Publicado em Deixe um comentário

Como escolher palavras-chave para alcançar mais visibilidade

palavras-chave para alcançar visibilidade

No desenvolvimento de conteúdos para sites, escolher palavras-chave corretas é muito importante. Isso porque ajudam as pessoas a encontrarem o seu site nas buscas do Google. Pensando nisso, construímos um artigo completo sobre palavras-chave, acompanhe a seguir.  

O que é palavra-chave

Pois bem, a definição de palavras-chave, no dicionário Priberam, é a seguinte: “termo que sintetiza as ideias ou temas centrais de um texto.” E, também, “palavra que identifica determinado elemento ou seu conteúdo.”

Dessa forma, por meio das palavras-chave, você consegue encontrar um texto no Google. Assim, ao procurar por um assunto na rede, os usuários usam algumas palavras que denominam serem principais, correto? 

Mesmo não montando a frase completa, com as palavras escolhidas, é possível encontrar um artigo somente com poucas palavras que digitou. Então, essas são as palavras-chave. 

 SEO palavras-chave: Para que serve

A princípio, o seu artigo só é encontrado por meio das palavras-chave. Isso porque influenciará no mecanismo de busca do Google, também conhecido como SERP (Search Engine Results Pages). Então, se o seu texto não possuir as corretas, ele continuará desconhecido pelos usuários. 

Agora, se você deseja deixar seu website mais visível e aumentar o número de tráfego orgânico, desenvolva estratégias para escolher as palavras-chave para beneficiar os seus textos. 

Vale lembrar que, o Google seleciona os textos que são mais relevantes para os usuários. Desse modo, ele determina se o conteúdo realmente merece ser rankeado para as primeiras posições.

Além disso, as palavras-chave são responsáveis por auxiliar as pessoas a resolverem vários problemas, como desativar uma rede social ou, até mesmo, fazer uma receita de um bolo. Dessa maneira, grande parte dos usuários que pesquisam por um assunto na internet querem saber a resposta de algo. 

Então, recomendamos que você utilize as palavras-chave, pois elas são ótimas ferramentas para aumentar o número de visualizações em seu site. 

Como escolher palavras-chave para SEO

Para te ajudar neste processo de escolha, desenvolvemos um passo a passo de como escolher palavras-chave para SEO, veja: 

Faça uma lista de tópicos importantes baseando-se no que você conhece sobre seu negócio

Para dar início nesse processo, escolha temas que você gostaria de ganhar uma boa classificação. Assim, quanto mais áreas de assuntos você tiver, melhor será, pois elas te ajudarão a encontrar palavras-chave para o seu texto. 

Uma dica é se colocar no lugar dos leitores. Dessa forma, responda a pergunta: para que tipos de tópicos procurados por seu público-alvo, você gostaria que sua empresa fosse encontrada? A partir daí, você encontrará áreas gerais para começar a sua estratégia.  

Preencha as áreas de assuntos com palavras-chave

Agora que você já escolheu algumas áreas de assuntos, o próximo passo é identificar algumas palavras-chave que combinem nessas áreas. Depois, utilize frases de palavras-chave, pois são importantes para a página de resultados de mecanismos de pesquisa SERPs. 

Por exemplo, se você escolher falar sobre marketing digital, aconselhamos a fazer um brainstorm de algumas frases de palavras-chave que as pessoas provavelmente digitariam relacionadas a esse tema. Veja quais seriam: 

  1. Quais são as ferramentas do marketing digital?
  2. Como usar o marketing digital?
  3. O que é marketing digital e para que serve?

Interessante, não é?

Pesquisa relacionada a termos de pesquisa

Essa é uma etapa que você deverá utilizar bastante sua criatividade. Agora, se você não estiver inspirado para imaginar palavras-chave, basta acessar o Google e analisar os termos de pesquisa relacionados que aparecem quando você digita uma palavra-chave. 

Desse modo, quando digitar a frase e clicar em “enter”, aparecerá algumas opções para pesquisa relacionadas a sua entrada original. Assim, essas palavras-chave podem originar ideias para outras que são essenciais nesse processo. 

Veja se existe combinação de termos principais e palavras-chave compridas

Os termos principais são frases mais curtas, elas possuem apenas de uma a três palavras. Já as palavras-chave compridas, são frases mais extensas que contém mais de três palavras. 

Desse modo, não deixe de conferir se você tem uma combinação de termos principais e palavras-chaves compridas, pois dará a você uma estratégia que vai equilibrar metas em longo prazo com ganhos em um curto período de tempo.

Legal, não é? 

Observe a classificação dos concorrentes nas palavras-chave escolhidas

É válido observar quais são as palavras-chave que seus concorrentes estão querendo ganhar uma boa qualificação. Dessa maneira, se seu concorrente conseguir ser classificado com certas palavras que também estão presentes em sua lista, trabalhe muito para melhorar sua classificação nelas. 

Mas, não se esqueça daquelas palavras-chave que seu concorrente não acha importante, pois ela pode ser uma ótima oportunidade para você se destacar no mercado. 

Utilize o planejador de palavras-chave do Google AdWords para reduzir sua lista de palavras-chave

Agora, você deverá diminuir a sua lista com dados quantitativos. Para isso, existem muitas ferramentas à sua disposição. Desse modo, a mais utilizada no momento é o planejador de palavras-chave do Google Ads. Essa ferramenta oferece estimativas de volume e tráfego de pesquisa para palavras-chave. 

Além disso, a plataforma sinaliza qualquer termo em sua lista que tenha volume de pesquisa muito pequeno ou grande demais. Assim, você poderá ver se vale a pena aplicar em termos de baixo volume ou não. 

Bacana, não é? 

Exemplos

Atualmente, as palavras-chave são separadas por três categorias: head tail, middle tail e long tail. Desse modo, elas são determinadas pelo tamanho da frase, o que acaba mudando os resultados de buscas. 

Head tail

A classe de head tail é a mais famosa nas buscas, pois oferece termos mais simples e curtos, com uma ou duas palavras. Assim, elas apresentam um contexto de forma direta, geral e ampla, como “marketing digital”. 

Middle tail

A Middle tail refere a termos mais específicos, baseando nas buscas do usuário. Dessa maneira, a concorrência é menor, mas, oferecem desafios. Um exemplo de Middle tail poderia ser; “estratégias de marketing digital”. 

Long tail 

As palavras Long tail têm um grau mais elevado de especificidade para conseguir atingir um objetivo de busca com exatidão. Desse modo, são conteúdos com baixa concorrência, várias palavras e que, muitas das vezes, são procuradas pelo público-alvo, por exemplo, “qual é a agência de marketing digital no Rio Grande do Sul”. 

Todos esses exemplos devem ser considerados antes de iniciar a sua pesquisa de palavras-chave. Então, tenha sempre um objetivo para conseguir listar os termos que mais se encaixam com sua estratégia de negócio. 

Fácil, não é?

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *