Publicado em Deixe um comentário

Monetização: Como monetizar sites, blogs, perfis e/ou vídeos

Monetizar o que é como funciona

Muitas pessoas não acreditam que é possível monetizar as redes sociais. Mas, sim, é possível, basta ter criatividade e planejamento. Você aí, sabe como ganhar dinheiro na internet? Não? Então, continue a leitura, nesse artigo, vamos te informar sobre todo o processo de monetização.

O que é Monetizar

Pois bem, monetizar é transformar algo em dinheiro, basicamente, tornar lucrativo qualquer bem ou serviço. Bacana, não é?

Assim, monetizar é um verbo transitivo, que significa amoedar. Dessa forma, a palavra tem origem no francês “monétiser” (derivado do latim “moneta“, moeda) e era usado exatamente para emissão de dinheiro.

Monetização, portanto, é a ação ou o efeito de monetizar, de transformar qualquer coisa em fonte de lucros. Atualmente, na internet o termo passou a ser usado no sentido de monetizar os sites, blogs, Youtube ou Facebook, isto é, torná-los lucrativos, seja por meio de sistemas de visualização de publicidades ou por vendas de produtos para usuários da internet.

Então, monetizar, nos dias de hoje, é reunir uma série de temas importantes, para oferecer esse conteúdo a diversas pessoas que se interessam pelo assunto e, através disso, transformar as ações em dinheiro.

Como monetização funciona

Hoje em dia, existem muitas formas de ganhar dinheiro com as redes sociais. Sendo assim, dividem-se em duas: diretas e indiretas. Por isso, escolha aquela em que mais tem a ver com seu estilo. Desse modo, as principais maneiras de monetizar funcionam da seguinte maneira, veja:

Venda de produtos e serviços próprios

Você aí, tem algum produto ou serviço? Sim? Use ele na plataforma para ganhar dinheiro vendendo de forma direta nesses canais.

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados serve para recomendar produtos de outros para a sua audiência, usando links específicos. Dessa maneira, quando alguém realiza uma compra usando seu link, você recebe uma comissão pela venda.

Legal, não é?

Marketing em vídeo

O Marketing em vídeo também segue a mesma linha de produtos de afiliados. Dessa forma, basta apostar na produção de conteúdo em vídeo de qualidade e monetizá-los através de anúncios.

Como ganhar dinheiro com redes sociais

Sim, é possível ganhar dinheiro com a internet. Por isso, fizemos um guia com as redes sociais que podem ser monetizadas, acompanhe:

Instagram

1. Encontre oportunidades em posts patrocinados

Como contatar marcas que estão querendo se promover no Instagram? Pois bem, uma das melhores formas é usar sites, como, o “iFluenz“.

O iFluenz é um site que conecta marcas a influenciadores. Funciona assim, as marcas preparam campanhas para promover seus produtos e serviços e pré-seleciona usuários influentes do Instagram.

Caso seja pré-selecionado, você escolhe as marcas e os produtos que quer promover em sua conta. Assim, você tem até dois dias para postar uma foto da marca. Depois que a publicação for validada, você será pago.

Vale lembrar que essa ação não é viável para quem tem, por exemplo, 350 seguidores. No entanto, se você possui pelo menos 5.000 seguidores, é bom considerar essa estratégia. É bem simples, veja:

  1. Primeiro, crie um post patrocinado no Instagram (pode ser foto ou vídeo);
  2.  Inclua a hashtag da marca, menção ou link para promovê-la;
  3. Compartilhe com a sua audiência;

E, então, você é pago. Lembrando que você terá que ter bastante seguidores engajados para essa ação dar certo.

2. Marketing de afiliados através de reposts no Instagram

Os reposts no Instagram são um print da tela do perfil de um outro usuário postada em sua conta para mostrar apoio e expor o trabalho de outro usuário. Desse modo, ajudam a propagar pequenos negócios e sites.

Para aproveitar essa tática, você precisa ter um produto afiliado para promover. Caso não tenha, existem algumas cadeias populares de afiliados que você pode encontrar produtos, são elas:

  1. Clickbank;
  2. ShareASale;
  3. Offer Vault.

Feito isso, é só escolher um produto para promover. Para isso, certifique-se da qualidade da mercadoria.

Facebook

 1. Vender páginas

Sim, é verdade que a página do Facebook dá dinheiro. Assim, quanto mais seguidores tiver e mais segmentada for, mais alto será o valor pago.

Então, se tiver interesse em aumentar sua lucratividade com a venda de páginas, desenvolva várias e se dedique a captar fãs sem pressa. E, também, seja criativo na produção de conteúdos.

2. Fazer gerenciamento de anúncios no Facebook

Se você tem facilidade em anunciar e vender, poderá se tornar um especialista em mídia online. Desse modo, você será um profissional que trabalha apenas com o gerenciamento de anúncios na rede social por meio do Facebook Ads, plataforma específica para isso.

Leve em consideração que, a exposição orgânica do Facebook é cada vez menor, então, a mídia paga se torna cada vez mais importante nessa rede.

3. Veicular mensagens de outras marcas

Primeiramente, veicular mensagens de outras marcas é uma estratégia de marketing de influência e se chama “publipost”. Essa tática funciona da seguinte maneira, você poderá aproveitar a influência que uma página exerce em relação aos seguidores para promover conteúdos para eles.

Para isso dar certo, é essencial conhecer as personas que visualizam sua página e, também, as dores e necessidades de cada uma. Desse modo, quanto mais conhecer seu público-alvo, mais fácil será vender um espaço para que outras marcas possam gerar valor para eles.

TikTok

1. Monetizar live no TikTok

Sim, é possível ganhar dinheiro com live no TikTok, mas, para isso, o desenvolvedor deve fazer uma conta “Pro” e ter, ao menos, mil seguidores. Dessa maneira, ao fazer uma transmissão ao vivo, os usuários poderão usar o ícone de presente para recompensá-lo com as moedas da rede social, que são as “rubis”, já que podem ser trocadas por dinheiro em reais.

Legal, não é?

2. Criar conteúdo patrocinado

É possível negociar diretamente com as marcas para fazer uma campanha utilizando sua conta no TikTok. Para esse fim, geralmente, as empresas pedem seus dados de audiência e os termos são negociados de forma individual com o produtor de conteúdo.

Dessa forma, para conseguir remuneração, é essencial fazer o uso de um cronograma de publicações frequente e criativo e que garanta um mínimo de visualizações.

3. Venda produtos ou serviços próprios

Uma boa dica é fazer a mídia de sua própria marca, produto ou serviço no TikTok. Dessa forma, use sua criatividade para oferecer seus serviços nos vídeos curtos da rede social.

Feito isso, você poderá usar o popular CTA (chamada para ação), como o “link na bio”, para colocar o endereço de um site comercial, um perfil de artista em ferramenta de streaming ou uma página de vendas. Assim, aproveite a audiência para ganhar dinheiro com a ajuda do app.

YouTube

Você é um Youtuber? Pois bem, para ganhar dinheiro com seus vídeos no YouTube é necessário fazer sua inscrição no Google AdSense. Preencha todos os dados cadastrais, com o site e e-mail e aceite os termos de uso.

Configure também as suas formas de pagamento, para ter uma conta na qual receberá pelos vídeos monetizados.

Agora, para saber como ativar os anúncios em um vídeo, siga o passo a passo:

  1. Primeiramente, faça login no YouTube;
  2. Depois, clique na imagem do canal ou usuário no canto superior direito;
  3. Escolha a opção “meu canal”;
  4. Selecione o ícone “YouTube Studio”;
  5. No menu à esquerda, selecione “outros recursos” e, a seguir, “geração de receita”;
  6. E, então, selecione “iniciar” para ler os termos de uso e começar o processo.

Feito isso, o seu canal será avaliado pela plataforma, se estiver tudo ok, um e-mail será enviado informando a sua participação no “Programa de Parceiros do YouTube”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *