Sozzeal

Website: Aprenda O Que é e a Como Criar um Site [Guia]

Atualmente, saber o que é um website é essencial para todos os empresários que desejam ser encontrados pelos seus potenciais clientes. Dessa forma, o site é uma excelente plataforma para cativar novos contatos e, também, fechar vendas. 

Quer saber um pouco mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura. 

O que é um Site

Pois bem, um site é a junção de páginas colocadas em um servidor de internet, no qual seu acesso é feito por um domínio. Desse modo, o website é desenvolvido por páginas que possuem textos, imagens, gráficos, vídeos e muito mais. 

Além disso, um site tem vários objetivos, como aumentar as vendas ou ganhar mais visibilidade. Se você possui uma empresa, ele poderá ser utilizado com essas duas finalidades, para que você consiga deixar sua marca mais forte dentro do nicho

Legal, não é? 

Importância de criar um Site para sua empresa

A princípio, o site é o melhor canal de uma estratégia de marketing digital. Então, sua empresa necessita de um se o objetivo for vender mais. 

Assim, mesmo se a sua empresa possui outros canais de comunicação, como blogs, redes sociais, vídeos etc, todos estes levam o público-alvo para um canal no momento em que as pessoas desejam conhecer mais sobre o seu produto antes de comprar. Portanto, não deixe de utilizar esse veículo para cativar novos clientes. 

Website, Blog e Redes Sociais

Hoje em dia, com o crescimento do mundo virtual, as empresas precisam  se adaptar às novas formas de comunicação. Dessa forma, se possível aposte no Marketing de Conteúdo através de sites, blogs e perfis nas redes sociais, pois a probabilidade de visibilidade da sua empresa é maior. 

Agora, vamos te apresentar para que serve cada um deles. Acompanhe: 

Blogs

O blog é determinado por trabalhar como uma revista virtual, onde seus conteúdos são atualizados diariamente. Dessa forma ele pode conter dicas, guias, artigos, infográficos e muito mais. 

Websites

Os websites, por sua vez, não são atualizados com tanta frequência. Assim, os sites de empresas têm o objetivo de oferecer informações importantes, como preços, produtos e canais de contato.  

Redes Sociais

Os perfis nas redes sociais servem para aproximar e desenvolver um certo relacionamento com seu público. Assim, o conteúdo é disponibilizado até um determinado tempo, o que pede mais publicações frequentes. 

Então, colocando na balança todas essas diferenças, o blog é melhor, pois gera mais conteúdo, enquanto o site é mais eficiente para atender o público. Agora, as redes sociais servem para se relacionar com o público em tempo real.  

Na dúvida, tenha os três!

Tipos de Website

Agora que você sabe muito sobre o assunto, vamos te apresentar os tipos de site que existem. Acompanhe:

Site institucional

O site institucional é como um cartão de visita de uma empresa no meio virtual. Dessa forma, ele reúne todas as informações mais importantes sobre o seu negócio de forma bem sucinta. 

Site dinâmico

O site dinâmico é uma forma mais avançada de um site institucional. Desse modo, por meio de recursos de programação avançada, como método funcional, oferece uma experiência completa para os usuários. 

E-commerce

O E-commerce é uma loja virtual, isto é, um site que tem a função de vender produtos e serviços. Assim, os usuários podem encontrar o que faz parte do portfólio de uma empresa, os produtos etc. 

One Page

O One Page é um site que disponibiliza todo o conteúdo em uma só página. Dessa forma, o usuário não necessita entrar em outras abas e categorias, pois já fica tudo resumido em apenas uma. 

Redes sociais

As redes sociais são páginas bastante dinâmicas, sendo que podem criar um vínculo com o seu público e estão em constante atualização. Por esse motivo, é essencial pensar em conteúdos importantes e que aumentem o engajamento

Blogs

Os blogs servem como uma revista virtual. Dessa maneira, sua empresa pode publicar frequentemente conteúdos do interesse de seu público. 

Landing Page

As Landing Pages são páginas externas do site principal usadas com o intuito de ganhar mais conversão. 

Hotsite

Hotsite são utilizados de forma sazonal. Desse modo, um e-commerce com uma oferta exclusiva para dias dos pais poderá criar um hotsite para conseguir mais destaque para a campanha. Assim, ele é uma página mais simples que possui detalhes mais pontuais.  

Como criar um Site [passo a passo]

Se chegou até aqui, é porque se interessou por esse assunto. Por isso, saiba agora como criar um site. Acompanhe o passo a passo:

1. Registrar o domínio

Primeiramente, você deve registrar um domínio, mas, o que é um domínio? É o nome do seu site e a identidade dele. Por essa razão, você deve escolher com cautela. 

Assim, recomendamos para a sua empresa as:  .com ou .com.br, mas, existem inúmeros outros sufixos como .net, .edu, .org, .gov, .info, .biz etc.

Vale lembrar que, no momento que for criar o seu site, é melhor comprar o domínio do que usar plataformas gratuitas. Pois, quando você utiliza o nome dessas ferramentas no seu domínio, logo, transfere a autoridade do seu site para elas. 

Além disso, conheça algumas considerações importantes para escolher o seu domínio: 

  1. Disponível: a disponibilidade é muito importante, já que existem muitos domínios  registrados. Assim, para conseguir o nome de domínio que você deseja, é essencial ser claro na escolha e que represente bem sua marca;
  2. Simples e fácil: lembre-se que o endereço do seu site deve ser fácil de entender, para ficar gravado na mente de seus clientes;
  3. Curto: por fim, utilize no máximo três palavras.

2. Contratar um serviço de hospedagem

Pois bem, a hospedagem é um serviço de armazenamento, ou seja, sem ele, seu site não fica disponível para os potenciais clientes. Desse modo, as empresas que fazem esse serviço tem vários planos, que cabem no seu bolso. 

Veja quais são os planos de hospedagens mais usados pelas empresas: 

  1. Hospedagem compartilhada: é quando o mesmo servidor abriga vários sites. Desse modo, cada site dentro do servidor tem uma quantia de memória, ou seja, o site tem um execução menor; 
  2. Hospedagem dedicada: aqui, o seu site terá o servidor completo disponível, porém, tem um custo mais elevado e disponibiliza mais segurança para os sites; 
  3. VPS: no VPS, os usuários compartilham um servidor, mas cada servidor privado ficará isolado do servidor ao lado, assim, afeta menos a atividade do site.  

3. Escolher um CMS

Depois de contratar o serviço de hospedagem, você precisará desenvolver o seu site com um construtor de projetos iniciais. 

Assim, no início do projeto, você poderá usar o CMS (Content Management System). Isso porque é um sistema utilizado para gerenciar o conteúdo e o comportamento de alguns elementos do site de forma bem simples. Com ele, você consegue alterar: 

  1. Correções no conteúdo de uma página (textos e imagens);
  2. Modificar a ordem dos itens que aparecem no menu;
  3. Alterar o page title e a meta description das páginas para um melhor SEO;
  4. Lançar novos posts no blog.

4. Selecione um template

Por último, para desenvolver seu site, o correto é saber escolher um template responsivo. Templates responsivos são os que se modificam a partir de cada tela do navegador, por exemplo, celulares e computadores. 

Assim, para saber se escolheu o certo, abra o navegador no celular e veja se os textos e imagens se adaptaram, se sim, é um template responsivo.

Dessa forma , você poderá escolher templates que já tenham um construtor de sites. No WordPress e Joomla possuem vários templates que podem ser pagos ou gratuitos, ficando ao seu critério de escolha. 

Simples, não é? 

SEO para Sites

Separamos quatro dicas básicas de SEO para o seu site ser bem avaliado pelos motores de busca:

1. Título

O Título do seu site é aquele que fica localizado na aba do navegador e, também, destacado na página de resultados do Google. Dessa forma, lembre-se que ele é essencial para a otimização de sua página, por isso, desenvolva títulos abaixo de 60 caracteres.

2. URL

A URL é o endereço da sua página e que também aparece na página de resultados do Google. Desse modo, faça-o com apenas 60 caracteres.

3. Palavra-chave

Essa é uma dica valiosa, pesquise e defina as palavras-chave que mais o seu público está procurando e construa conteúdos baseados nestes termos.

4. Links

Por último e não menos importante, quanto mais sites colocarem links para o seu conteúdo, mais o Google entende que o seu conteúdo é importante para as pessoas e, consequentemente, sua posição no Google tende a melhorar. 

Legal, não é?

Dicas para um Website de sucesso

Para finalizar este artigo, separamos algumas dicas excelentes para um Website de sucesso. Veja a seguir: 

1. Tempo de carregamento

É essencial que o seu site carregue rapidamente, pois páginas lentas fazem com que os usuários desanimem e saiam dela. 

2. Mobile

Seu site precisa se adaptar a todos os formatos mobile, para que você consiga mais público para ele. 

3. Links agradáveis

Mais uma característica que um site deve possuir é links amigáveis, já que, com uma boa otimização dos links, você ganha vantagens com o Google e, principalmente, com os usuários. 

4. Informações de contato

Por fim, disponibilize informações de contato em sua página, isso facilita a comunicação.

Suponhamos que você tenha um salão de beleza, mas não disponibiliza telefone para contato ou endereço. Como seus potenciais clientes vão te encontrar?

Conclusão

Enfim, um site é a união de páginas colocadas em um servidor de internet, no qual seu acesso é feito por um domínio. Desse modo, o website é desenvolvido por páginas que possuem textos, imagens, gráficos, vídeos e muito mais.

Então, se você possui uma empresa e ainda não fez um website, saiba que  seus ganhos podem ser maiores com essa rede de comunicação, pois, com ela, você pode expor o seu produto ou serviço com vários conteúdos interativos que chamem a atenção de novos clientes. 

Gostou do conteúdo? compartilhe.

Sair da versão mobile