Publicado em Deixe um comentário

Pop-Up: Aprenda O Que é, O Que Significa e Como Desativar

Pop-up o que é

Sabe quando você está em uma página e, automaticamente, uma janela abre sozinha em seu navegador? Essas janelas são conhecidas como Pop-Up, que podem ser utilizadas de mais de uma forma, por exemplo, anúncios, download de e-book, newsletter de conteúdo etc. 

Quer saber um pouco mais sobre pop-up? Então, continue a leitura. 

O que é Pop-up

Pois bem, Pop-up é uma janela que abre automaticamente em seu navegador, através de uma ação do usuário.  Antigamente, elas eram vistas de forma negativa, pois muitos associavam a vírus ou spam.

Sendo assim, até hoje existem os pop-up maliciosos, que levam os usuários a abrir várias abas em sequência atrapalhando a experiência dos mesmos. Contudo, pop-ups possuem diversas funções, como anúncios, newsletters e download de e-book.

O que Pop-up significa

Os pop-ups são estratégias voltadas exclusivamente para a transmissão de propaganda. Dessa forma, “ads” é a abreviatura da palavra inglesa advertising, que significa “publicidade”.

O criador do pop-up foi o norte-americano Ethan Zuckerman, blogueiro e desenvolvedor do Global Voices Online, que compõe uma grande rede online de comunicadores e blogueiros. 

Assim, no finalzinho dos anos 1990, Zuckerman criou um código para distribuir anúncios e publicidades em várias janelas da rede, para solucionar as reclamações de banners que ficam deslocados nas páginas. E, desde então, nunca paramos de utilizá-los. 

Interessante, não é? 

Tipos de Pop-up

Agora que você sabe muito sobre o assunto, vamos te apresentar os tipos mais comuns de pop-ups da rede. Acompanhe:

Pop-up ativada por clique

O pop-up por clique funciona quando um usuário clica em uma área da página. Dessa forma, ela não é muito usada, pois, em muitos dos casos, o usuário tem outro objetivo ao clicar no botão do mouse. 

Pop-up ativada por scroll

O pop-up por scroll acontece quando a barra de rolagem do navegador chega ao local escolhido. Assim, ela aparece na frente da tela.

Pop-up ativada na saída

Agora, pop-up ativada na saída, como o próprio nome diz, acontece quando o usuário clica na opção “sair da página”.

Pop-up ativada por tempo

Por último, esse pop-up surge depois de um tempo de permanência na página. Por exemplo, em 40 segundos de leitura, ele aparece. 

Como desativar Pop-ups

Agora, vamos te mostrar como desativar Pop-ups nos seguintes browsers: 

Mozilla

Para desativar pop-ups no Mozilla, faça o seguinte:

  1. Primeiramente, abra o Mozilla Firefox
  2. Selecione o botão chamado “ferramentas”;
  3. Depois, na barra de pesquisas, digite “pop-up”; 
  4. Clique na opção “bloquear janelas pop-up”;
  5. Por último, confirme a ação. 

Explorer

Para desativar pop-ups no Explorer, siga estes passos: 

  1. Primeiramente, abra o Internet Explorer
  2. Selecione o botão “ferramentas”; 
  3. Depois, “configurações” e, depois, “configurações da conta”; 
  4. Na barra de pesquisas, digite “pop-up”;
  5. Clique em “privacidade”; 
  6. Localize “bloqueador de pop-ups” e ative essa opção; 
  7. E, então, clique em “ok” para confirmar a ação.

Chrome

Por fim, a desativação do Chrome é bem simples, veja: 

  1. Primeiramente, abra o Google Chrome
  2. Depois, selecione os três pontinhos, que ficam no canto superior direito do navegador; 
  3. Clique em “configurações”; 
  4. Agora, na barra de pesquisas, digite “configurações do site” e, depois, clique sobre ele; 
  5. Selecione a opção “pop-ups e redirecionamentos”; 
  6. Para finalizar a ação, selecione a opção “ativada”. 

Simples, não é? 

Como usar Pop-up no Marketing Digital

As pop-ups podem ser utilizadas de várias formas. Dessa forma, ela pode ajudar a sua página no momento de conversão. A seguir, vamos te apresentar algumas maneiras de usá-las em sua estratégia de marketing digital. Acompanhe: 

1. Enviar notificações de publicações novas em suas plataformas

Muitos não sabem, mas essa é uma opção ativada diretamente no navegador. Desse modo, ela abre uma pequena caixa com uma sugestão para mostrar todas as notificações nas plataformas. 

Assim, o usuário poderá permitir ou retirá-la. 

2. Assinar a newsletter em seu blog

Umas das maneiras mais utilizadas para conseguir o e-mail de contato dos usuários é feito por meio da newsletter. Dessa forma, junto a ela, existem as barras de preenchimento, que fica a critério do usuário continuar a leitura ou confirmar sua inscrição. 

3. Promover conteúdos exclusivos

O marketing de conteúdo foi desenvolvido com o intuito de atrair, converter e transformar visitantes em clientes. Por esse motivo, são desenvolvidos vários tipos de conteúdos para cativar os leitores, como webinars, e-books, pesquisas, infográficos etc. 

Assim, esses métodos de comunicação são essenciais para as estratégias, pois você pode utilizar o pop-ups para abordar o visitante no momento da leitura e sugerir um maior aprofundamento no assunto em questão. 

4. Fazer ofertas de produtos e serviços

Mais uma forma interessante de estratégia de pop-up é fazer ofertas de produtos e serviços. Por exemplo, quando um cliente está quase finalizando a compra, uma nova janela se abre com a seguinte informação: “compre mais uma peça pela metade do preço”. 

Então, utilize a criatividade para ganhar mais clientes para o seu negócio. 

Interessante, não é? 

4 ferramentas para criar pop-ups

Atualmente, existem várias ferramentas de criação de pop-ups. Por esse motivo, vamos te apresentar as quatro mais eficientes. Acompanhe: 

1. OptinMonster

A OptinMonster é uma ferramenta muito fácil de usar. Dessa forma, seu sistema é otimizado por um sistema de “arrasta e solta” intuitivo.

2. Sumo List Builder

Sumo List Builder é uma ferramenta bastante famosa e, também, funciona de forma bem simples. Além disso, os usuários podem utilizá-la em seu celular para facilitar ainda mais. 

3. PopUp Ally

O PopUp Ally é um plugin desenvolvido para o WordPress. Dessa forma, ele é ligado à plataforma, para facilitar a utilização. Assim, ele permite o desenvolvimento de vários tipos de pop-ups, por exemplo, em círculos, transparentes etc. 

4. IceGram

O IceGram é mais um plugin para o WordPress, possui funções muito semelhantes à plataforma citada no parágrafo anterior. Desse modo, a diferença é que ela foca mais nos layouts mais aperfeiçoados para todos os gostos. 

Útil, não é? 

Conclusão

Enfim, pop-up é uma janela que abre automaticamente em seu navegador, por meio de ações dos visitantes. Dessa forma, elas são mais utilizadas para publicidade. 

Para muitos usuários os pop-ups atrapalham sua experiência nas páginas. Porém, não deixe de utilizá-las por conta dessa visão, pois elas podem te ajudar no marketing digital, na promoção de novos conteúdos exclusivos, newsletter, ofertas de serviços e muito mais. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.