Publicado em Deixe um comentário

Storytelling: O que é e como fazer

Storytelling o que e dicas

Storytelling é, basicamente, “contar uma história de forma criativa”. Você aí, quer saber como contar as melhores histórias para aumentar o tráfego de seu blog ou o crescimento de sua marca?

Pois bem, antes de tudo, é necessário aprender o que é Storytelling. Pensando nisso, certamente você já deve ter ouvido falar sobre esse termo, agora, basta aperfeiçoar seus conhecimentos. Por isso, construímos um conteúdo que te ajudará muito, acompanhe nos próximos tópicos.

Storytelling: o que é

Storytelling é a arte de contar histórias de forma relevante, sendo que são usados recursos audiovisuais no processo, por exemplo, vídeos, áudios, imagens juntamente com textos. Se você usar esse recurso, certamente conseguirá promover o seu negócio.

Esse método é muito utilizado no marketing e na publicidade, já que a plataforma se destaca pela habilidade de criar uma relação entre sua marca e o consumidor, além disso, compartilha ideias e conhecimentos por meio da narrativa criada. Com isso, pode ser usada até mesmo em podcasts.

Ainda, o intuito dessa ferramenta é encantar e cativar uma audiência, assim, é importante saber qual é o seu público-alvo. Dessa maneira, você saberá como produzir o conteúdo, por exemplo, definir vocabulário adequado e personagens que representem a realidade de seus clientes.

Exemplos

Separamos alguns exemplos de storytelling para você se inspirar na hora de criar seus enredos, confira.

Always: Like a Girl

Você já deve ter ouvido falar sobre a campanha de 2014 #likeagirl da empresa Always. Nesse sentido, a história de suas peças e interações com o público eram baseadas na frase pejorativa: “você está fazendo isso como se fosse uma menina”.

Porém, em vez de usá-la em situações de fraqueza, reforçava cada uma de suas palavras em ocorrências que mostravam a força que as mulheres tinham. E, até hoje, essa campanha continua representando o sentimento de todas as mulheres.

Dove: Retratos da Beleza

A marca Dove usou uma tática muito boa de Storytelling, já que pediu que algumas pessoas se descrevessem para um determinado artista. Assim, esse desenhista passava para o papel cada detalhe minucioso relatado.

Depois, a empresa pediu para que os participantes descrevessem outras pessoas que estavam no grupo da dinâmica. E, logo após, compararam os dois desenhos. O resultado foi que as pessoas sempre viam mais negatividade em si do que em outras pessoas.

Dessa maneira, a Dove teve o objetivo de elevar a autoestima de seus consumidores e, consequentemente, o vídeo viralizou nas redes sociais.

 Principais elementos do Storytelling

Agora que viu exemplos de storytelling, confira seus principais elementos.

Embora não exista uma formula eficaz para a construção de histórias, existem quatro elementos que são essenciais e que sempre são usados em grandes campanhas, veja:

  1. Mensagem

Para entender melhor, vamos separar o termo em duas etapas:

  • Story: a transmissão da história e a mensagem;
  • Telling: a forma como apresenta a mensagem.

Dessa maneira, uma boa dica é construir uma mensagem forte, mas, caso ela seja fraca, é muito provável que não conseguirá salvar o seu conteúdo com técnicas para contá-la.

Portanto, pense em ideias que transformem a vida das pessoas, pois histórias que dão audiência existem milhares, porém, conteúdos que trazem impacto no público são poucos. Pense nisso.

  1. Ambiente

Todo enredo precisa de um local. Por isso, descreva todo o cenário para facilitar o entendimento do público e, também, para chamar atenção.

  1. Personagem

Personagem é aquele que participa de todas as fases e sofre transformações que ajudam bastante na transmissão da mensagem, por esse motivo, todo enredo deve conter um personagem ou mais.

  1. Conflito

O conflito é, basicamente, o desafio que surge para o personagem a fim de motivá-lo a percorrer toda a história. Ou seja, um conflito muito simples não desperta interesse, pois não cria uma certa identificação. Então, ele tem que  ser elaborado com mais atenção, para que desperte mais interesse nos espectadores e, assim, cative-os também.

Como fazer storytelling

Se chegou até aqui, é porque se interessou por essa rede. Por isso, veja como fazer para contar uma boa história.

  1. Escolha as partes mais importantes

Primeiro, é essencial que você escolha as partes mais importantes, pois detalhes em excesso podem gerar desinteresse nas pessoas. Assim, escolha as partes chaves, não é necessário contar tudo.

  1. Apenas um tema

Deve-se escolher um único tema, não fuja dele. Dessa forma, se sua história é sobre uma doença curada, do começo ao fim ela deverá ser sobre isso. Portanto, assuntos que não tem vínculo com o tema não devem fazer parte do enredo.

  1. Fale sobre seus erros

É sempre bom lembrar que as pessoas se conectam mais por meio dos fracassos do que dos sucessos. Ou seja, se você contar parte dos seus erros, isso, posteriormente, fará com que elas conectem com sua história e, além disso, torcerão por você.

Prontinho. Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *