Publicado em Deixe um comentário

Público-Alvo: O que é, Como Definir e Exemplos reais

publico alvo o que é e como definir

Como definir o público-alvo do meu Instagram?

O marketing digital no Instagram ganha cada vez mais força. Em contrapartida, torna-se cada vez mais difícil ganhar visibilidade.

Em outras palavras, em uma rede social tão famosa e importante como o Instagram, mais que ter um perfil atrativo, é importante saber direcionar o seu conteúdo.

Por isso, vamos ensinar o que é e como definir o público-alvo da sua conta do Instagram.

Público Alvo: O que é?

Público-alvo é uma parcela de pessoas que possuem as características específicas para consumir o seu produto. Isto é, é para quem você deve direcionar o marketing do seu produto, pois, dessa forma, terá mais chance de vendê-lo.

Dando um exemplo rápido: se você vende vestidos, o seu público-alvo seria feminino, de maneira geral. Assim, é nesse grupo que seria mais fácil encontrar alguém que compre vestidos.

Além disso, é importante lembrar que, quanto mais definido e mais segmentado for, melhor será para a sua empresa.

Pense por esse lado: se você especificar o seu público-alvo, saberá exatamente com quem está falando. Portanto, será possível criar estratégias de marketing muito mais completas que atingirá o seu consumidor, melhorando o relacionamento empresa-comprador.

Como definir

Para definir o seu público-alvo, é necessário, primeiro, entender a importância de tê-lo.

Através dele, você vai conseguir escolher um conteúdo de qualidade para o seu perfil se tornar mais atrativo, melhorar a identidade e a linguagem da sua empresa e, por cima, gerar ainda mais engajamento e lucro.

Para defini-lo, você precisa segmentar ao máximo, por isso, trace um plano com as seguintes informações:

  1. Faixa etária
  2. Sexo
  3. Classe social
  4. Localização
  5. Hábitos de consumo

É importante tirar um tempo para definir seu público-alvo; afinal, precisará de muita pesquisa para que seja o ideal para a sua empresa.

Além do mais, vale ressaltar que também que a empresa deve se colocar no lugar do cliente. Isto é, a empresa deve refletir sobre a confiança e credibilidade que passa, sobre o conteúdo produzido e o produto ofertado, pensar em qual seria o benefício de se tornar consumidor daquela loja.

Essa análise própria faz a empresa melhorar ainda mais, porque sai da visão de vendedor para a visão de quem, de fato, consumirá o produto.

Público-Alvo Exemplo

Para entender um pouquinho mais sobre o que é público-alvo, vamos dar alguns exemplos.

Exemplo 1:

Se a sua empresa fosse sobre rede de internet, o ideal seria homens, jovens (18 – 40 anos), com médio/alto poder de aquisição, classe social média ou alta, ensino básico completo com interesse em tecnologia.

Exemplo 2:

Se a sua empresa fosse sobre tênis esportivos de marca, o ideal seria homens e mulheres, de 20 a 40 anos, com médio/alto poder de aquisição, classe social média ou alta, ensino básico completo com interesse em esportes.

Exemplo 3:

Se você possui uma loja de lingerie, o ideal é segmentar o público feminino a partir de 20 anos para pessoas que são casadas ou namoram, assim, a taxa de conversão seria mais alta.

Lembrando que também é necessário avaliar a localização da sua loja, complementando de acordo com a sua cidade e o seu estado.

Público-Alvo no Instagram

O público-alvo no Instagram é de extrema importância para a direção dos seus negócios e da sua conta na rede social. Isto é, a empresa deve direcionar a estética e o atendimento para quem consome os seus produtos, por isso é tão importante defini-lo.

Além disso, ao impulsionar uma publicação, o Instagram pede que você direcione o seu post para o seu público-alvo, te dando a opção de escolher a idade, sexo etc.

Veja algumas dicas que farão você encontrar e definir o seu público-alvo no Instagram:

  1. Monte uma persona para a sua empresa

Quando o cliente se identifica com a empresa, as chances dessa pessoa consumir aquele produto são muito maiores. Por esse motivo, crie uma persona baseada no seu público-alvo.

  1. Estude seu público-alvo

Para montar essa persona, é necessário saber com o que se parece o público-alvo da sua empresa. Por isso, estude seus seguidores e compradores, veja as hashtags usadas, os posts, os stories e as páginas que seguem, por exemplo.

  1. Analise as informações da sua conta

O próprio Instagram disponibiliza informações necessárias para medir e aumentar o engajamento do seu perfil. Um exemplo disso, é a porcentagem calculada em cima dos seus seguidores sobre a localização e a idade predominante no seu perfil.

  1. Estude os seus concorrentes

Não custa nada dar uma espiadinha de vez em quando, não é? Estude os seus concorrentes e veja o que estão postando. Mas cuidado, plagiar é diferente de se inspirar, viu?

Simples, não é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *