Publicado em Deixe um comentário

O Que é Slug e 6 Dicas de Como Fazer uma URL Amigável

Slug é aquele texto que aparece em todas as páginas logo após o domínio do site, ou seja, depois da primeira barra (“/“). Dessa maneira, é válido pontuar que, saber otimizar essa informação é essencial, já que ela destaca o que será encontrado em seu site.

Por essa razão, desenvolvemos este artigo para te apresentar tudo sobre como ela poderá ajudar em suas estratégias de marketing. 

O que é Slug

A princípio, Slug é toda aquela composição da URL que aparece depois do domínio de um determinado site. Dessa forma, é a parte do endereço que está depois da primeira barra (“/”).

Então, a Slug tem o objetivo de identificar a página que está sendo conectada dentro do website.

Exemplificando:

Slug Exemplos
Captura de tela do artigo sobre Outbound Marketing.

No nosso artigo sobre Outbound Marketing, a Slug é:  outbound-marketing-significado-exemplos/  

Podemos dizer que a URL é todo o endereço do site, já a slug expõe as características do conteúdo. Por isso, nunca se esqueça de trabalhar bem a slug, para que ela seja compreensível e cause curiosidade nos leitores. 

Slug significado

Segundo o WP Glossary, de Anders Nóren, Slug pode ser definido como:

“um texto inteligível de um URL que representa um post, página, tag ou categoria, usualmente construído a partir do título do conteúdo que ele representa.” 

O termo Slug, em inglês, tem origem no Jornalismo. Desse modo, Slug é uma ou mais palavras que identificam uma notícia de uma edição. Assim, aqui no Brasil, a tradução seria “retranca”. 

Portanto, um Slug no WordPress não tem um objetivo somente de identificar um texto de uma página, ela também ajuda a definir palavras que auxiliam na identificação de um item da plataforma de forma intuitiva. 

Vantagens de fazer uma URL amigável

Atualmente, a URL contribui bastante para a experiência do usuário nos sites. Dessa forma, a URL interfere até mesmo na posição em que as páginas são colocadas nos resultados de busca e na quantidade de cliques que cada uma recebe. Compreenda o porquê: 

Pré-visualização

Com a URL amigável, o usuário consegue ver facilmente o que a página tem a oferecer. Desse modo, em muitos casos, ela desperta interesse e curiosidade em quem está pensando se abre ou não o link. 

Por exemplo, no e-mail marketing, ela auxilia muito, pois é uma forma do usuário não ser enganado com um hiperlink que leva para uma página que não vai oferecer aquilo que ele necessita. 

Importância no resultado das pesquisas 

A URL possui total importância no momento do usuário escolher em que site clicar primeiro. Por essa razão, a URL amigável ganha mais destaque e, principalmente, maior quantidade de tráfego orgânico, o que mostra para o Google que seu website oferece o que promete. 

Desse modo, o Google se preocupa em mostrar páginas que realmente ofereçam informações ao usuário. Assim, o intuito principal é não enganar os visitantes. 

Portanto, a URL amigável diminui problemas, pois torna o site mais confiável para cada novo usuário e, também, para o Google

Slug WordPress: 6 dicas de como fazer uma URL amigável

Pois bem, para uma URL ser amigável, o usuário deverá observá-la e, rapidamente, saber o que ela oferece. Neste tópico, vamos te apresentar 6 dicas de como fazer uma URL amigável. Acompanhe: 

  1. Escolha palavras-chave que façam parte de seu negócio, ou melhor, de seus produtos e serviços; 
  2. Desenvolva uma URL curta e objetiva, deixando claro o intuito dela. Desse modo, faça uma URL de 50 a 60 caracteres;
  3. Utilize de três a cinco palavras para apontar o destino e intuito da página; 
  4. Crie URLs individuais para cada tipo de produto ou serviço; 
  5. Lembre-se de retirar letras maiúsculas, números e símbolos, pois isso pode gerar incompatibilidades; 
  6. Não é preciso utilizar artigos e verbos de ligação nas URLs. 

Simples, não é? 

O que evitar ao fazer uma Slug

O primeiro passo a se fazer para começar otimizar as suas slugs é evitar dois fatores, veja quais são: 

Utilizar palavras-chave em excesso

Com o intuito de alcançar o primeiro lugar no rankeamento Google, muitos profissionais usam palavras-chave em excesso. Desse modo, é importante saber que a plataforma consegue detectar se houve exagero em cada URL. 

Por isso, não coloque muitos termos nas slugs, selecione palavras-chave que estejam ligadas ao seu conteúdo. Assim, você evita excesso de informações para os algoritmos. 

Deixar de revisar página por página

Sempre revise cada página de seu site, para garantir que todo ele esteja otimizado de forma correta. Dessa forma, as URLs necessitam ter detalhamento compreensível. Assim, as slugs são muito importantes para todos os endereços. 

Desse modo, uma determinada estratégia não é feita somente por meio daqueles conteúdos que oferecem mais tráfego para o website. Por esse motivo, é essencial analisar a URL de cada página. 

2 ferramentas que auxiliam na otimização da Slug

Para  te auxiliar na otimização de sua Slug, vamos te apresentar duas ferramentas ótimas. Veja a seguir:

Yoast SEO

O Yoast é um plugin do WordPress muito conhecido por redatores que trabalham na otimização de sites. Dessa forma, a ferramenta verifica as slugs e oferece algumas mudanças para melhorá-las ainda mais. 

Simple 301 Redirect

O Simple 301 Redirect é uma plataforma que oferece todo suporte para otimização. Desse modo, ela redireciona artigos links após as mudanças da slug.

Conclusão

Então, Slug é o texto que aparece nas páginas logo após o domínio do site, ou seja, depois da primeira barra (“/”). Sendo assim, é muito importante para o crescimento dos sites. Pois, quando bem elaborada, ela consegue atrair muitos leitores, ou seja, gera mais tráfego para o website. 

Portanto, é essencial saber otimizar as suas URLs, para que seu site cresça a cada dia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.