Publicado em Deixe um comentário

Newsletter: O que é, Significado, Como Funciona e Como Criar

Newsletter o que é como criar

Esta cansado de investir em ferramentas de comunicação que não oferecem retorno? Calma! Nesse artigo, vamos te apresentar a Newsletter, é um tipo de e-mail informativo que pode abordar diversos assuntos relacionados a sua empresa. Quer conhecer um pouco mais sobre essa estratégia? Então, continue a leitura.  

O que é Newsletter

Pois bem, newsletter é um conteúdo fixo da empresa para seus clientes e futuros leads. Dessa forma,  o formato mais utilizado é via e-mail.

Muitos o confundem com e-mail marketing. No entanto, diferente dele, a newsletter foca mais em produção de conteúdos do que em vendas. Desse modo, o intuito principal não é enviar promoções para os clientes, mas sim, oferecer informações importantes para o público que tenha interesse em assuntos relacionados ao nicho da empresa. 

Além disso, a newsletter não é enviada para pessoas aleatórias, no geral, ela é entregue só para leads que preencheram um cadastro em sua plataforma e demonstraram interesse. 

Por esse motivo, essa ação é muito benéfica, já que a sua estratégia é enviada somente para pessoas que têm interesse e, assim, a probabilidade de sua mensagem cair na caixa de spam é mínima. 

Newsletter significado

Segundo o dicionário Michaelis, newsletter é uma comunicação por escrito dirigida a um certo grupo de pessoas, por exemplo, um boletim. Assim, sua tradução literal é “boletim informativo”. 

Assim, nas empresas e sites de conteúdos, as newsletters são enviadas apenas para quem deseja receber esses materiais. Em geral, elas são enviadas por e-mail, SMS, MMS e em outros canais. 

A princípio, a newsletter possui uma característica mais informativa, pois ela é enviada periodicamente independente de ofertas e promoções. 

Como Newsletter funciona

Você certamente deve receber aquelas mensagens de promoções e ofertas de sites em sua caixa de e-mails, certo? Elas são mais conhecidas como spam. Assim, a newsletter funciona de um modo diferente. Dessa maneira, ela tem como objetivo alcançar novos clientes e, também, ser relevante para os interesses de cada lead. 

Dessa forma, a newsletter segue alguns modelos, mas, nem todas são feitas iguais, depende da necessidade da empresa. Como já foi dito nos tópicos anteriores, essa estratégia foca em propagar informações relevantes, como notícias e principais conteúdos de seu negócio. 

Você possivelmente já deve ter visto em sites, no final da página, que possui uma caixa de assinatura chamada “newsletter”, onde pede o seu e-mail, assim, quando você o preenche, imediatamente se torna um assinante daquele conteúdo. E, no decorrer dos dias, receberá informativos do conteúdo que assinou. Atualmente, essa é a mais utilizada. 

Importância e vantagens de criar uma Newsletter

Um dos principais motivos que você deve aderir ao uso de uma newsletter para o seu negócio é, que, com ela, desenvolverá uma extensa lista de e-mails. 

Desse modo, quando sua empresa oferece um ótimo serviço de informação para o seu público-alvo, ele certamente consegue capturar muitos e-mails, aumentando, assim, sua lista de contatos. 

Portanto, é essencial que você consiga esses e-mails, já que são:

  1. Uma forma eficiente de comunicação com o seu público, aumentando a intimidade entre empresa e cliente;
  2. Quando você desenvolve uma excelente lista de e-mails, você consegue se comunicar de forma adaptada com cada um. Dessa forma, as redes sociais existentes podem  acabar no decorrer dos tempos, mas, a sua lista não, pois raramente as pessoas mudam de e-mail;
  3.  Por fim, as suas listas de e-mail é a maior estratégia de seu negócio, ou seja, é nela que está o dinheiro.  

Bacana, não é?

Newsletter e Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo tem evoluído bastante, e o consumidor está cada vez mais exigente. Dessa forma, as pessoas estão optando por se comunicarem via mídias online em seus celulares, nas redes sociais, sites, blogs etc. 

Segundo pesquisas da organização We Are Social, o Brasil está em primeiro lugar do ranking de mais tempo de uso de internet. Desse modo, os brasileiros gastam, em média, 5 horas por dia conectados a computadores e 3 horas 55 minutos em celulares. 

Muitas empresas, além de utilizarem os canais da internet, usam SMS para fidelizar novos clientes com chamadas de vendas. Assim, as pessoas estão cansadas de tanta falta de liberdade e privacidade e perdem a paciência com essas supostas intenções de vendas, pois não sentem que seus interesses estão sendo valorizados.

Por esse motivo, o marketing de conteúdo é essencial nesse período em que estamos vivendo, já que, com ele, conseguimos sedimentar um relacionamento mais duradouro.

Dessa forma, a newsletter foi desenvolvida baseada nesses conceitos de liberdade dos consumidores. Assim, elas são enviadas via plataforma de e-mail marketing. Vale lembrar que ela é uma ferramenta bem simples e as empresas conseguem um ótimo retorno financeiro.  

Como criar uma Newsletter

Agora que você já conhece bastante sobre newsletter, nós vamos te apresentar o passo a passo de como criar uma newsletter de sucesso: 

Defina objetivos e metas

Primeiramente, escreva em um papel quais são os resultados que você deseja alcançar. Depois de definir quais são os objetivos, você será capaz de saber quais conteúdos serão viáveis para mensurar os seus resultados. 

Fixe frequência de envio

A princípio, um dos pontos mais importantes é fixar frequência de envios. Desse modo, envie uma newsletter por mês. Ainda, lembre-se que a periodicidade e  o compromisso com as datas são muito importantes. 

Escolha ferramenta de envio

Agora que você já definiu pontos importantes de sua newsletter, é hora de escolher a melhor forma de compartilhar o seu conteúdo. Uma dica importante para isso, é escolher empresas que possuam ferramentas de automação para te auxiliar.

Invista em conteúdo de qualidade

Todos nós odiamos caixas de e-mails lotadas de conteúdos que não agregam nada em nossa vida. Por isso, lembre-se disso, e desenvolva um ótimo material. 

Dessa forma, conheça os interesse de seus leitores, para saber qual conteúdo oferece. 

Desenvolva layout

Desenvolver ótimos layouts ajudam a cativar clientes. Pois, layouts feios não passam uma certa credibilidade para os visualizadores.

Possua  conteúdo escaneável

Atualmente, grande parte das pessoas consomem conteúdo online por meio do próprio celular. Desse modo, trabalhe bem o seu layout, para que ele funcione em todos os dispositivos móveis. 

Mensure resultados

Enfim, sua empresa conseguiu começar a enviar sua própria newsletter. Assim, para que todo o seu esforço gere benefícios, é importante acompanhar e medir os resultados desde o início da ação. Você deverá observar: taxa de entrega, taxa de abertura, cliques, números de registros de abandono. 

Considere melhorias

Pois bem, o último passo a ser feito é realizar melhorias em sua estratégia de newsletter. Comece melhorando: 

  1. Layout;
  2. Diferentes CTAs;
  3. Mudanças no assunto do e-mail;
  4. Horários de envio da newsletter.

Dicas de ótimos conteúdos para newsletters

Se você está um pouco perdido em como fazer conteúdos para sua newsletter, nós separamos algumas dicas para você se inspirar. Confira a seguir: 

Tenha colunas regulares

Desenvolva colunas ou seções regulares na newsletter. Isso ajuda muito, pois permite que você planeje melhor para criar seu e-mail e, ao longo dos dias, foque mais nos assuntos que devem ser trabalhados. 

Compartilhe seu  conhecimento

Todas as empresas possuem segredos a sete chaves, correto? Dessa forma, contar para o cliente como você conseguiu alcançar um certo objetivo é uma dica válida para desenvolver artigos. Lembre-se também que as pessoas adoram receber dicas novas. 

Mantenha um FAQ ou pergunte ao expert

Por fim, última dica valiosa é, responda diretamente às perguntas dos leitores, pois é uma excelente forma de agradá-los. Porque as pessoas se identificam com as dúvidas de outras pessoas e, também, a empresa acaba incentivando uma comunicação diária.

Útil, não é? 

Conclusão

Então, Newsletter é um conteúdo fixo da empresa para seus clientes e futuros leads. Sabe quando você preenche um cadastro em algum site? A partir desse momento, você receberá e-mail sobre os serviços da empresa.

Desse modo, se você possui uma empresa, não deixe de utilizar a newsletter, pois ela foca apenas em leads interessados, assim, você não perde tempo em suas ações.

Gostou do conteúdo? Compartilhe. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.