Sozzeal

Marketing de Conteúdo: O que é e Como Fazer [Guia 2021]

Sabe quando pensamos em algum produto e logo nos vem os detalhes dele em nossa mente? Então, para desenvolver uma campanha neste nível, é necessário colocar uma série de ações em prática, por exemplo, o marketing de conteúdo. Atualmente, muitas empresas têm utilizado essa estratégia para obter sucesso.

Por isso, construímos um artigo para te auxiliar com essa novidade. Acompanhe a seguir.

O que é Marketing de Conteúdo

Pois bem, marketing de conteúdo são grupos de estratégias de marketing que utilizam assuntos de boa qualidade para atrair e informar clientes em potencial.

Dessa forma, oferecer informação aos seus futuros clientes em vez de só fazer propaganda, pode surgir várias oportunidades para a sua empresa.

Vale lembrar que, com o marketing de conteúdo, é possível desenvolver relacionamentos duráveis entre a empresa e seus clientes. Então, para colocar essa ação em prática, deverá planejar muito para aplicá-la corretamente.

Agora, confira as principais características de um ótimo marketing de conteúdo:

  1. Fundamentado em conteúdo original, interessante e de qualidade;
  2. Disponibiliza valor ao leitor;
  3. É dirigido ao um público-alvo, baseado nos interesses dos clientes em potencial;
  4. Confere autoridade à empresa.

Melhor dizendo, não adianta enviar o mesmo conteúdo para todos os seus clientes. E, ainda, oferecer informações que podem ser verificadas em qualquer outro site, blog etc. Por isso, para que você consiga resultados, precisará ter em mãos um bom planejamento de marketing.

Vantagens do Marketing de Conteúdo

Hoje em dia, o marketing de conteúdo oferece inúmeras vantagens para as pessoas que queiram aderir essa ideia. Por este motivo, listamos os principais benefícios dele, veja:

Estabelece uma relação duradoura com os clientes

Você, que é empresário, sabe que sai muito mais barato fazer com que a clientela antiga continue produzindo lucros do que conquistar novos leads. Mas, não pense assim, trabalhe na gestão de relacionamentos com os clientes da sua empresa.

Desse modo, o marketing de conteúdo poderá te ajudar bastante no desenvolvimento desse canal de comunicação direta com o consumidor. Além disso, utilize o e-mail marketing, pois, com ele, poderá gerar interesse em novos serviços.

Possibilita assegurar autoridade para a marca

Quando as pessoas decidem investir em marketing de conteúdo, elas estão disponibilizando informações essenciais para o público-alvo. Dessa forma, essas informações captadas ajudam os clientes a solucionar problemas ou resolver situações diferentes de seus desafios.

Então, quanto mais conteúdos produzir sobre o que sua empresa oferece, terá mais chances de convencer seus clientes de que vocês dominam o assunto.

A personalização das comunicações encanta o público

A maioria dos consumidores buscam um ótimo atendimento nas empresas. Dessa forma, quando não conseguem, abandonam a loja. Por isso, produza comunicações completas e, também, promoções que englobam todos os interesses dos clientes. Uma dica é usar a segmentação para gerar interesse no público.

Ferramentas de Marketing de Conteúdo

No marketing de conteúdo, existem várias ferramentas para você utilizar. Por isso, listamos seis recursos que vão te ajudar a melhorar seus resultados, veja:

Ferramentas para pesquisa de conteúdo

Muitas pessoas acham que desenvolver conteúdos é apenas escrever sobre qualquer tema. Porém, é necessário que você saiba sobre o que tem que escrever de acordo com o seu público-alvo. Desse modo, poderá usar algumas ferramentas para pesquisa de conteúdo, são elas:

LinkedIn Pulse

O aplicativo LinkedIn Pulse oferece aos usuários um leitor de notícias. Então, as pessoas conseguem se informar em um único lugar e, também, sanar suas dúvidas.

Twitter

O Twitter é uma rede social bastante famosa e usada por muitas pessoas. Por isso, ela é essencial na sua estratégia de marketing de conteúdo, pois está em um ambiente em que a velocidade da informação é enorme. Dessa maneira, com ela, é possível identificar tendências e assuntos importantes.

Ferramentas para produtividade

Vale lembrar que os conteúdos são bastante importantes nessa estratégia, então, escrever é a sua principal função. Mas, para que consiga realizá-la, existem algumas ferramentas de marketing de conteúdo específicas para escritas, veja quais são:

Infogram

O Infogram oferece gráficos personalizados para os seus conteúdos. Desse modo, não deixe de usar esses dados em suas publicações, uma vez que são importantíssimos.

Wunderlist

A ferramenta disponibiliza uma agenda de tarefas, além de organizar cada uma delas em listas próprias, você terá acesso fácil em qualquer lugar que estiver, pois existe uma versão mobile e um app para facilitar.

Ferramentas para promoção

Quando for iniciar o seu marketing digital, é necessário também que você tenha as ferramentas de marketing de conteúdo corretas para a promoção de suas publicações. Então, agora, veja duas ferramentas que mais se destacam:

Slideshare

O Slideshare é um serviço que permite que seus conteúdos estejam em Word, PDF, PowerPoint e até mesmo em vídeo. Dessa forma, é possível que o seu público te encontre em qualquer canal de comunicação que você escolha usar para desenvolver temas.

Google Webmaster Tools

Agora, a ferramenta do Google foi desenvolvida para quem deseja otimizar a busca pela sua empresa na internet. Assim, ela é muito usada pelo SEO e, ainda, é muito essencial para o marketing de conteúdo. Isso porque, com ela, é possível identificar problemas no rastreamento, identificar as correções em seu HTML, enviar o sitemap.xml, identificar novos links e, também, descobrir os termos de pesquisa que já mostraram seu site como resultado.

Desse modo, você consegue fazer uma estratégia digital bem mais eficiente e duradoura.

Marketing de Conteúdo: exemplos

Você certamente deve estar muito ansioso para começar a aplicar o marketing de conteúdo em seu negócio. Por esse motivo, pontuamos alguns exemplos para você analisar e utilizá-los em suas estratégias.

Marketing de conteúdo para e-commerce

Pois bem, os e-commerces ganham muitas vantagens quando utilizam as estratégias de marketing de conteúdo. Por isso, veja quais os recursos que você poderá utilizar:

  1. Sistema de e-mails automatizados para informar os clientes sobre compras, aprovação de pagamento e envio;
  2. Newsletters com as principais novidades e promoções;
  3. E-mail automático que avisa o cliente quando um produto de interesse volta ao estoque;
  4. Comunicações que levam em consideração as buscas realizadas e produtos visualizados no site;
  5. Cupons enviados no aniversário do cliente ou em datas especiais;
  6. Estratégias de remarketing, como e-mails enviados quando carrinhos são abandonados ou quando o cliente não entra na loja em muito tempo.

Marketing de conteúdo para negócios locais

Os negócios locais, muitas das vezes, dependem de uma boa imagem e um ótimo relacionamento com os clientes. Dessa forma, acompanhe alguns exemplos de utilização do marketing de conteúdo para negócios locais:

  1. Um blog que traga notícias do setor, dicas e tutoriais e atualizações sobre a comunidade local;
  2. E-mail marketing voltado para o relacionamento com os clientes, por exemplo, mensagens de agradecimento, desejos de feliz aniversário ou até mesmo cupons para clientes fiéis;
  3. Estratégias de upsell e crossell, que podem estar atreladas a análises sobre o perfil dos clientes no sistema de CRM;
  4. Acompanhamento das estatísticas de desempenho das suas campanhas para ajudar no entendimento do que funciona para a comunidade local.

Útil, não é?

Como Fazer Marketing de Conteúdo

Agora, que você já sabe o quanto o marketing de conteúdo é importante para o seu negócio, nós vamos te ensinar como fazê-lo . Acompanhe a seguir:

Tenha um Blog com uma boa estratégia de conteúdo

Hoje em dia, várias empresas utilizam um blog para atualizar suas novidades. Desse modo, ele é um pilar do marketing de conteúdo, pois oferece um desempenho surpreendente.

Assim, com o blog, você deixa seus clientes bem informados sobre as novidades e as dicas de sua empresa. E, também, ajuda os novos clientes a encontrarem sua marca em uma simples consulta no Google.

Produza vídeos e webinars

Produzir bons vídeos podem te oferecer um retorno gigantesco, visto que eles são fáceis de entender e compartilhar. Ainda, um outro formato que vem se popularizando são os webinars. Dessa maneira, eles oferecem palestras, aulas ou workshops que, na maioria das vezes, são transmitidos ao vivo para desenvolver mais interação com o público.

Ofereça e-books

Esta ação funciona da seguinte maneira, a empresa disponibiliza um e-book exclusivo para download gratuito para usuários que cadastram seus e-mails. Assim, isso ajuda a empresa gerar leads qualificados. Pois, eles deixam seus dados de contato, então, é possível criar um canal de comunicação com esse lead e convencê-los a se tornarem clientes.

Ferramentas e templates

Com as ferramentas e templates, fica mais fácil fazer marketing de conteúdo, já que a empresa não precisa fazer tudo do zero. Um exemplo é a plataforma ActiveCampaign, ela oferece templates prontos para leads e automações.

Desenvolva uma estratégia de e-mail marketing

O e-mail marketing é essencial em sua estratégia, pois disponibiliza vários recursos que você necessita:

  1. É direto e pessoal;
  2. Pode ser segmentado facilmente;
  3. É extremamente flexível e personalizável;
  4. Oferece a possibilidade de acompanhar indicadores de performance.

Além disso, você poderá utilizar o e-mail marketing em diversas áreas de seu plano. Veja, agora, alguns exemplo:

  1. Newsletters com novidades da empresa e do setor;
  2. Promoções e ofertas especiais;
  3. Eventos ou divulgação de conteúdos;
  4. Respostas automatizadas;
  5. Remarketing;
  6. E-mails transacionais, como informações sobre pedidos ou envios, agradecimento ou parabenizações e sazonais.

Bacana, não é?

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Sair da versão mobile