Publicado em Deixe um comentário

O que é indexar, Significado e Como indexar site no Google

O que é como indexar site Google

Se você está interessado em saber como é feita a indexação no Google, isso indica que está preocupado com o crescimento de seu site. Então, é essencial conhecer alguns pontos importantes desse processo. Por esse motivo, desenvolvemos um artigo recheado de novidades sobre. Vem conosco! 

O que é indexar

Pois bem, indexar significa colocar no índice, isto é, oferecer todas as argumentações necessárias do seu site para o Google. Desse modo, para que o seu site seja encontrado nas pesquisas, é essencial que esteja publicado no índice de pesquisas do Google. 

Pode parecer um pouco complicado esse processo, porém, existem bastante métodos para auxiliar os iniciantes. Acompanhe os próximos tópicos. 

Qual é a importância de possuir um site indexado no Google

Muitas pessoas desejam estar na primeira página do Google, mas não fazem ideia do que fazer para alcançar esse objetivo, essa também é a realidade de muitas empresas. 

Vale lembrar que, todo  negócio necessita estar no Google, pois grande parte das pessoas o utilizam para realizar pesquisas de vários assuntos. Dessa forma, muitos deles não sabem qual nome do site específico para encontrar determinado assunto, porque estão acostumados a procurar apenas jogando frases ou palavras-chave no campo de buscas. 

E por esse motivo, podemos observar a importância de possuir um site indexado pelo Google, já que, com ele, você consegue mais visibilidade e alcance.  

Como funciona a indexação de site no Google

A princípio, para que seu site seja colocado no índice de resultados do Google, ele passará por três passos: Rastreamento, indexação e publicações de resultados: 

Rastreamento

O rastreamento de novas páginas acontece pelo Googlebot. Assim, o Googlebot é um robô de rastreamento da web do Google. Desse modo, eles são um conjunto de computadores que trabalham com algoritmos de pesquisas, que conseguem verificar bilhões de páginas da web.

Dessa maneira, a atividade de rastreamento inicia com uma lista de URLs de páginas desenvolvidas por meio de webmasters dos sites. Depois que o bot do Google visita os websites, ele encontra os links das páginas e determina quais deles serão rastreados. 

Interessante, não é?

Indexação

A indexação ocorre logo após o rastreamento, o Googlebot avalia as páginas e as compila em um grande índice com todas as palavras encontradas e sua localização em cada uma. 

Além disso, ele processa outras informações importantes, por exemplo, atributos e tags de conteúdo e tags html de títulos. 

Existem, também, tipos de conteúdos que não podem ser visualizados pelo Google, um exemplo são os conteúdos em flash. Então, se o seu site possui, recomenda-se retirar.

Publicação dos resultados

Quando um usuário do Google realiza uma pesquisa, o cluster de máquinas do Google sai à procura de um índice de páginas e entrega aquelas que contêm palavras utilizadas nas buscas pelo usuário. Dessa forma, os resultados oferecidos são os que  o algoritmo determina mais relevante para o visitante.

Quantos dias demora para um site ser indexado pelo Google

Ainda, não é possível saber o tempo certo que demora para o Google fazer os rastreios. Isso porque os rastreamentos necessitam de alguns fatores. Por exemplo, ranqueamento da página, links para uma página, e restrições de rastreamento, como o número de parâmetros em um URL.

Então, qualquer quantidade poderá afetar o desenvolvimento de rastreamento do site. O fator principal da demora, muitas das vezes, são os algoritmos do Google, pois eles determinam quais sites devem ser indexados primeiro, com que frequência e a quantidade de páginas que devem ser procuradas em cada um. 

Como saber se o meu site foi encontrado pelo Google

Uma dica bastante válida nesse processo é que, o Googlebot encontra sites seguindo os links de todas as páginas. Assim, a página “erros de rastreamento no o Search Console”, exibe todos os problemas encontrados ao rastrear seu site. 

Além deste, uma ótima ferramenta para controlar o que foi indexado é o Google Search Console. Por meio dele, é possível encontrar erros de indexação e, também, forçar uma indexação de uma página nova ou outras existentes. 

Como indexar meu site no Google

Agora que você conhece bastante sobre o assunto, vamos te apresentar alguns passos de como indexar seu site no Google. Acompanhe a seguir: 

Apresente sua URL para o Google

Primeiramente, apresente a URL de seu site ao Google. É muito simples, basta acessar esse link para enviar o pedido de rastreamento. 

Desenvolva um sitemap do site

Mais uma dica relevante é a utilização de um sitemap. Mas, o que seria isso? é uma lista com URLs de todas as páginas do seu site e blog. Desse modo, ele serve para mostrar ao Google o que deve ser indexado.

Utilize o Google Search Console

O Google Search Console é uma plataforma ótima para quem possui um site, já que possui mecanismos para a indexação e manutenção de páginas. 

Além disso, ele te mostra o que deu errado com o rastreamento, através dos relatórios de erro do Search Console. 

Instale o Google Analytics

Pois bem, o Google Analytics é uma plataforma de análise de métricas do Google. Dessa forma, a ferramenta oferece dados importantes do seu site, como número de visitas e preferência dos visitantes.

Para utilizá-lo para fins de indexação, você precisará copiar um código de rastreamento direto no código-fonte do seu site e, assim, instalar o Google Analytics. 

Use o arquivo robots.txt

Vale lembrar que caso você utilize apenas o sitemap, todas as páginas do site serão indexadas. Assim, os bots procuram um arquivo em seu site: robots.txt, que escolhe o que é permitido ou proibido indexar. Então, lembre-se de instalá-lo. 

Não se esqueça do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é bastante importante para essa ação. Dessa forma, não pense apenas em atividades a curto prazo, mas, sim a longo prazo. Por esse motivo, utilize estratégias sólidas e documentadas de marketing de conteúdo. Dessa forma, o Google vai aos poucos indexando seus conteúdos e oferecendo aos leitores em potencial. 

Use o link building

Primeiramente, para melhorar o tráfego orgânico de seu site, utilize links. Dessa forma, faça links internos, pois eles direcionam os leitores para outros conteúdos da página. 

Ative suas redes sociais

Se você possui perfis nas redes sociais, considere atualizá-los sempre. Dessa forma, coloque links para o novo site ou  blog, essa ação é importante porque auxilia o Google a encontrá-lo enquanto vasculha a web em busca de novos conteúdos.

Promova a sua nova página

O último passo a ser feito é promover a sua nova página. Mas, como? Compartilhe novos posts nas redes sociais ou coloque seu link na descrição de um vídeo para o YouTube e, também, coloque um link na assinatura do e-mail e apresente seu site para assinantes, para torná-lo mais conhecido. 

Útil, não é? 

Conclusão

Então, “indexar” significa colocar no índice, ou seja, oferecer todas as argumentações necessárias do seu website para o Google. Dessa forma, o seu site só é encontrado nas pesquisas se ele for publicado no índice de pesquisas do Google, por esse motivo, não deixe de indexá-lo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.