Sozzeal

O que é Telemarketing? Saiba Como Funciona e O Que Faz

A princípio, o telemarketing é um método de promoção de vendas ou serviços feito através do telefone, incluindo o atendimento ao cliente, como SAC e suporte dos materiais vendidos. Porém, muitas pessoas não gostam desse serviço, pois atrapalha sua rotina.

Por essa razão, desenvolvemos este artigo com o intuito de auxiliar as empresas que desejam inovar essa ação focando no desenvolvimento de seu negócio. Acompanhe!

O que é Telemarketing

Pois bem, telemarketing é uma estratégia de vendas realizada por meio de ligações telefônicas. Dessa forma, as empresas podem oferecer produtos, serviços, cobranças, suporte aos clientes e, ainda, aprimorar o relacionamento com o seu público. 

Assim, essa prática iniciou por volta dos anos 50. Logo depois, surgiu o desenvolvimento da discagem direta e ligação automática. Por isso, os publicitários se interessaram pela novidade e criaram a função de operador de telemarketing. 

Já no Brasil, as “teleoperadoras“,  profissão realizada somente por mulheres. Atualmente, o telemarketing cresceu tomando outros rumos de contato, por exemplo, redes sociais, SMS e e-mails.

Interessante, não é?

Como Telemarketing funciona

Nos dias atuais, existem duas formas de funcionamento do telemarketing, receptivo e ativo. Veja quais são suas diferenças:

Receptivo

No telemarketing receptivo, o cliente entra em contato com a central para se informar e esclarecer suas dúvidas ou fazer reclamações. 

Dessa forma, essa classe de telemarketing reúne os serviços de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), suporte técnico, retenção, vendas e atendimento ao cliente.  

Por essa razão, é essencial que os profissionais escalados para esse serviço sejam bem treinados, porque seu trabalho é representar a empresa por meio da chamada telefônica e auxiliar o cliente com seus problemas. 

Ativo

Agora, no telemarketing ativo, o colaborador telefona para o cliente para fazer uma exposição de vendas, cobrança, pesquisa etc. 

Desse modo, as ligações mais comuns são realizadas para oferecer produtos da empresa para potenciais clientes. 

O que faz um operador de Telemarketing

Afinal, o que faz um operador de telemarketing? Simples, ele é responsável pelo atendimento ativo e receptivo dos consumidores de determinadas empresas. 

Desse modo, esses operadores podem escolher em quais funções trabalhar, como nas vendas, suporte, cobrança e pesquisa. Assim, caso escolha a opção vendas, ele terá que realizar ligações programadas para os clientes, com o intuito de vender produtos da empresa. 

Em muitas empresas, o profissional ganha uma meta a cada dia de conversões e, também, um script para guiar a ligação de forma correta. 

Portanto, o perfil esperado do colaborador de telemarketing atribui competências de comunicação, persuasão e, também,  uma excelente dicção. 

Vantagens de fazer Telemarketing

Quando as empresas utilizam o telemarketing de forma correta elas conseguem atingir vários benefícios, veja quais são eles:

Contato direto com os consumidores

Um dos primeiros benefícios que podemos perceber é ele possuir um canal de comunicação direta com os consumidoresDessa maneira, se for bem trabalhado, conseguirá ter mais interatividade, possibilidade de conexão com cada cliente em específico e, também, desenvolver uma resposta imediata. 

Base de clientes sempre atualizada

Mais uma vantagem do telemarketing é ter em mãos a base de clientes sempre organizada e atualizadaAssim, ao estabelecer contato com os clientes, a empresa realiza uma atualização de informações e sabe qual linha de atendimento seguir. 

Oportunidade de prospecção

Lembre-se que a prospecção faz parte das principais funções do telemarketing ativo, que pode gerar leads importantes para a empresa em especial. 

Portanto, é importante fazer contato telefônico com potenciais clientes que não sabem da existência da empresa. A dica é começar aos poucos e desenvolver um relacionamento com os clientes antes de oferecer o seu serviço. 

8 dicas de como melhorar seu Telemarketing

Se você deseja melhorar o seu telemarketing, deverá mudar seus métodos antigos e utilizar práticas modernas. Veja a seguir o que você deve fazer:

1. Saber ouvir

Os atendentes de telemarketing devem ser treinados para ouvir o consumidor, garantindo que o primeiro contato seja um diálogo eficaz e resolva todas as suas necessidades. 

2. Humanize as ligações

Mais um ponto interessante para analisar é humanizar as ligações. Por exemplo, ofereça autonomia para os atendentes improvisar durante a ligação.

3. Treine sua equipe

Treine sua equipe para que ela ofereça um serviço de qualidade. Dessa forma, ela deverá portar uma desenvoltura e empatia para saber lidar com cada cliente. 

4. Segmente os clientes

Anos atrás, o telemarketing era visto como ligações aleatórias para oferecer produtos. Por esse motivo, tente superar esse pensamento arcaico e garanta uma boa segmentação dos consumidores antes mesmo de fazer o primeiro contato. 

E, então, o atendente saberá com qual pessoa está falando e quais serviços oferecer a partir do seu perfil. 

5. Não compre listas de contatos

Uma dica importante: não compre lista de contatos. Isso porque as pessoas colocadas nas listas não permitiram que seus contatos fossem divulgados. Dessa forma, não terá retorno nessas ligações. 

6. Dê atenção para seus leads

O telemarketing atual limita o tempo das ligações para cada cliente com o objetivo de otimizar o atendimento. Mas lembre-se que seus potenciais clientes precisam de toda a atenção necessária para seguir para o próximo passo do funil de vendas.

7. Saiba receber um “não”

Muitos dos vendedores não conseguem parar de oferecer seus serviços mesmo recebendo um não. Por isso, faça diferente, aprenda a aceitar o “não” e tente fazer outras ações que chamem atenção do seu público-alvo.

8. Seja transparente e honesto com o cliente

Por último, a honestidade é essencial no telemarketing, mas muitas empresas não priorizaram esse serviço. Por esse motivo, você deve deixar claro que sua empresa possui compromisso com os clientes e oferece informações relevantes para eles.

Que tal aplicar essas dicas?

Conclusão

Portanto, o telemarketing é uma forma de oferecer produtos e serviços por meio de telefonemas e, também, serve como SAC e suporte dos materiais vendidos pelas empresas. 

Atualmente, esse serviço oferece muitos benefícios para as empresas. Por exemplo, contato direto com os clientes e dados atualizados do público-alvo para futuras vendas. Então, quando sua empresa utiliza o telemarketing da forma correta, ela consegue atingir as metas estabelecidas em cada ação de marketing. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe. 

Sair da versão mobile