Sozzeal

Nicho de Mercado: O que é, Tipos e Como Definir em seu Negócio

Se você é dono de uma empresa, certamente já ficou sabendo sobre a importância de definir um nicho de mercado para ela. Mas, você sabe o que significa essa ação e como fazê-la? Não? Então, ao longo dos próximos tópicos, vamos te mostrar tudo sobre esse serviço, acompanhe. 

O que é Nicho de Mercado

Pois bem, o nicho de mercado é uma separação ou recorte de um mercado. Melhor dizendo, é a identificação de um grupo menor dentro de um setor que tem as mesmas necessidades. 

Dessa forma, os problemas adquiridos por esse público ainda não têm soluções possíveis no mercado. Por esse motivo, é uma ótima chance para os empreendedores. 

Com estratégias aderidas pelo marketing digital, fica mais fácil identificar esses setores. Desse modo, a internet veio para auxiliar nessa questão de segmentação orgânica dos públicos. Então, saber identificar um nicho de mercado pode fazer total diferença para conseguir sucesso em seu negócio.   

Importância de definir o Nicho de Mercado

A princípio, se sua empresa possui um nicho de mercado mais específico, ela tem mais facilidade para ganhar destaque em meio a tanta concorrência. Por isso, vamos te apresentar os benefícios que sua marca receberá após definir um nicho de mercado. 

Menor concorrência

Com um nicho de mercado definido, você terá um número menor de concorrentes. Dessa maneira, é mais fácil se destacar e desenvolver autoridade para a sua empresa. Assim, depois que a estabilidade é atingida, você poderá procurar novos nichos de mercado. 

Público mais qualificado para a sua oferta

Definindo o seu nicho de mercado, você poderá ter um público mais disponível e engajado. Vale lembrar que, um nicho de mercado bem definido ajuda a solucionar as necessidades específicas e não atendidas. 

Identificação de possíveis parcerias para o seu negócio

Você terá mais facilidade para conseguir parcerias importantes para a expansão de seu negócio. Dessa forma, os que tem ganhado destaque são os “digital influencers”, que são pessoas especialistas em determinados nichos e que poderão te ajudar a crescer. 

Tipos de Nicho de Mercado

Agora que você conhece um pouco sobre nicho de mercado, é necessário saber também sobre os tipos de mercado que existem. Atualmente, a segmentação é desenvolvida de acordo com as quatro principais características: geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental. Veja a funcionalidade de cada uma:

 Segmentação geográfica

Esse exemplo de segmentação é desenvolvida de acordo com a localização geográfica do público. Desse modo, é possível localizar oportunidades em bairros, cidades, regiões, estados, países e continentes. 

Segmentação demográfica

Pois bem, a segmentação demográfica é realizada a partir de informações da população, como: 

  1. Idade;
  2. Gênero;
  3. Renda;
  4. Ocupação;
  5. Escolaridade;
  6. Estado civil;
  7. Nacionalidade etc.

Assim, com as características destacadas, a empresa poderá escolher qual será a melhor segmentação que quer focalizar. 

Segmentação comportamental

A segmentação comportamental tem o intuito de segmentar o mercado por meio de seus hábitos de consumo. Dessa maneira, você deverá selecionar o público conforme os seus comportamentos ao realizarem uma compra. 

 Segmentação psicográfica

Por fim, o último tipo de nicho de mercado se refere à segmentação psicográfica que está ligada aos hábitos, estilo de vida, valores, medos e dores do cliente. Desse modo, esse modelo tem uma certa semelhança com as características selecionadas para definir as personas de um negócio.  

Como definir Nicho de Mercado

Se chegou até aqui, é porque se interessou pelo serviço. Por isso, conheça, agora, como definir nicho de mercado. Confira a seguir:

Escolha o mercado e o segmento em que quer atuar

Primeiramente, você precisará saber o mercado e o segmento em que deseja atuar. Para isso, deverá especificar cada vez mais sua área de atuação. Veja o exemplo a seguir:

Simples, não é? 

Identifique suas aptidões

Identificar suas aptidões é essencial, pois trabalhar com questões que você entende mais que as outras pessoas, certamente terá mais vantagens. Desse modo, seu trabalho vai se tornar mais prático e satisfatório. 

Encontre um problema a ser solucionado

O próximo passo a ser feito para atingir seu nicho de mercado, é identificar uma carência de um público específico, que a concorrência ainda não conhece. Daí em diante, você poderá desenvolver ações para esse público-alvo

Avalie se sua ideia é economicamente viável

O penúltimo passo a ser feito é observar duas questões: demanda e concorrência. Dessa forma, esses dois termos são proporcionais. Em outras palavras, quanto maior a demanda, maior a concorrência. 

Sendo assim, você deverá escolher o nicho que tenha uma quantidade considerável de pessoas que comprariam seus produtos, mas, que a concorrência seja pouca.

Faça uma análise da concorrência

Por fim, depois de analisar todos os pontos listados nesse artigo, agora é o momento de observar qual é a sua concorrência. Então, para definir quem são seus concorrentes, deverá focar nas empresas que disputam o mesmo público que você deseja cativar. 

Ferramentas para auxiliar a definição do Nicho de Mercado

Agora vamos te apresentar algumas ferramentas para te auxiliar na definição do nicho de mercado. Confira a seguir:

Planejador de palavras-chave do Google

O Planejador de palavras-chave do Google é uma ferramenta que oferece uma opção de consultar termos de busca e entender o comportamento do consumidor ao pesquisar na rede. Desse modo, você conseguirá escolher as palavras-chave e, também, sugestões de outros termos. 

Google Trends

O Google Trends, oferece as tendências de busca de todo o mundo. Essa ação funciona da seguinte maneira, quando é feito uma consulta de uma palavra específica, é fornecido um volume de pesquisas por região, em períodos escolhidos por você. Assim, fica mais fácil saber os assuntos que estão gerando interesse.  

Google Maps

Google Maps é indicado para as pessoas que pensam em começar um negócio, pois ele identifica as áreas que valem mais a pena investir. Desse modo, você consegue ver a segmentação geográfica para o negócio que está em mente em abrir e, também, saber se compensa ou não. 

Bacana, não é? 

Dicas para virar autoridade no Nicho de Mercado

Separamos algumas dicas para você virar uma autoridade no nicho de mercado. Acompanhe: 

Pesquise sobre o seu nicho

Ter conhecimento é essencial para todo negócio, então, isso é a primeira coisa que você deverá providenciar. Dessa forma, pesquise bastante sobre as necessidades do seu nicho, qual o tipo de comunicação mais escolhida por eles. Assim, você saberá qual assunto desenvolver para seu público. 

Entenda a concorrência

Para entender a concorrência, é necessário saber quais são as estratégias que eles estão utilizando. Depois, basta desenvolver a sua e ganhar mais destaque.

Defina a imagem que quer passar

Definir uma imagem sólida é a parte fundamental de sua estratégia. Dessa maneira, a imagem necessita estar totalmente ligada ao produto da empresa e, também, ao perfil dos clientes. 

Produza conteúdo especializado

Pois bem, na parte da pesquisa, você identifica as necessidades do público, correto? Depois disso, ficará mais viável desenvolver conteúdo especializado, ou seja, que esteja ligado ao seu negócio e, também, à linguagem de seus clientes. 

Ótimas dicas, não é? 

Gostou do conteúdo? Compartilhe. 

Sair da versão mobile