Sozzeal

SEO: O que é, Significado e Como funciona Estratégias SEO

SEO o que é como funciona

Se você tem um website, certamente sonha em ficar no topo das pesquisas do Google, certo? Esse processo pode ser um pouco trabalhoso, mas, não desanime, com a ajuda de estratégias SEO, rapidamente você conseguirá atingir esse objetivo.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse método? Então, continue a leitura.  

O que é SEO

Pois bem, SEO, Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca), é um grupo de estratégias de otimização de sites e blogs que tem o intuito de reorganizar seus conteúdos. Com isso, os robôs dos motores de busca visam colocar o seu website em um melhor posicionamento nos resultados de pesquisas.   

Dessa forma, a vantagem do SEO é aperfeiçoar o posicionamento nos resultados orgânicos de pesquisa, para que seu site ou blog receba mais tráfego orgânico por meio de pesquisas feitas em motores de buscas. Consequentemente, você desenvolverá mais leads, mais clientes etc. 

Resumindo, o principal foco do SEO é constituir mais tráfego orgânico para o seu website. Desse modo, quando escolhemos utilizar essa estratégia, trabalhamos com usabilidade, navegabilidade, relevância, arquitetura e hierarquia de conteúdo. Além disso, existem várias razões que determinam o sucesso de um método de SEO, e é sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo. Venha conosco!  

SEO: significado

SEO significa: “o processo de afetar a visibilidade de um site ou uma página nos resultados não pagos dos motores de busca”.

Dessa maneira, para as equipes de marketing das empresas, SEO é o processo de otimização de um site e conteúdos, a fim de que os motores de busca tenham preferência por suas páginas, inserindo-as no topo dos resultados para as buscas de uma palavra-chave escolhida pelos usuários.   

Vantagens de estratégias SEO

Atualmente, existem inúmeras vantagens na utilização de estratégias de SEO. Por isso, vamos te apresentar as principais. Confira a seguir: 

Pode Aumentar seu Tráfego

Se o seu site possui muitos conteúdos relevantes, o Google poderá o indicar para os usuários que estejam à procura de conteúdos semelhantes. Portanto, lembre-se sempre de investir em SEO, pois seu site ganhará mais tráfego. 

Geração de leads

Grande parte dos visitantes do seu site vem do SERP, correto? Então, lembre-se que um bom posicionamento nessas plataformas poderá cativar mais leads em potencial. Dessa maneira, os leads confiam nas indicações do google e entram em sua página, sendo que na maioria das vezes realizam algum cadastro. 

Portanto, se você investir muito em SEO, a qualificação do tráfego em seu website será maior.  

Pode aumentar suas vendas

Depois de realizar todos os processos indicados, aos poucos as vendas começarão a demonstrar progresso. Assim, todo o tempo dedicado nessa ação vai retornar em forma de lucro. 

Como definir palavras-chave

Agora, vamos te mostrar como definir palavras-chave. Confira o passo a passo a seguir:

Inicie mapeando os assuntos e os competidores

Aqui, você deverá fazer um levantamento sobre os pontos que deseja abordar. Dessa forma, para mapear os seus concorrentes, é essencial utilizar a intenção de busca do usuário.   

Assim, para facilitar o mapeamento dos assuntos e dos competidores,  analise os seguintes pontos:

  1. Observe dados sobre a audiência;
  2. Identifique os pontos fortes para seguir rumos semelhantes;  
  3. Por fim, aponta pontos fracos para explorar o mercado. 

Pesquise as palavras que já geram tráfego para seu site

Para descobrir quais são as palavras que já geram tráfego para seu site, existe uma ferramenta excelente, o Google Analytics. Nesse sentido, com ele, é possível descobrir quais são as palavras que geram mais conversões para sua página. E, por meio delas, novas ideias de conteúdos podem surgir.  

 Pesquise novas ideias de palavras para SEO

Lembre-se que uma única palavra-chave não trará  resultados. Por esse motivo, é essencial sempre criar novas estratégias e não se acomodar. 

Uma dica de ferramenta para te auxiliar nesse processo é a Ubersuggest, ela é totalmente gratuita e deixa seus conteúdos cheios de novas palavras-chave. 

Encontre palavras-chave de cauda longa

As palavras-chave de cauda longa não são muito utilizadas, por isso, elas são uma ótima ideia para evitar concorrência.  

Documente tudo e priorize a produção

Desenvolva um calendário editorial após o levantamento de palavras-chave, para que você consiga saber quais são os conteúdos que serão criados e, também, lembre-se de estabelecer datas. 

Monitore o posicionamento e os resultados

Depois de dedicar grande parte de seu tempo em técnicas de SEO, é essencial que você separe um tempo para monitorar sua performance. Vale lembrar que, monitorar não é somente corrigir erros, mas também, saber entender que sempre poderá melhorar. 

SEO On page x SEO off page

Para melhorar o posicionamento de sua página, existem algumas estratégias de SEO. Neste artigo, vamos te apresentar duas: on page e off page. Confira a seguir o conceito de cada uma e suas diferenças: 

SEO on-page

SEO on-page são todas as estratégias realizadas na página da empresa. Desse modo, são todos os itens que têm ligação com a otimização de conteúdo do site, por exemplo, um título otimizado que tenha palavras-chave. 

Veja outras questões importantes: 

Títulos e subtítulos

Os títulos e subtítulos precisam estar legíveis, conter palavras-chave principais. Além disso, o título deve estar formatado como header 1, os subtítulos principais como header 2 e assim por diante, para que os robôs dos sites de busca percebam como o conteúdo está bem organizado.

Meta descrição

A meta descrição é um resumo de todo o conteúdo da página. Assim, cada página deve ter sua meta descrição. Dessa forma, lembre-se que ela deverá ter até 160 caracteres. 

URLs amigáveis

As URLs são criadas automaticamente pelo site, mas, você poderá alterá-las se desejar. Vale lembrar que, uma URL cheia de números e símbolos não é tão interessante se compararmos com as que contêm o assunto que é oferecido na página, entende?  

SEO off-page

O SEO off-page são os direcionamentos dos links para a sua página que são colocados em outros sites da internet. Desse modo, essa é uma estratégia bastante importante, pois, por meio dela, várias pessoas passam a conhecer sua página e seu posicionamento nos buscadores aumenta. 

Assim, elas devem estar relacionadas, ou seja, uma complementando a outra, para que o tráfego da página cresça. Conheça algumas estratégias off-page que auxiliam no ganho de links para seu website: 

Parcerias

É essencial fazer parcerias com vários sites e blogs para que eles linkem sua página. 

Comentários

Os comentários funcionam da seguinte maneira: faça comentários em posts de outros blogs, porém, lembre-se que devem ser comentários relevantes e que demonstre que você tem autoridade no nicho. 

Rede sociais

Por fim, não se esqueça de compartilhar links para a sua página nas redes sociais, por exemplo, Facebook e Instagram são ótimas redes que podem gerar redirecionamento para o site de sua marca a partir de um CTA.   

SEO técnico: O que é e Como funciona

Ainda princípio, SEO técnico é o conjunto de otimizações relacionadas à estrutura de um site. Seu intuito é que as páginas fiquem mais rápidas, compreensíveis, rastreáveis e indexáveis, para que a estratégia de SEO funcione. Dessa maneira, o SEO técnico pertence ao SEO on page, que representa as otimizações que estão sob seu controle dentro de suas páginas. 

O SEO técnico lida com o que está por trás das páginas, como códigos e arquitetura do site. Desse modo, são esses itens que você precisará para que o Google consiga encontrar seus links no ranking. 

A principal funcionalidade do SEO técnico é garantir que os seus links sejam encontrados e indexados no diretório do Google. Além disso, o SEO técnico poderá auxiliar o Google a entender melhor as suas páginas, por meio do buscador que localiza informações importantes do seu site. 

Dessa forma, o Google consegue indexar as páginas para as palavras- chaves corretas. Além disso, a intenção do buscador é oferecer bons resultados para o que o usuário está buscando e, assim, as páginas que ganham destaques são aquelas que oferecem um ótimo conteúdo.   

 Interessante, não é?

SEO Google: Como funciona

Atualmente, o Google oferece algumas funções para auxiliar o SEO. Confira a seguir:

Snippets

Snippets são os resultados de busca orgânica que vem destacado acima do primeiro resultado de buscas orgânicas do Google. Assim, por estar localizado acima da posição número um, os snippets são mais conhecidos como “posição zero”, nas buscas do Google. 

Resumidamente, o Google realça uma resposta em um box localizado acima das posições normais de busca, isso é o snippet. 

Rankings na Web

Pois bem, os rankings são formas de avaliar a importância de um determinado site. Funciona por meio de um cruzamento de critérios, sendo que os mecanismos de busca ranqueiam uma página e mostram para o usuário onde ela será melhor empregada. Veja quais são as principais: 

PageRank

PageRank é a métrica usada pelo Google para avaliar a importância que um site tem para a internet. Foi desenvolvido por Larry Page, na Universidade de Stanford, em 1995. 

TrustRank

O TrustRank avalia se o seu site é legítimo ou não. Dessa maneira, caso seu site seja bem desenvolvido, o Google confiará em você e, assim, te dará mais prioridade nos rankings. 

Rastreamento

O Google Bots oferece um serviço muito excelente de rastreamento, ele disponibiliza robôs que procuram novas páginas.

Indexação

Após a descoberta de uma página pelo Google, é feita a identificação de seu conteúdo, isso se chama indexação. Dessa maneira, o Google analisa a página, cataloga arquivos e procura identificar sobre o que ela trata.  

Exibição de resultados

Depois de rastrear e indexar o conteúdo, o Google exibirá os resultados para as pessoas que fazem pesquisas no buscador. Desse modo, o Google leva em consideração alguns fatores, como localização, idioma, e aparelho utilizado.   

Fatores de ranqueamento

O Google guarda o seu algoritmo de busca. Dessa forma, mais de 200 fatores não são divulgados, mas, graças ao Backlinko, é  possível reunir o máximo de fatores em uma lista. 

Assim, esses inúmeros fatores podem ser divididos em duas categorias de SEO que já citamos nos parágrafos anteriores: SEO on-page e SEO off-page. Eles têm diferenças, porém, não opcionais, então, você precisará otimizar os dois para conseguir destaque com o SEO. 

Qualidade de conteúdo

No decorrer de todo o artigo, citamos que o Google está sempre de olho nos conteúdos que estão presentes na internet e descarta aqueles que não tem nada a oferecer. Por esse motivo, lembre-se um conteúdo de qualidade deve: 

  1. Resolver o problema do usuário;
  2. Ser relevante; 
  3. Ter ritmo e linguagem adequada; 
  4. Oferecer links de referência;
  5. Ter consistência.

Tamanho do conteúdo

Nesse ponto, não existem muitas regras, o que vale é ter bom senso. Desse modo, o seu texto necessita apenas resolver o problema do leitor, não existe um tamanho ideal para os seus posts. Podemos considerar que a partir de 300 palavras você está no caminho correto. 

Como aplicar estratégias SEO

Que tal sairmos um pouco da teoria? Agora, vamos te mostrar como aplicar as estratégias SEO. Confira o passo a passo: 

Organize

O primeiro passo é saber qual a saúde de seu site para, depois, começar a investir em melhorias. Então, para iniciar, siga um checklist com todos os pontos abordados nesse artigo: 

  1. URL amigável; 
  2. Pesquisa de palavra-chave;
  3. Título da página;
  4. Linkagem entre páginas; 
  5. Conteúdos relevantes. 

Cadastre seu site no Google Search Console, Bing Webmasters e Google Meu Negócio

É essencial fazer o cadastro nessas ferramentas, pois te auxiliará na obtenção de relatórios completos de análise de SEO com as melhorias que necessitam ser feitas. Portanto, use o Google Search Console, o Bing Webmasters e o Google Meu Negócio.

Mapeie personas e jornadas

Pois bem, a análise das personas e suas jornadas é uma opção para conhecer dados fundamentais. Por exemplo, localização geográfica, interesses, gênero, idade etc. Esse é o passo principal para encontrar as palavras-chave. 

Otimize o que já tem e desenvolva  para o que não tem

Lembre-se de sempre otimizar os seus conteúdos, para que eles não fiquem desatualizados. Dessa maneira, a criação de novos conteúdos deve fazer parte de sua rotina. Assim, você conseguirá mais clientes para sua página. 

Faça a pesquisa de palavras baseada nas personas e em suas jornadas

Por último, sempre tenha em mãos as informações detalhadas sobre suas personas, pois são essenciais para encontrar as palavras-chave adequadas para a sua estratégia. Desse modo, assim que descobrir o que as pessoas estão procurando, você poderá realizar novos conteúdos que façam parte das necessidades deles. 

 Fácil, não é?  

Conclusão

Então, SEO é a união de estratégias de otimização de sites e blogs que tem o objetivo de reorganizar os seus conteúdos. Assim, essa ação ajuda os motores de busca colocar o seu site em um melhor posicionamento nos resultados de pesquisas.

Enfim, é essencial utilizar estratégias de SEO para o crescimento de seu blog, pois, com ele, você consegue aperfeiçoar o posicionamento e, também, aumentar o tráfego.

Gostou do conteúdo? Compartilhe. 

Sair da versão mobile