Publicado em Deixe um comentário

O que é Streaming? Veja exemplos de como funciona

O que é Streaming - Sites de streaming

Uma palavra que muitas pessoas têm escutado com frequência é streaming. Mas, muita gente não sabe o real significado e o que ela representa hoje. Você aí, conhece esse termo? Não? Então, acompanhe nos próximos tópicos, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre esse serviço.

O que é Streaming

Em 1920, George O. Squier foi o primeiro a patentear um sistema de transmissão e distribuição de sinais em linhas elétricas. Dessa maneira, esse processo serviu de base para a tecnologia da Muzak, que transmitia músicas sem o uso de rádio em 1940.

Já em 1997, a Netflix surgiu como um serviço de entrega de DVD pelo correio. Em 2007, a plataforma se expandiu para o streaming. Mas, com a democratização, o avanço e acesso às bandas de internet, as pessoas passaram a consumir outros tipos de conteúdos, além de home vídeo.

Mas, o que é streaming? É o nome dado à tecnologia que transmite dados por meio da internet sem a necessidade de baixar os conteúdos em um aparelho. Desse modo, os arquivos que são transmitidos contém imagem e áudio, podendo ser vídeos curtos, longos e, também, músicas. Mas, são várias opções existentes, como textos e apresentações de slide.

Além disso, os exemplos mais famosos de streaming são o Spotify, Deezer, Amazon Prime e Netflix. Porém, existem outras plataformas não tão famosas.

Ainda, o serviço de streaming possui um vasto catálogo de conteúdos, e muitas plataformas oferecem esse serviço de forma paga. Então, as plataformas utilizam uma tecnologia avançada para barrar a pirataria que transmite os conteúdos de forma ilegal e com preços baixos, ou até mesmo grátis.

Ficou interessado? Venha ver como funciona.

Como funciona?

Pois bem, o serviço de streaming funciona da seguinte maneira, são enviados dados por meio da internet, arquivos do tipo áudio e vídeo são divididos em pequenas partes e enviados separadamente pela rede. Dessa forma, o aparelho vai receber esse pacote e o player vai juntá-los em seu formato original.

Assim, esse envio precisa de um transporte mais rápido, pois os usuários precisam do arquivo por inteiro. Quando há perda de conexão, alguns serviços acabam alterando a qualidade do conteúdo que está sendo reproduzido, para que evite pausas ou que usuário espere o conteúdo ser carregado.

Exemplos de plataformas de streaming

Se chegou até aqui, é porque se interessou pelo serviço. Então, agora conheça as 8 plataformas mais famosas de streaming:

  1. Netflix

A Netflix é um serviço pago que concede aos usuários um amplo catálogo de filmes, séries, animações e documentários de diversos estúdios. Além disso, funciona em computadores, smartphones, tablets, TVs, videogame e muito mais.

  1. Spotify

O Spotify, por sua vez, é um serviço com versão gratuita de músicas. Desse modo, o usuário poderá assinar o plano que não contém anúncios e, também, será capaz de ouvir quando estiver sem internet. Além do mais, permite a criação de listas de suas músicas favoritas.

  1. Twitch

Já a Twitch é um serviço de streaming para games. Assim, ele permite que os jogadores transmitam vídeos de seus jogos, e também os usuários podem acessar gratuitamente.

  1. UOL Play

Antes, a UOL Play era apenas um site de notícias. Mas, agora, a ferramenta também conta com filmes, séries, desenhos e muito mais.

  1. Telecine

O Telecine já é uma plataforma muito famosa por fornecer várias opções de filmes. Agora, ela também está disponível online pelo streaming. Vale lembrar que, o serviço é de graça para assinantes dos canais de TV a cabo.

  1. Globoplay

É um serviço de streaming da emissora Globo, que tem o intuito de reproduzir várias novelas brasileiras, programas jornalísticos etc. E, se você é fã de BBB, poderá acompanhar a casa em tempo real. Dessa forma, o serviço tem planos a partir de R$ 19,90 por mês.

  1. HBO GO

É mais uma plataforma favorita pelos fãs de séries. Assim, a HBO GO conta com uma biblioteca recheada de títulos. Tais como, Game Of Thrones, Chernobyl, Big Little Lies e mais.

  1. Disney +

Por fim, a Disney plus possui um catálogo extenso de filmes e animações. Além disso, a plataforma contém todo o conteúdo das franquias Star Wars e Marvel, e dos estúdios Pixar, FOX e National Geographic.

Legal, não é?

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *