Publicado em Deixe um comentário

Onde fica a nuvem do celular e o que é? [Guia completo]

Nuvem celular o que é

Já pensou em armazenar todos seus dados na internet por meio de um servidor? Com o armazenamento em nuvem, essa opção agora é possível. Dessa maneira, o usuário poderá armazenar arquivos, documentos e muito mais, sem precisar de um HD em seu computador.

Nesse artigo, iremos te contar um pouco mais sobre essa tecnologia. Acompanhe nos próximos tópicos.

O que é nuvem no celular

Primeiramente, em 1996, o termo “cloud computing”  foi pronunciado pelos engenheiros da Compag . Eles pensavam em modelos de negócios, que seriam um sucesso em um futuro bem próximo. Desse modo, o CEO da Google, Eric Schmidt, em 2006, popularizou a plataforma e, desde então, está sendo um sucesso.

Essa ferramenta, é um sistema de armazenamento de dados na nuvem que os usuários podem salvar seus arquivos pessoais virtualmente, isto é, não ocupa espaço de memória dos aparelhos em geral.

Além disso, o serviço permite a sincronização automática de arquivos, que são salvos na nuvem e, também, são protegidos por um endereço de e-mail com senha. Dessa forma, esse serviço é surpreendente, pois os usuários conseguem acessar seus arquivos em qualquer hora e momento, sendo que nunca serão perdidos.

Como funciona

A nuvem tem a funcionalidade de criar um ambiente virtual, o qual torna possível armazenar quantos arquivos o usuário quiser. Pois bem, essa ferramenta permite liberar o espaço de memória interna do dispositivo.

Além de tudo, é possível acessar os arquivos em outros dispositivos, por meio da sincronização online. E, também, o serviço é totalmente seguro e seus dados não serão violados, ou hackeados.

Onde fica a nuvem do celular e como acessar

No sistema operacional Android, possui o app Google Fotos, que serve como um backup para fotos salvas nos aparelhos, isto é, as imagens recebidas através de apps, por exemplo, WhatsApp, Telegram, Viber etc, são salvas automaticamente quando o modo de backup em nuvem está ativado. Além do mais, podem ser acessadas em mais de um aparelho, por meio do Google.

Agora, no iPhone, é o iCloud que realiza os backup dos arquivos e a nuvem está localizada em sua conta da Apple. Além disso, ela disponibiliza a sincronização com todos aparelhos da Apple. Dessa forma, o iCloud armazena todos seus arquivos e, também, aplicativos na nuvem. Para encontrá-los, basta acessar seu login e senha de sua conta ID Apple.

Fácil, não é?

Como salvar arquivos na nuvem

Se chegou até aqui, é porque se interessou pelo serviço. Por isso, acompanhe agora o passo a passo de como armazenar arquivos na nuvem:

  • Sistema Android

  1. Abra o app do Google Fotos e clique no botão do menu, à esquerda da barra de buscas;
  2. Depois, selecione “configurações” e clique em “backup e sincronização”;
  3. E, para finalizar, ative “backup e sincronização”. Se preferir, poderá definir a qualidade de imagem em “tamanho do upload”.

 

  • Sistema iPhone

  1. Primeiramente, abra as configurações do iPhone e clique em seu nome, na parte superior da tela;
  2. Logo depois, acesse as configurações do iCloud e clique em “fotos”;
  3. Então, ative ative a opção “fotos do iCloud”. Ainda, é possível definir a qualidade das imagens.

Prontinho. Simples, não é?

Programas de armazenamento na nuvem

Existem várias ferramentas de armazenamento e sincronização de arquivos na nuvem do celular. Por isso, separamos algumas opções para você, veja:

Google Drive: os usuários da conta Gogle tem direito a 15 GB de armazenamento online e gratuito. Além disso, você poderá salvar fotos, gravações, vídeos, documentos e muito mais.

Dropbox: é um serviço de armazenamento em nuvem mais popular do momento. Com ele, é possível ganhar 2 GB gratuitos para salvar seus arquivos e, também sincronizar arquivos entre outros aparelhos.

OneDrive: os usuários com conta Microsoft podem usufruir de 5 GB de espaço gratuito para armazenar seus arquivos na nuvem. Pois bem, basta fazer login com seu e-mail do Outlook ou Hotmail.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *