Publicado em Deixe um comentário

Social Media: O que é e o que faz esse especialista?

social media o que é e o que faz esse especialista

As redes sociais vêm se tornando mais atrativas para quem trabalha com marketing digital ao longo do século XXI. Isso se dá por conta das inúmeras ferramentas disponibilizadas por essas para aumentar o alcance e o engajamento de empresas e marcas, além de dar maior visibilidade a elas.

Com isso, novas profissões começaram a surgir, a fim de suprir todas as dúvidas relacionadas ao marketing digital dentro das redes sociais. Dessa forma, uma dessas profissões é a do Social Media (também chamado como “Analista de Redes Sociais”).

Pensando nisso, vamos explicar mais sobre o que é um social media e o que ele faz.

O que é um Social Media

Um profissional de Social Media é um especialista de redes sociais. Melhor explicando, ele domina a linguagem de uma rede social e ajuda uma empresa ou uma personalidade a melhor se comunicar com os seus seguidores.

Quais são as funções de um Social Media?

Assim, um social media constrói toda a parte exterior da empresa dentro das redes sociais, buscando sempre um perfil atrativo e autêntico.

Por isso, separamos algumas funções do social media para que você entenda melhor qual é o papel dele em uma empresa ou uma marca.

1. Divulgação
Uma das principais funções desse profissional é divulgar os produtos e as novidades da empresa, fazendo da rede social um canal de informação para os clientes.

2. Venda
O Facebook e o Instagram possuem uma ferramenta que simula uma loja virtual, sendo assim, o social media pode trabalhar com essa função para tornar as vendas ainda mais acessíveis para os futuros clientes.

3. Gerar engajamento
Quando se cria um conteúdo de qualidade, é esperado que gere interação por parte dos seguidores. Por isso, o papel do social media é fazer o possível para gerar engajamento e interação através dos posts e dos stories.

4. Atendimento ao cliente
Às vezes, clientes podem utilizar as redes sociais como forma de fazer reclamações, pedidos ou tirar dúvidas. Dessa forma, é importante sempre manter a caixa de respostas limpa. Com isso em mente, é papel desse profissional atender o cliente com agilidade e eficiência.

5. Criar anúncios
O Facebook e o Instagram possuem a função de impulsionar publicações para chegar ao público-alvo da empresa. Por isso, o especialista social media deve ser aquele que impulsiona as publicações, fatiando o pedaço do bolo que contém exatamente o necessário para gerar mais engajamento e vendas.

Qual é o benefício de contratar um Social Media?

Se você tem uma marca ou é uma figura pública, o benefício será gerar ainda mais engajamento para o seu perfil, de maneira geral.

Eu posso me tornar um?
Sim, pode. Para isso, é necessário que você tenha um conhecimento avançado sobre redes sociais.Além disso, o ideal exige uma graduação em um curso na área de comunicação e informação, como Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Mas, para quem já encerrou os estudos, uma especialização na área do marketing já ajuda bastante.

Onde um Social Media trabalha?
Um social media pode trabalhar em vários locais, dentre eles, em uma empresa de marketing para prestar serviço terceirizado, ou em uma marca atuando diretamente na parte do marketing.

Agora que já vimos o que é um especialista dessa profissão e o que ele faz, veja o que é Social Media Marketing.

Social Media Marketing: O que é?

O Social Media Marketing, também conhecido como SMM, é basicamente, tudo relacionado ao marketing digital de uma empresa. Desde as construções de estratégias até a aplicação e o seu possível retorno nas redes sociais.

Assim, o Social Media Marketing deixa de ser apenas uma pessoa e pode virar, até mesmo, um setor dentro de uma empresa ou uma marca que aposte no marketing digital.

É comum, dentro desse setor, produzir conteúdo impulsionado, como exemplo. Para que você entenda, existe o conteúdo orgânico e o impulsionado.

O primeiro, consiste em uma divulgação gratuita, porém, limitada. O segundo, é quando se paga um valor para que a sua publicação chegue a mais pessoas, além de ter a possibilidade de ser direcionada ao seu público-alvo.

Simples, não é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *