Publicado em Deixe um comentário

Twitter: o que é e como funciona essa rede social

Twitter como funciona

Criado em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter está ficando cada vez mais popular ao redor do mundo. A característica que domina essa rede social é o fato de que suas publicações, ou seja, os tweets, podem ser apenas de 280 caracteres. Além disso, é a plataforma que mais obtém notícias.

Se você ainda não faz parte do Twitter, fique sabendo que ele é uma ótima ferramenta, já que seus posts são pequenos e limitados, sendo que vão ajudar na comunicação. Além do mais, você poderá publicar novos conteúdos em qualquer dia e hora. Não é incrível?

Dessa maneira, sua conta poderá se comunicar diretamente com seus seguidores, isto é, eles terão acesso a todos os seus tweets, do mais antigo ao mais atual.

Quer saber um pouco mais sobre essa rede social? Se sim, continue a leitura.

 O que é Twitter

A ferramenta ganhou popularidade, no Brasil, em 2008 e, desde então, vem crescendo anualmente. Segundo dados estatísticos, em 2020, a rede social alcançou a marca de 186 milhões de usuários em todo o mundo, um aumento de 34% se comparado a 2019.

Pensando nisso, o Twitter é uma rede social voltada para a divulgação de conteúdos em geral. Ainda, essa ferramenta oferece um espaço de 280 caracteres para os usuários enviarem mensagens sobre “O que está acontecendo?”, sendo que essas mensagens são chamadas de “tweets”.

Os conteúdos que são divulgados no Twitter são breves, visto que o espaço é curto para escrever detalhadamente. Na “era glacial”, ou seja, no início do Twitter, eram apenas 140 caracteres, assim, as pessoas naquela época eram ainda mais objetivas em suas escritas.

Devido à grande quantidade de usuário do Twitter, o aplicativo implementou várias atualizações, modificando a maneira de se comunicar ao longo dos tempos. Além do mais, por ter muitas informações, consegue pautar vários jornais e publicar notícias rapidamente.

Agora, em 2021, o Twitter anunciou novos recursos, assim, a plataforma espera dobrar a receita anual para, ao menos, US$ bilhões e atingir 315 milhões de usuários em 2023.

Ferramentas dessa rede social:

O Twitter tem várias ferramentas essenciais para você utilizar. Separamos algumas mais usadas pelos usuários, veja:

  • Retweets

Os “retweets” são aquelas setas que formam um quadrado, que, ao selecionar, o usuário replica o tweet original dentro de seu perfil. Assim, é uma forma de trazer, para seus seguidores, o conteúdo de outro perfil que você achou legal.

  • Like

O like, por sua vez, é o famoso “coração”, sendo que aparece tanto no Instagram quanto no Twitter. Dessa maneira, quando seus seguidores curtem certos tweets, o post é levado para a timeline de quem te segue, o que faz com que apareça para um maior número de pessoas.

  • DM

A plataforma criou, também, a opção de “Direct Message“, ou seja, uma mensagem direta. Assim, o usuário utiliza essa ferramenta quando não quer escrever uma mensagem para todos em seu feed. Além do mais, é uma função que também aparece em outros aplicativos, como o Instagram.

Twitter Top Trends: o que é e como funciona

Uma das principais características do Twitter é a capacidade de viralização. Mas, o que seria isso? A ferramenta monta um ranking sobre os principais assuntos que estão circulando no aplicativo através dos tweets, para que, dessa forma, todos seus usuários saibam o que está bombando no momento. Sendo assim, o Twitter batizou esse artifício de “Top Trends”.

Dessa maneira, essa função age automaticamente por um algoritmo que procura identificar os assuntos que estão sendo muito falados no momento atual. Segundo os criadores desse recurso, essa lista tem o propósito de auxiliar os seguidores a entenderem o que de mais importante está acontecendo no mundo todo de forma instantânea.

Desde a criação dessa modalidade, tiveram várias atualizações para auxiliar a busca de novas pautas. Agora, os assuntos se dividem entre tendências personalizadas, a partir de cada perfil dos usuários, por meio de formas geolocalizadas.

Você quer saber onde encontrar o Top Trends, mas, não sabe como? calma! nós vamos te ajudar, criamos um passo a passo bem simples, veja:

  1. Abra o Twitter e vá para a aba principal;
  2. Depois, clique no ícone da lupa no menu inferior, abaixo da linha do tempo. (É o segundo ícone logo ao lado da aba início);
  3. E, por fim, vá até o menu superior, logo abaixo da barra de busca, e selecione “assuntos do momento”. Essa é a lista, que pode mostrar as tendências do mundo todo.

Simples, não é?

Como criar uma conta no Twitter

Se chegou até aqui, é porque se interessou pela ferramenta. Agora, veja como criar uma conta no Twitter:

  1. Clique aqui para acessar o site;
  2. Como segundo passo, insira suas informações pessoais, como seu nome e seu endereço de e-mail;
  3. Se você escolher por se inscrever com um endereço de e-mail, é necessário verificá-lo. Por isso, será enviado um e-mail com instruções. Da mesma forma, se escolher utilizar outros métodos de inscrição, todos serão verificados;
  4. Depois de clicar em “inscreva-se”, você poderá selecionar um nome de usuário.

Ainda, se preferir baixar o app em seu celular, é só seguir esse mesmo passo a passo.

Prontinho. Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *