente anunciou que está fazendo testes em um novo recurso para a versão web. Desse modo, a novidade tem o intuito de facilitar a vida dos usuários. Assim, poderão acessá-lo em até quatro computadores. Contudo, o celular continuará sendo o dispositivo principal da conta.
Segundo o jornal O Globo, a atualização fará com o que o aplicativo tenha mais semelhança com o Telegram.
Desse modo, o smartphone se mantém como dispositivo principal. Porém, o usuário poderá usar o WhatsApp Web mesmo se o celular estiver sem conexão com a internet ou bateria 100%.
Interessante, não é?
Entenda como a atualização vai funcionar
A nova atualização funcionará de forma bem simples, o WhatsApp utilizará um sistema para sincronizar as mensagens no celular e outros aparelhos conectados, ou seja, o aplicativo será de multiplataforma.
Dessa forma, para usar o WhatsApp no computador, continuará sendo obrigatório escanear um QR Code por meio do telefone, como na forma antiga.
Porém, terá mais um passo a ser feito, para vincular o WhatsApp Web ou Desktop à conta do app, será solicitado o desbloqueio biométrico, por exemplo, reconhecimento facial ou impressão digital no celular.
Assim, o objetivo principal é banir acessos indesejados, pois frequentemente acontece a clonagem de contas.
Caso o usuário troque de celular ou outra pessoa entre em sua conta, segundo o WhatsApp, os dispositivos complementares serão desconectados rapidamente para manter a segurança.
Benefícios e desafios da função em teste do WhatsApp
A atualização muda algumas questões de funcionamento do WhatsApp, trazendo benefícios para os usuários e, também, alguns desafios de segurança para os desenvolvedores do aplicativo.
Dessa forma, um desafio que a plataforma quer prevenir é garantir que os aparelhos associados a uma conta sejam somente autorizados pelo dono.
Assim, o histórico de mensagens será sincronizado com criptografia entre os dispositivos. Quando um dos aparelhos “recuperar” as mensagens que foram enviadas em outro, o histórico dos chats será acessado através de um banco de dados local. Então, as mensagens não ficarão armazenadas apenas no celular, mas, também, nos computadores.
Por outro lado, a atualização ajudará os usuários ao usar a versão web sem o dispositivo móvel. Ainda, promoverá uma melhora na comunicação do WhatsApp Business, pois será mais fácil e ágil.
Legal, não é?
Conclusão
Enfim, a atualização do WhatsApp funcionará de forma simples e objetiva. Assim, utilizará um sistema para sincronizar as mensagens no celular e outros aparelhos conectados, tornando-se uma multiplataforma.
Então, essa novidade tem o intuito de melhorar a experiência do usuário na plataforma. Dessa forma, será ótimo para as empresas que utilizam para a comunicação com clientes, o que tornará a comunicação mais rápida e eficiente.
Gostou do conteúdo? Compartilhe.