Publicado em Deixe um comentário

SERP: O que é e Qual sua importância para o Marketing Digital

SERP o que é qual sua importância

A SERP é o resultado oferecido pelos buscadores quando um usuário digita uma palavra na caixa de pesquisa e aperta o “enter”. Resumidamente, é uma página que fornece as informações e links sobre o que foi pesquisado.  Você aí, quer saber como colocar o seu blog em primeiro lugar nas buscas do Google? Então, continue a leitura, nós desenvolvemos um artigo recheado de informações sobre. 

O que é SERP e significado

A sigla SERP vem de Search Engine Results Page, que significa “página de resultados do mecanismo de pesquisa”. Dessa maneira, o seu intuito é auxiliar os usuários a encontrarem o que estão procurando. 

Assim, ao digitar uma palavra-chave no campo de pesquisa, o usuário visualiza uma página recheada de resultados sobre o termo escolhido. Desse modo, o algoritmo do Google seleciona quais sites vão aparecer nas primeiras páginas da SERP. 

Vale lembrar que, para conseguir tráfego orgânico, você precisará de otimização em seu blog de acordo com SEO, para que consiga se destacar dos inúmeros concorrentes.    

Importância do SERP para SEO

A SERP e seus recursos são muito importantes para desenvolver as melhores estratégias de SEO e, assim, conseguir ficar nas primeiras posições do Google. Desse modo, você aumenta o seu tráfego orgânico e, também, atrai mais leads. Porém, para que consiga sucesso em sua estratégia é necessário trabalhar esses pontos:

  1. Otimização do conteúdo (ótimo texto, fluidez, palavras de transição, imagens, etc);
  2. Otimização das URLs;
  3. Meta tags e meta descriptions;
  4. Estratégia de palavras-chave apropriada;
  5. Estratégia de link building;
  6. Design responsivo;
  7. Otimização técnica do site (velocidade de carregamento).

Mais uma dica…

Todas as ações realizadas na SERP é pensado para aprimorar a experiência do usuário. Então, se o seu website não oferece um bom conteúdo, ele não conseguirá ser rankeado para os primeiros resultados.  

SERP: ferramentas

A SERP possui várias ferramentas para auxiliar os usuários. Por isso, listamos as principais, veja a seguir: 

Anúncios do Google Ads

Se você deseja que sua empresa fique em destaque rapidamente, você poderá pagar para que seu link seja anunciado na SERP de determinada palavra-chave utilizando o Google Ads

Imagens do termo de busca pesquisado

As imagens oferecidas em destaque fazem parte da pesquisa especializada do Google imagens. Desse modo, ele concentra todos os recursos visuais ligados à palavra-chave. 

Snippet de descrição (resultado de busca orgânica)

Essa ferramenta é muito importante para a sua estratégia, pois ela é ideal para trazer respostas para pesquisas sobre como fazer alguma atividade. 

Box de notícias

O box de notícias tem uma leve semelhança com as imagens apresentadas em destaque. Dessa maneira, o Google apresenta uma pesquisa diferenciada para notícias mais recentes sobre os temas em específico. 

Resultados de Shopping

São respostas apresentadas em pesquisas relacionadas ou não ao momento do “eu quero comprar uma geladeira”. Assim, além da foto, disponibilizam os valores, um título e o nome da loja que está fornecendo o produto. 

Cards e painéis de conhecimento

Os cards são ferramentas que oferecem imagens e conteúdos da palavra-chave buscada. Dessa forma, elas podem ser feitas de forma colaborativa, como no site do Wikipedia ou outras fontes. 

Pesquisas relacionadas

A princípio, são perguntas relacionadas ao termo digitado pelo usuário no buscador, que auxiliam a procura de suas respostas. Sendo assim, elas escolhem termos similares, palavra-chave e outros. 

Como conquistar features da SERP

Não pense que só o SEO que te colocará nas primeiras posições do Google, você poderá fazer algumas ações para conquistar as features (funcionalidade do sistema que entrega um benefício), veja: 

Esteja nas primeiras posições da SERP

Pois bem, os primeiros links da SERP são regulares, assim, eles podem mudar de posição, mas, dificilmente de página. Dessa maneira, essa regularidade é valorizada, porque conquista mais consultas orgânicas e, também, faz com o que o conteúdo seja colocado como importante. 

Fique de olho nas ações da concorrência

Os concorrentes de seu negócio devem estar sempre em suas pesquisas. Visto que eles serão detentores das snippets e, assim, será necessário disputá-las com conteúdos e formatos diferenciados. 

Fique atento a escaneabilidade do conteúdo

Mais uma dica, os conteúdos que oferecem conceitos devem focar sua apresentação no início do texto e, preferivelmente, com a palavra-chave em um intertítulo. Desse modo, para snippets de conhecimento, isso é importantíssimo. 

SERP e o Marketing Digital

É válido saber a utilidade do SERP, porque ele está diretamente relacionado com o crescimento de sua empresa na web. 

Não pense que essa ação não funcionará com sua instituição, pois funciona com todas. Dessa forma, poderá aumentar a visibilidade e a autoridade de seu negócio. Além disso, fortalece a imagem da marca. Por isso, a SERP é tão importante para o marketing digital.

Contudo, só conhecendo os critérios que os mecanismos de buscas escolhem para ranquear o conteúdo. Ou seja, saber quais estratégias utilizar para otimizar o seu site para aparecer no topo de uma Google SERP e, por fim, gerar crescimento para o seu negócio. 

Que tal colocar essas dicas em prática?

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *