Publicado em Deixe um comentário

Meta Description: O Que É, Qual a Importância e Como Fazer

Meta description o que é

Sabe aquele textinho que aparece abaixo do título e do link de uma página quando você realiza uma pesquisa no Google? Então, ele se chama “Meta Description”, e sua função é resumir o conteúdo da página. Por esse motivo, a meta description é importante, pois é por meio dela que as pessoas se sentem atraídas a entrar em seu website.

Neste artigo, vamos te contar um pouquinho mais sobre, vem conosco!

O que é Meta Description

A princípio, Meta Description é uma breve descrição sobre o assunto das páginas que surgem nos resultados de busca do Google.  Sabe aquele pequeno texto com um resuminho do que poderá encontrar se clicarmos no título em azul? Pois bem, é a famosa meta description!

Em outras palavras, o termo se refere a uma tag do código HTML de uma determinada página. Dessa forma, as metas description são fornecidas pelo buscador com o intuito de ajudar o leitor a saber rapidamente qual é o real assunto da página. 

Assim, essas descrições em muitos casos são feitas pelos gerenciadores da página, ou seja, você mesmo, basta selecionar a parte mais importante de seu texto e transformá-la em sua meta description.

Importância da Meta Description

Pois bem, a  meta description é muito importante, pois seu conteúdo precisa convencer o leitor a querer entrar em sua página. 

Assim, quando se escreve um ótimo resumo, mostrando ao leitor que ele tem muito a ganhar lendo seu artigo, consequentemente, você está influenciando na decisão dele de escolha e, também, auxiliando a atrair mais visitantes em seu website. 

Lembre-se que, a primeira impressão é a que fica, então, capriche na apresentação do seu conteúdo para diminuir as taxas de rejeição da página. 

Como fazer uma Meta Description de sucesso

Agora que você sabe muito sobre o assunto, que tal fazer a sua meta description de sucesso? Acompanhe o passo a passo:

Seja honesto

Lembre-se que o intuito da meta description é convencer o usuário e, por esse motivo, é necessário especificar  o conteúdo verdadeiro ali presente. 

Seja objetivo

Grande parte dos textos publicados pelas páginas possuem muitos caracteres. Então, é essencial fazer um resumo breve e objetivo, mostrando apenas o foco principal do texto. 

Desperte o interesse

A Meta Description bem desenvolvida informa e chama a atenção do visitante. Desse modo, utilize uma linguagem persuasiva, como o copywriting, que consiga cativar o usuário do início ao fim.

Utilize CTAs (call-to-action)

Se você optou por utilizar uma mensagem persuasiva, que tal explorar as CTAs? Elas ajudam a definir o que você quer que o usuário faça. Veja alguns exemplos: 

  1. Compre agora;
  2. Inscreva-se;
  3. Parcele em 3x;
  4. Veja o preço. 

Gatilhos mentais

A ação de clicar em um link no Google é consequência de um rápido processo de tomada de decisão. Desse modo, os gatilhos mentais auxiliam muito, já que, com a meta description, você poderá ativar nas pessoas vários gatilhos. Veja alguns exemplos:

  1. Urgência: acesse agora;
  2. Autoridade: o texto mais lido;
  3. Interesse: revelamos o segredo. 

Utilize a palavra-chave

É válido lembrar que todas as páginas devem ter uma palavra-chave que resume bem o tema. Dessa forma, na Meta Description, ela deverá ser utilizada para indicar ao usuário que a sua página é importante para a procura dele. Assim, a palavra-chave é encontrada em negrito quando é adequada com a pesquisa do usuário em questão. 

Teste os resultados

A melhor maneira de avaliar a Meta Descrição é ver a taxa de cliques (CTR) de cada página, porque ela auxilia saber se o conteúdo motivou o clique.  

Fácil, não é?

Principais erros na hora de fazer a Meta Description

Os erros em muitos casos podem prejudicar o crescimento das páginas. Por isso, separamos alguns deslizes mais comuns para você não fazer o mesmo. Veja a seguir: 

Não produzir uma Meta Description

As páginas sem Meta Description deixam para o Google a opção de escolher qual o conteúdo que será mostrado nos resultados. Então, o Google preenche o espaço com partes aleatórias do texto e, em muito dos casos, não influencia o leitor a clicar. 

Descrições longas ou curtas demais

Lembre-se que o tamanho também é um fator importante para o sucesso de sua Meta Descrição. Portanto, resumos grandes demais não aparecem todos nos resultados, da mesma forma são os curtos, eles tendem a perder o destaque, pois passam a imagem que estão incompletos. 

Automatização

O Marketing Digital usa bastante a automatização. Isso porque ela auxilia a ganhar tempo, já que simplifica tarefas trabalhosas. Porém, para a Meta Description, a automatização não deve ser utilizada, pois ela desenvolve resumos iguais e muitas das vezes sem sentido. 

Conclusão

Então, Meta Description é uma breve descrição do assunto das páginas que aparecem nos resultados de busca do Google, ela fica localizada abaixo do título e do link de uma página. Portanto, se você possui um website, é essencial saber desenvolver a Meta Description, pois, quando bem elaborada, consegue atrair novos leitores.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.