
Você aí, certamente já desejou conquistar o primeiro lugar no Google, certo? Para muitos, esse objetivo é bastante complicado. Pensando em te ajudar, construímos esse artigo que fala sobre snippets, que são aquelas caixas destacadas que aparecem com uma resposta curta quando os usuários fazem alguma busca. Elas também são uma ótima opção para melhorar a visibilidade de sua página.
Quer aprender como alcançá-las? Então, continue a leitura.
O que são Snippets
Pois bem, snippets são caixas de respostas que aparecem após uma pesquisa no Google. Dessa forma, os snippets auxiliam a leitura do usuário, pois oferecem o resumo do artigo em breves frases organizadas.
Uma curiosidade é que essa forma de apresentação dos resultados ajuda os sites que estão em posições baixas, pois o Google leva em consideração se as respostas do artigo podem ser apresentadas de forma objetiva. Além disso, os snippets possuem algumas questões que você deverá analisar.
Primeiramente, o mesmo post poderá atingir vários snippets ao mesmo tempo. Mas, deverá conter os pontos exigidos pelo Google. Em segundo lugar, um link que foi para o snippet poderá perder o seu realce se ele não obter muitos CTR ou taxas de cliques. A última situação é que não são todas as buscas que vão apresentar a caixa de respostas. Por esse motivo, todo o processo dependerá de como o usuário digita a palavra-chave no campo de pesquisa.
Como funciona Featured Snippet
Os snippet funcionam da seguinte maneira: parágrafo, lista e tabela. Agora, vamos distingui-los:
Parágrafo
Os resumos da introdução são feitos em formato de parágrafos, que respondem de forma bem resumida à pergunta, contendo a palavra-chave. Desse modo, eles aparecem depois que são feitas a busca de cauda longa (long tail).
Um exemplo, quando digitar: “quantos episódios tem a série Friends?” aparecerá uma caixa com uma resposta resumida.
Listas
Nessa opção, os resultados são mostrados em formato de uma lista. Dessa forma, esse tipo de snippet é mais utilizado para “dicas” ou “como fazer”. Por exemplo, “como fazer um brigadeiro?” Assim, o Google mostrará o snippet em forma de lista com passo a passo enumerado.
Tabelas
As tabelas servem para comparar produtos ou preços etc. Desse modo, elas pouco aparecem nos resultados, mas, não deixam de ser bastante úteis para os usuários.
Exemplo: ao escrever a palavra-chave “qual é o melhor computador custo-benefício”, será oferecido uma caixa em formato de uma tabela contendo o nome de cada aparelho e preço.
Legal, não é?
Dicas de como conseguir Snippets no Google
Se chegou até aqui, é porque se interessou por esse assunto. Por isso, conheça, agora, algumas dicas de como conseguir snippets no Google.
Utilize o SEMrush para encontrar snippets da concorrência
O SEMrush é uma ferramenta voltada para recursos de dados analíticos. Além disso, a plataforma é muito utilizada para encontrar snippets.
Dessa maneira, basta fazer uma busca de domínio comum e selecionar a opção “Organic Research“. Logo depois, clique em “Featured Snippet” no canto superior da página. Prontinho!
Use o Google para encontrar oportunidades para rankear snippets
Uma dica bastante bacana para encontrar alternativas de snippets é pensar como o seu público-alvo. Um exemplo: “Quais são as perguntas que as pessoas estão procurando respostas?”.
Além desse método, poderá se colocar no lugar de quem está abrindo um negócio nesse momento e não sabe quais estratégias de marketing usar.
Todos nós sabemos que o mundo do marketing é bastante extenso e cheio de termos que muitos não entendem. Dessa forma, faça uma pergunta curta, como “o que é Call to Action?”
Assim, para essa pergunta, existe um snippet em forma de parágrafo. Poderá aparecer também uma série de passos e perguntas. Então, você poderá ver o snippet completo para cada questão. Esse é um método de encontrar concorrentes simples e, assim, também poderá se inspirar nos snippets deles e fazer seus conteúdos.
Encontre ideias de conteúdo no Answer the Public
A forma mais fácil de ativar featured snippets, é respondendo os termos: como, o quê, quando, onde, por que ou quem.
Ainda, você poderá descobrir que tipos de perguntas as pessoas fazem sobre determinados temas, por meio de uma ferramenta : “Answer the Public”. Assim, ao abri-la, você verá várias sugestões de perguntas relacionadas ao tema que você deseja.
Faça pesquisa de palavras-chave
Certamente você já deve estar fazendo isso. Porém, poderá otimizar suas palavras-chave para auxiliar a rankear snippets.
Para isso, existem várias ferramentas excelentes. Desse modo, a mais conhecida atualmente é a Serpstat, ela expõe as snippets em sua página de resultados, basta colocar uma palavra-chave e mover o cursor sobre cada resultado para ver se aparece snippets para eles.
Utilize um número ideal de palavras
Por fim, desenvolva uma sequência completa, para que o Google consiga utilizar o seu conteúdo em um snippet facilmente.
Dessa forma, organize suas listas, por meio de parágrafos e passos em seções. Além disso, não se esqueça de manter cada seção de conteúdo com no mínimo 50 palavras e, também, utilize subtítulos para dividir as seções.
Que tal colocar essas dicas em prática?
Conclusão
Enfim, snippets são caixas de respostas que aparecem após uma pesquisa no Google. Dessa forma, elas servem para auxiliar a leitura dos usuários, pois oferecem um breve resumo do artigo.
Então, se você possui um site, desenvolva um bom snippets, porque o Google concede visibilidade para websites que estão em posições baixas.
Gostou do conteúdo? Compartilhe.