Sozzeal

Tráfego Orgânico: O que é e como conseguir?

Está precisando aumentar seu trafego orgânico? Esse tem sido um desafio frequente para muitas empresas digitais, mas, existe solução sim! Você aí, tem dúvidas sobre o que é e como gerar tráfego orgânico? Sim? Então, continue a leitura.

O que é tráfego orgânico

Pois bem, todas as visitações que um canal digital tem são denominadas de tráfego. Dessa forma, essa ação nada mais é que as visitas atingidas de maneira espontânea, sem o uso de anúncios.

Assim, esse tipo de tráfego vem de mecanismos de buscas, por exemplo, Google e Bing. Mas, uma das principais diferenças do tráfego orgânico para o pago, é que a empresa gastará dinheiro uma vez para conseguir resultados por um longo tempo.

Um exemplo, quando você faz um artigo para um blog, levará tempo e dinheiro, porém, poderá gerar resultados hoje e daqui a um ano. Enquanto, um anúncio dura apenas o tempo que pagar por ele.

Tipos de tráfego

Primeiramente, o tráfego está dividido entre o pago e orgânico. Mas, esses termos utilizados ajudam a entender de forma mais específica como os usuários chegam nas páginas.

Além do tráfego orgânico, veja agora o significado dos outros nomes:

Pago

Atrai visitantes por colocar anúncios no Google ou sites que a sua audiência costuma acessar.

Direto

É quando uma pessoa acessa seu site de forma direta, sem vir de outro site. Dessa forma, não deixa de ser uma forma de tráfego orgânico, já que não vem de fontes pagas.

Social

São os acessos a partir de redes sociais, algo comum no caso de links compartilhados nesses canais, que direcionam tráfego para um site.

De referência

Quando alguém visita uma página a partir de qualquer site que não seja um mecanismo de busca. É isso que acontece com backlinks para um artigo do seu blog, por exemplo.

Vantagens de investir em tráfego orgânico

Atualmente, o tráfego orgânico se tornou o alvo principal de muitas empresas que resolvem investir em Marketing Digital para crescer. Desse modo, saiba o motivo que faz com que as empresas se interessem por esse serviço. Por isso, listamos os 5 benefícios que essa estratégia pode fazer em seu negócio:

Custo-benefício

Primeiramente, o tráfego orgânico contribui com a redução de custos da sua estratégia de marketing se comparado ao uso de anúncios. Então, a margem de lucro sobre as vendas é bem maior. Dessa maneira, o custo-benefício do tráfego orgânico é imbatível.

Escalabilidade

Vale lembrar que os investimentos em anúncios não são vitalícios, pois, quando não investir mais, seu tráfego vai diminuir. Além disso, o valor para atrair um grande público pode ser inviável. Com o tráfego orgânico, quanto mais visitas, menos seu custo.

Relevância

O Google exibe quando um resultado é anúncio pago. Desse modo, os usuários sabem que a página está tentando vender alguma coisa para eles, diminuindo, assim, a confiança. Com o resultado orgânico, sua empresa ganhará mais credibilidade logo de início .

Duração

Mais uma dica é que a duração dos resultados de uma estratégia orgânica não tem prazo de validade.

Construção de relacionamento

O tráfego pago tem sim o seu valor, mas, é indicado para quem deseja fazer uma venda rápida. Dessa forma, para construir relacionamentos, o tráfego orgânico é a melhor opção, pois, com ele, você terá a confiança dos usuários.

Legal, não é?

Como gerar tráfego orgânico

Se você está decidido em investir em tráfego orgânico, deverá saber as melhores estratégias para isso. Por isso, listamos as 3 mais eficientes, veja:

Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é um dos pilares do Marketing Digital. Assim, o tráfego orgânico não acontece sem algum tipo de conteúdo que interessa o público.

Por isso, para atrair visitas qualificadas sem precisar recorrer a fontes pagas, aprenda como o Marketing de Conteúdo funciona e como aplicá-lo.

SEO

O SEO é a otimização de mecanismos de busca. Isto é, tornar seu site mais fácil de ser encontrado pelo Google. Desse modo, O SEO, assim como o Marketing de Conteúdo, é uma técnica muito boa, todavia, que leva tempo e mudança em seu site.

Contudo, vale lembrar que, um site bem-visto pelo Google é um excelente candidato a gerar tráfego orgânico.

E-mail marketing

Em primeiro lugar, desenvolver um relacionamento com as pessoas que visitam seu conteúdo é a única forma de transformar as visitas em leads e, também, em clientes.

Dessa maneira, o e-mail marketing é um dos melhores canais para cativar o interesse do seu público-alvo com conteúdos interessantes. Assim, com a lista de e-mails, é mais fácil encaminhar vistas para seu conteúdo do que só usando as promoções em redes.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Sair da versão mobile