Sozzeal

Webinar: O que é, Como funciona e Como fazer

Você certamente já deve ter ouvido falar em “Webinar”, certo? Esse formato de conteúdo poderá potencializar as estratégias de marketing da sua empresa. Por isso, desenvolvemos esse artigo para expor tudo o que você precisa saber sobre Webinar. Continue a leitura e descubra como funciona esse tipo de conteúdo e muito mais.

Webinar: o que é

Webinar é uma abreviação para “web-based seminar”, que, em português, significa “seminário realizado pela internet”. Dessa forma, podemos denominar Webinars como videoconferências transmitidas online, que podem ser utilizadas no campo educacional e empresarial.

Ainda, por meio dessas apresentações, os usuários podem interagir com o palestrante através de um chat. E, também, elas não precisam ser realizadas ao vivo, já que podem ser gravadas e ficar disponíveis em uma plataforma de disseminação de conteúdo de vídeo, por exemplo, o Youtube.

Vale lembrar que, o Webinars é um formato de produção de conteúdo bem bacana para quem trabalha com internet. Desse modo, eles são formas eficazes de se fazer marketing de conteúdo hoje em dia.

Como funciona Webinar

Pois bem, Webinar permite que as pessoas compartilhem seus conhecimentos e, conforme o formato escolhido, podem interagir com os espectadores por meio de apresentações ao vivo ou gravadas.

Dessa maneira, esse serviço tem uma dinâmica muito boa para compartilhar conhecimentos. Para isso, basta ter um computador com webcam, um microfone e acesso à internet. Assim, existem várias opções de plataformas para realizar Webinars, por exemplo, GoToMeeting, GoToWebinar, Google Hangouts, Zoom e Youtube.

Vantagens de um Webinar

Agora, que você já sabe o significado de Webinar e como funciona, chegou a hora de conhecer quais são seus benefícios. Dessa modo, listamos três vantagens desse serviço. Veja a seguir:

Conquiste a atenção do seu público

A plataforma vem se destacando cada dia mais. Dessa forma, ela é útil para negócios que buscam melhorar seu relacionamento com o público-alvo. Então, o Webinar veio para somar com as estratégias de marketing que você já vem usando, aperfeiçoando seu conteúdo escrito com o de vídeo para chamar mais atenção da sua audiência.

Aumente o seu engajamento

Pense conosco, quando as pessoas estão lendo um conteúdo em um site, elas tem acesso somente às informações que estão ali disponíveis, sem a probabilidade de discutir em tempo real sobre o tema com o autor do texto.

Desse modo, se você usar o Webinar ao vivo, terá acesso imediato ao conteúdo e, também, seu público poderá interagir por meio de perguntas relacionadas ao tema pelo chat disponível na ferramenta.

Aumento no tráfego do site

Com o Webinar, é possível manter seu público atento e engajado, pois ele desenvolve uma real reação positiva. E, ainda, os leads que alimentam a sua lista de e-mails geram mais interações com o seu site. Com isso, há um aumento do público com interesse nas soluções que sua empresa oferece.

Como fazer um Webinar

Se chegou até aqui, é porque se interessou pelo serviço. Por isso, conheça, agora, como fazer um Webinar:

Escolha uma plataforma

Para muitos, essa etapa pode parecer simples, mas, não é. Pois, não adianta nada você planejar todo o seu evento, gastar horas para montá-lo e não saber qual a melhor plataforma para apresentá-lo. Então, leia bastante e pesquise qual será a mais benéfica para você.

Defina o tema

Depois que escolher a plataforma, está na hora de escolher o tema que será apresentado durante a transmissão. Desse modo, pense bem antes de escolher, porque os resultados dependem do assunto que será apresentado. Caso você ainda não tenha facilidade com e-mail e queira desenvolver leads, terá que expor um conteúdo mais amplo.

Escolha uma data

Essa etapa também é bastante importante, uma vez que todo grande evento precisa de uma data, certo? Portanto, não caia no erro de marcar, por exemplo, em uma véspera de um feriado, pois concorrer com outros eventos mais importantes é fria.

Crie uma landing page

Se ainda não sabe o que é um landing page, calma, nós vamos te explicar. Mais conhecida como página de aterrissagem, a landing page é importante para levar o visitante do seu site a realizar uma ação. Dessa maneira, no Webinar, funciona como um convite para os visitantes se inscreverem no canal, por exemplo.

Divulgação

Agora, é hora de caprichar na divulgação da sua conferência para que ela alcance o público desejado. Dessa forma, poderá usar algumas maneiras para promover o seu Webinar, com: e-mail marketing, mídias sociais e CTA no seu blog.

Prepare um roteiro

Está quase tudo pronto para o seu Webinar. Então, agora é o momento de criar um roteiro que te guiará durante a transmissão. Mesmo que você já tenha todo o conteúdo em mente, é sempre bom ter um roteiro em mãos, pois poderá esquecer.

Apresente o seu webinar

E o grande dia chegou! Por isso, disponibilize um tempo para observar tudo antes de começar, por exemplo, internet, roteiro, cenário etc. Além disso, escolha alguém para te ajudar com as câmeras.

Ainda, durante a gravação, procure transmitir o conteúdo da forma mais clara e didática possível, para seu público não abandonar o vídeo. E, por fim, não se esqueça de agradecer a participação de sua audiência ao iniciar e encerrar o seu Webinar.

Como divulgar um Webinar

Para finalizar esse processo, o que deve ser feito é usar suas ferramentas de divulgação para impulsionar o seu Webinar. Por esse motivo, listamos as mais essenciais para essa ação:

E-mail marketing

O E-mail marketing é importantíssimo para promover o seu conteúdo. Desse modo, quando for divulgar, desenvolva um assunto bom em campos personalizados e um CTA irresistível.

Redes sociais

Para divulgar o seu Webinar nas redes sociais, poderá começar selecionando a opção de compartilhamento na própria landing page.  Dessa maneira, essa ação funciona na página de agradecimento, onde os inscritos podem compartilhar o vídeo com mais pessoas.

Site ou blog da marca

É importante que você utilize sua própria página(blog ou site) para dar destaque em seu conteúdo. Por isso, use o pop-up, que poderá ser criado em vários formatos para promover o Webinar. Um exemplo legal é o scroll box, uma caixa que aparece em um dos cantos da parte inferior do seu site.

Parcerias estratégicas

Mais uma opção é fechar parcerias com palestrantes e, também, empresas para fazer o seu Webinar crescer. Ainda, os próprios convidados podem divulgar sua participação, guiando seu público para somar leads.

Faça anúncios

Para finalizar, fazer anúncios é muito importante para divulgar seu Webinar. Por exemplo, no Facebook é legal testar o alcance orgânico do seu vídeo antes de impulsionar a publicação. Além disso, utilize o Instagram Ads para garantir o engajamentos e utilizar formatos diferentes, como vídeo e apresentação multimídia.

E, ainda, não esqueça de utilizar o Google Ads, ele é essencial nessa estratégia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Sair da versão mobile