Publicado em Deixe um comentário

CTA: O que é Call to Action e dicas de como fazer

O que é Call to Action dicas

Se você tem um site e está pensando em melhorar a usabilidade dele, mas, não sabe como, calma! Continue a leitura, vamos expor alguns exemplos para você utilizar. Confira nos próximos tópicos as nossas dicas sobre o Call to Action.

O que é Call to Action e significado

CTA é um acrônimo para Call to Action, que significa “chamada à uma ação”. Isto é , são links ou funções de uma página que manipulam os usuários a realizar ações.

Dessa forma, no marketing digital, é importante usar essa ação, pois todas as estratégias são definidas para atingir algum propósito. Assim, com a ajuda dos call to action, você conseguirá, por exemplo, mais seguidores, desenvolver mais leads e, também, vender mais.

Como funciona a Chamada para Ação e para que serve?

Pois bem, a chamada para ação indica ao usuário o que deve ser feito. Desse modo, essa ação pode ser um link ou um botão, com uma cor destacada. Assim, os termos que são muito utilizados são “acesse” e “clique”, por exemplo, usando o verbo sempre no modo imperativo.

Se pararmos para prestar atenção, somos afetados por diferentes chamadas em diversos lugares. Veja alguns exemplos:

  1. “Empurre”;
  2. “Abra”;
  3. “Entre, Ar Condicionado”;
  4. “Sorria, você está sendo filmado”.

Então, todos esses avisos servem para indicar o que devemos fazer naquele momento específico. Dessa forma, no mundo online não é diferente, já que existem várias ações para nós fazermos.

Resumindo, os Call to Action servem para indicar o próximo passo que o usuário deve fazer em seu site, blog etc. Atraindo mais visitas para o seu e-commerce, por exemplo.

Legal, não é?

Dicas de como fazer uma Call to Action

Se chegou até aqui, é porque se interessou pelo serviço. Por isso, conheça agora as principais dicas para fazer uma Call to Action de sucesso. Veja:

Escolha muito bem o local do Call to Action

Primeiramente, é essencial saber o melhor lugar para colocar o Call to Action. Dessa forma, escolha um ponto onde o visitante conseguirá vê-lo assim que abrir a página.

Defina o formato da chamada

Pois bem, um Call to Action pode ser feito em formato de texto, imagem ou botão de venda por meio de pedidos para curtir ou compartilhar. Então, cada tipo de chamada deve ser analisada de acordo com seu objetivo de crescimento em sua plataforma.

Use a psicologia das cores

As cores são essenciais neste processo. Desse modo, é importante saber os efeitos que cada cor causa nos leitores para escolher as mais adequadas para seu plano. Por isso, dedique-se mais tempo para saber mais sobre elas.

Utilize imagens adequadas

Caso escolha usar imagens em seus Call to Action, deve se atentar à qualidade e ao tamanho das peças. Use imagens de pessoas olhando para o CTA, visto que isso estimula o usuário a olhar também.

Pense no tamanho da chamada

Além de todos os exemplos que nós oferecemos, é essencial, também, lembrar do tamanho do CTA. Já que ele precisa ficar visível para os leitores, então, não deve ser pequeno demais. Mas, também, não exagere no tamanho, isso gera má impressão no consumidor.

Útil, não é?

Call to Action exemplos

Listamos alguns exemplos de sucesso para você se inspirar na criação de seu Call to Action, acompanhe:

Clique e confira com senso de urgência

Usar o “clicar para conferir”, complementa a estratégia, destacando desconto para a promoção citada, com tempo e prazo determinado. Desse modo, é um gatilho mental com senso de urgência. Assim, é simples e objetivo.

Test drive

Converter leads em oportunidades é o intuito desse CTA. Dessa forma, é muito utilizada em campanhas que oferecem, por exemplo, teste gratuito de serviços ou produtos. Por isso, a chamada deve ser convincente para incentivar o “clique” e, logo, levar a pessoa ao produto destacado.

Bem simples

Você aí, tem receio de comprar algum produto ou serviço e se arrepender depois? Pois, é muito chato ter que ligar para cancelar. Pensando nisso, a Netflix usou uma proposta bastante interessante, que você poderá utilizar também. Eles usaram a frase “cancele a qualquer momento”, isso levará o usuário assinar o teste grátis.

Utilize o CTA enquete

Saiba que um CTA não precisa ser sempre definido por um botão ou texto tradicional. Sendo assim, utilize uma chamada para a ação inesperada, por exemplo, perguntas de uma pesquisa.

Dessa forma, o JustFly.com desenvolveu um e-mail oferecendo uma chance do interessado concorrer a U$1 mil em créditos de viagem se os usuários respondessem a enquete: “Vote por uma chance de ganhar”.

Então, esse campanha não apenas obriga o usuário a clicar, mas, oferece informações úteis sobre o tipo de produto oferecido e um brinde em dinheiro.

Que tal usar essas estratégias em seu site?

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *