Sozzeal

Meta Tags: O Que São e Como Usar em Estratégias [Guia]

Meta Tags o que são como usar

Atualmente, muitas pessoas não sabem o que são Meta Tags e sua importância. Pois bem, Meta Tags são linhas de código HTML, que descrevem o conteúdo do site para os buscadores. Dessa forma, você poderá colocar as palavras-chave que auxiliarão os visitantes a encontrarem seu conteúdo.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura. 

Meta Tags: o que são

A princípio, Meta Tags são comandos em HTML que você desenvolve para detalhar o conteúdo de uma página para os mecanismos de busca. Dessa forma, as Meta Tags funcionam com o fornecimento de dados, como título e resumos do conteúdo. 

Assim, as Meta Tags são colocadas à seção <head> de sua página de código. Desse modo, elas não são visíveis para os usuários, no entanto, atuam como um guia para os algoritmos dos sites de busca. Por isso, é essencial descrevê-las para que seu website alcance uma ótima classificação nas páginas de resultado. 

Interessante, não é?

Importância das Meta Tags

As Meta Tags são essenciais, já que autorizam os mecanismos de pesquisa a classificar o conteúdo do site. Dessa maneira, o buscador leva em consideração a experiência do usuário na página, mas, como? Constando que o seu site correspondeu rapidamente à demanda do usuário. 

Além disso, as Meta Tags formam elementos utilizáveis, que realçam as características importantes de um conteúdo e, também, ajudam no rankeamento e visitas de um website. 

Agora, para os usuários, as Meta Tags são elementos na maioria das vezes invisíveis, porém, elas trabalham para que o algoritmo saiba escolher as sugestões corretas para cada pessoa.

Principais Meta Tags

Agora conheça as principais Meta Tags:

Tags Canônicas

As tags canônicas servem para resolver os problemas de duplicidade. Ou seja, ela informa ao buscador qual é a versão preferencial do conteúdo que você deseja que esteja nos resultados das pesquisas. 

Meta Description

As Meta Description são os resumos que aparecem abaixo dos links azuis quando você procura conteúdos nos mecanismos de pesquisa. Dessa maneira, elas devem ser objetivas, claras e conter palavras-chave e, também, facilitar a localização das informações mais importantes para o usuário. 

Meta Keywords

As Meta keywords são aquelas palavras que representam a página. Por exemplo, esse artigo poderia ter como palavras-chave as tags que o acompanham, como “meta description” ou  “tags canônicas”. Desse modo, a meta tag do exemplo serve como sinalização para os buscadores do que a página possui. 

Title Tag

Pois bem, a Title Tag é importante  para a sua estratégia de marketing, pois ela influencia diretamente nas classificações das pesquisas e, ao contrário de outras tags, elas são visíveis para o usuário. Desse modo, as Meta Tags de título são oferecidas no título do resultado de buscas, que ficam com a cor azul acima das tags de descrição. 

Meta Robts

Com a Meta Robts, você poderá indicar aos mecanismos de pesquisa o que quer que eles façam com seu site, por exemplo:

  1. Index/Noindex: marca o seu intuito de mostrar sua página nos resultados das pesquisas ou não;
  2. Follow/Nofolow: diz o que os mecanismos de buscas devem fazer com os links das páginas;
  3. Noarchive: conduz o Google a não mostrar a versão cache da página; 
  4. Nosnippet: transmite o site de busca a não mostrar em seus resultados a descrição da página.

Tags de cabeçalho

As Tags de cabeçalho (H1, H2, H3),  são utilizadas para ajustar os conteúdos da página. Dessa forma, elas auxiliam os buscadores a entender a importância de cada repartição. Além disso, elas ajudam na leitura do conteúdo. Veja agora como elas devem ser exibidas: 

  1. H1: para o título;
  2. H2: para subtítulos que dividem o conteúdo:
  3. H3: para destacar as seções em cada H2. 

Como usar Meta Tag

O primeiro passo a se fazer para usar Meta Tags é descobrir como modificá-las de acordo com o seu editor. Assim, os mais utilizados são o WordPress, Wix e Blogger.

Dessa forma, caso você escolha o WordPress, o plugin Yoast SEO é gratuito e disponibiliza espaço para as tags. Agora o Wix oferece várias soluções para cada tipo de etiqueta. Ao contrário, o Blogger possui um painel de controle.  Nele, vá em “design” e, a seguir, em “editar HTML” para ter acesso à ferramenta. 

Lembre-se que as tags mostram para o mecanismo de busca onde ele encontrará informações sobre a página, ajudando ainda mais na leitura. Portanto, ao mudá-las, você poderá utilizar palavras-chave importantes para crescer o tráfego do seu website. 

Conclusão

Então, Meta Tags são comandos em HTML desenvolvidos para detalhar o conteúdo de uma página para os mecanismos de busca. Dessa forma, são muito importantes, pois formam elementos utilizáveis, que destacam as características importantes de um material. Além disso, auxiliam no rankeamento e nas visitas de um site.

Gostou do conteúdo? Compartilhe. 

Sair da versão mobile