Sozzeal

O que é Podcast, Para que serve e Como criar?

A vida agitada tem deixado muitas pessoas sem tempo para acessar conteúdos novos, como um programa de TV ou a leitura de um jornal ou um livro. Dessa maneira, ainda que a grade de assuntos existentes seja imensa, a população tem pouco tempo para esse entretenimento. Pensando nisso, o podcast veio para ajudar as pessoas a aproveitar mais o tempo disponível.

Isso porque, com o podcast, é possível apenas dar um play e ouvir os conteúdos em qualquer lugar que você esteja, como no carro, na academia, fazendo a limpeza de sua casa, cozinhando etc.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse serviço? Então, continue a leitura.

Podcast: o que é?

Primeiramente, o significado da palavra podcast vem da união de “iPod” (aparelho que reproduz áudio da Apple) e “broadcas” (palavra em inglês que significa “transmissão”). Os criadores desse termo foram o ex-VJ da MTV, Adam Curry, e o desenvolvedor de softwares Dave Winner.

Os dois criaram, em 2004, um programa chamado “iPhodder”, que deixava fazer o download automaticamente das transmissões da internet para iPods. Com o passar dos anos, o serviço foi ganhando popularidade e, em 2005, a Apple apresentou o iTunes 4.9, com a primeira atualização com suporte para podcasts.

E, desde estão, a plataforma está sendo usada por todos, até mesmo o ex presidente George W. Bush fazia suas transmissões semanais, por meio de podcasts. Incrível, não é? Já aqui, no Brasil, o programa de notícias diário do jornal Folha de S. Paulo, utiliza podcats em suas programações. Além disso, está entre os mais reproduzidos nas plataformas de streaming.

Mas, afinal, o que é podcast? Basicamente, são programas de áudio que podem ser baixados pela internet ou reproduzidos em plataformas de streaming. Dessa forma, são separados em uma série de episódios, podendo variar entre storytelling, entrevistas e debates, por exemplo.

Sendo assim, os podcasts podem ser de vários temas, por exemplo: esporte, moda, educação, vida saudável etc. Além do mais, o usuário poderá ouvi-los separados ou, se preferir, assinar o programa. Vale lembrar que esse serviço é gratuito.

Para que serve?

Você aí, sabe para que serve o podcast? Não? Calma! Nós separamos alguns tópicos que falam sobre seus objetivos. Acompanhe.

Primeiramente, podemos dizer que o podcast tem o intuito de compartilhar conhecimentos. Desse modo, o criador escolhe um tema e produz um episódio sobre aquele assunto em destaque.

Assim, esse processo de criação é mais uma maneira de fazer marketing de conteúdo. Por isso, aproveite esse espaço para seu crescimento pessoal, ou se você for dono de uma empresa, utilize esse serviço, os ganhos serão inúmeros.

Dessa maneira, outro benefício dos podcasts é que eles podem ser ouvidos a qualquer hora e momento. Então, para quem tem uma rotina sobrecarregada, é uma ótima opção.

Essa opção é ótima para as empresas que visam seu crescimento. Os consumidores das marcas, hoje, exigem que o conteúdo compartilhado seja de qualidade.

Então, pense em assuntos atrativos e que sejam bem construídos. Feito isso, a marca conseguirá grande reputação ao mostrar que tem conhecimento sobre o assunto.

Outra utilidade do serviço é que o seu formato ajuda muito a divulgação de notícias, voltadas a qualquer assunto. Dessa forma, é essencial usar esse serviço para levar informação de qualidade para as pessoas, que estão cada vez mais exigentes.

Por isso, aproveite a plataforma para aprofundar nas notícias que estão em alta. Já que os usuários querem sempre estar atentos às novidades de seus interesses pessoais, como, novos estudos, dicas e muito mais.

Por que escutar podcasts?

Pois bem, para que vocês fiquem mais informados, listamos os motivos para escutarem podcasts. Veja.

Os podcasts podem ser escutados em qualquer ambiente. Dessa forma, é só colocar os fones de ouvido e ouvir pelo seu celular. O usuário pode usar um tempo que esteja realizando uma atividade e ouvi-lo enquanto isso.

Vale lembrar que os podcats podem ser ouvidos gratuitamente. Muito bom, não é? Escutar assuntos sem pagar nada pelo serviço. Além disso, eles não tem propagandas que interrompem o áudio.

Hoje em dia, muitas pessoas estão deixando de assistir um jornal na TV, pois não tem tempo para parar e ver a notícia. Por isso, o podcast é uma ótima forma de saber sobre o que está acontecendo no mundo todo. Basta apertar o play e ouvi-lo enquanto você realiza suas atividades.

Esse serviço é muito prático, pois tem seu acesso muito fácil. Desse modo, é só conectar seu celular e escolher o assunto que você queira e baixar o áudio e ouvi-lo.

Como criar um podcast?

Se chegou até aqui, é porque se interessou pelo serviço. Por isso, conheça, agora, como criar podcats de qualidade. Acompanhe.

1. Planejamento

O primeiro passo a ser feito é criar um bom planejamento. Pois bem, esse tópico é essencial, visto que é aqui que será definido o objetivo para alcançar muitos ouvintes.

Dessa maneira, antes de tudo, vamos pontuar algumas questões que devem ser analisadas.

  1. Vinheta de abertura;
  2. Apresentação dos participantes;
  3. Data de publicação e o tema do dia;
  4. Introdução que prenda o público;
  5. Vinheta para começar o debate;
  6. Discorrer sobre o tema;
  7. Preparar para o encerramento;
  8. Vinheta de aviso;
  9. Anunciar avisos e próximos programas;
  10. E, por fim, encerramento.

2. Gravação

A gravação é o momento mais importante de todo o processo de criação. Por isso, você vai precisar de um ambiente confortável e muito silencioso.

Escolha usar uma sala que tenha uma ótima acústica, pois você terá que transmitir uma excelente qualidade de som para seus ouvintes. Pensando nisso, escolha estúdios profissionais que tenham espumas onduladas para diminuir o reflexo do som.

Agora, que você já definiu todos os pontos é hora de escolher a plataforma para gravar, nós aconselhamos usar o programa “Audacity”, ele está disponível para Windows, Linux e Mac.

3. Edição

Esse tópico também é muito importante, pois a edição vai deixar seu áudio com uma excelente qualidade. Desse modo, como já foi citado nos parágrafos anteriores, a plataforma Audacity tem vários ícones para edição. Caso escolha ela, selecione todo o áudio e clique em “efeitos”, você terá acesso a:

Embora não tenha uma regra concreta para editar, ouça o áudio várias vezes e vá ajustando conforme a necessidade. Mas, se não ficar bom, você poderá voltar nas configurações e usar a combinação do teclado CTRL+Z e repetir todo o processo para chegar ao som desejado.

Onde postar podcast?

Agora que seu podcast está pronto, fica a dúvida: “onde publicá-lo?”. Pois bem, temos uma boa dica, publique no Spotify. Essa plataforma está crescendo cada dia mais. Além da grande quantidade de músicas disponíveis, ele também tem um acervo gigante de podcasts.

Desse modo, para publicar seu podcast, o envio é feito diretamente da sua hospedagem de mídia. Assim, o The Podcast Host, disponibiliza cinco opções de sites que tem descontos. Depois de escolhê-lo, seu arquivo será publicado em 2 a 5 dias. Mas, seu conteúdo não pode infringir as regras da plataforma, caso tenha todos os quesitos da ferramenta, será publicado.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Sair da versão mobile