Publicado em Deixe um comentário

Marketing de Afiliados: O que é e Como funciona

Marketing de Afiliados o que é

Você aí, já pensou em ganhar uma renda extra trabalhando com a internet? Isso é possível com o marketing de afiliados. Quer conhecer um pouco mais sobre esse serviço? Então, continue a leitura.

O que é Marketing de Afiliados

Pois bem, esse modelo de negócio surgiu na década de 90 e, desde então, tem sido muito utilizado pelas pessoas. Dessa forma, o Marketing de Afiliados é um tipo de relação comercial no qual o “afiliado” divulga a mercadoria de uma empresa, em troca de um valor em dinheiro por cada venda finalizada.

Assim, esse tipo de publicidade é uma opção muito legal para pessoas que pensam em lucrar na internet. Além disso, é uma boa plataforma para empresários que desejam desenvolver a divulgação de seu e-commerce.

 Como funciona o Marketing de Afiliados

Primeiramente, para saber como funciona o marketing de afiliados, é necessário saber quais são os agentes dessa atividade. Por isso, destacamos todos que estão presentes nessa ação, veja:

Produtor

O produtor é responsável pela mercadoria ou serviço e o apresenta para a venda. Além disso, pode ser também o desenvolvedor, vendedor, a marca, revendedor ou uma grande empresa.

Assim, a pessoa responsável tem o intuito de vender o produto e, para isso, precisará divulgá-lo para conseguir vários clientes. Dessa forma, para potencializar a divulgação, o produtor tem a escolha de buscar uma ferramenta ou rede de afiliados.

Afiliado

Pois bem, essa é a pessoa que divulga a mercadoria promovendo a marca e ganha uma comissão quando os clientes compram o produto.

Um dos benefícios do afiliado é que ele tem a capacidade de alcançar um público diferente do produtor. Além disso, eles trabalham com a criação de conteúdos para blogs usando estratégias de marketing.

Cliente

O cliente é o mais importante nessa ação, pois é ele quem faz todo o processo fluir. No fim das contas, sem as vendas, não existirá renda para compartilhar e, também, comissão.

Rede

A rede exerce a função de ponte entre o afiliado e o comerciante, desde o controle de pagamento até a entrega do produto. Desse modo, a rede serve de base de dados de muitos produtos, onde o afiliado poderá escolher qual ele quer promover.

Resumindo todo esse processo citado nos parágrafos anteriores, funciona assim:

  1. Primeiramente, o produtor lança o produto;
  2. Depois, o afiliado divulga o produto em seus canais;
  3. Cliente clica e realiza a compra;
  4. O link da venda é rastreado;
  5. Produtor recebe o dinheiro da venda;
  6. Por fim, afiliado recebe comissão pela venda.

Simples, não é?

Tipos de divulgação para Afiliados

Hoje em dia, existem vários formatos para programa de afiliados. Por isso, o produtor deve decidir qual deles é mais adequado para o seu produto. A seguir, listamos os principais tipos de divulgação para afiliados, acompanhe:

Custo por Clique (CPC)

Com CPC, o afiliado é remunerado por clique, isto é, ganha dinheiro quando alguém clica no banner, pop-up, que estiver em exibição em seu blog ou em outras redes.

Custo por Ação (CPA)

Já no custo por ação, o afiliado só ganha se os usuários clicarem na publicidade e realizarem alguma ação na página de destino, como um cadastro, solicitar um orçamento ou comprar o produto.

Custo por Mil Impressões (CPM)

Neste tipo de programa, o anunciante paga uma quantia para o afiliado quando o banner alcança mil visualizações. Dessa forma, vale lembrar que, o número de impressões é equivalente à quantidade de pageviews do blog.

Custo por Venda (CPV)

Aqui, o afiliado só recebe a comissão quando o link compartilhado por ele gera venda. Assim, essa é a melhor opção para o pequeno produtor.

Vantagens

Com o marketing de afiliados, existem várias vantagens, tanto para a empresa que vende os produtos e, também, para o produtor de conteúdo ou influenciador digital, pois tem a possibilidade de monetizar o seu trabalho.

Listamos as principais vantagens do marketing de afiliados, veja:

Baixo investimento inicial

Uma ótima notícia é que não é necessário pagar nada para se afiliar a alguma marca, produto ou serviço. Dessa forma, basta ter uma conta gratuita em uma rede de afiliados e escolher quais os projetos você se identifica mais.

Desenvolva renda sem ter o próprio produto

É de conhecimento geral que, para vender antigamente, era necessário ter recursos financeiros para desenvolver seu negócio. Atualmente, não é necessário, pois sendo um afiliado, você está isento de todos esses custo. Dessa forma, deve apenas se preocupar com sua estratégia de marketing para vender produtos de terceiros.

Segurança

Se você aí, ainda está com receio em entrar no mundo dos afiliados, fique tranquilo, pois esse tipo de programa é muito seguro. Começando pela parte de rastreamento das vendas até na questão de pagamentos e comissões.

Desse modo, todo o processo é eletrônico, sendo fácil de localizar e verificar qualquer problema que surgir.

Marketing de Afiliados: canais de divulgação

Atualmente, existem vários canais que você pode usar para divulgação desse tipo de propaganda. Por isso, listamos os mais usados do momento, veja:

Site ou blog

Uma boa notícia para quem tem site ou blog, é que eles são os principais canais para fazer marketing de afiliados. Basicamente, se ele já tem tráfego eficaz, existe a possibilidade de monetizar o seu trabalho desenvolvendo conteúdos para ele.

Desse modo, um dos principais benefícios é que você é livre para publicar o que quiser nele, ou seja, escolhe a própria linguagem e temática e faz uma junção com o produto em destaque.

Redes sociais

Pois bem, as redes sociais são canais excelentes para o marketing de afiliados, já que, nelas, o produtor de conteúdo conquista seus seguidores. Um exemplo disso, são os influenciadores digitais que trabalham no Instagram fazendo publicidade para as marcas.

Porém, você pode usar outras redes sociais, por exemplo, Facebook, Twitter e Pinterest etc. Desse modo, a dica é apostar na rede que gera maior engajamento para o seu serviço.

Produza um canal no YouTube

Hoje em dia, o formato audiovisual tem crescido bastante, por isso, cabe a você apostar nele.

Segundo uma pesquisa da Wyzowl, 70% dos consumidores preferem assistir a um vídeo para conhecer um produto do que ler um texto em um site. E, também, 84% dos consumidores foram convencidos a fazer uma compra depois de assistir ao vídeo de uma marca.

Então, virar Youtuber é uma ótima opção para conquistar mais clientes e, consequentemente, mais vendas.

Como trabalhar com Marketing de Afiliados

Se chegou até aqui, é porque se interessou pelo serviço. Por isso, conheça agora como trabalhar com marketing de afiliados.

Escolha um ótimo programa de afiliados

São muitas empresas que oferecem programas de afiliados, tanto produtos físicos ou digitais. Por isso, deve pesquisar muito antes de escolher, pois, se ela for boa, seu trabalho será muito recompensado.

Escolha os produtos certos para divulgar

A segunda ação a ser feita é escolher produtos apropriados para seu público-alvo. Dessa maneira, precisará conhecer seus clientes, saber seus gostos e, além disso, conhecer também as mercadorias antes de anunciá-las, para fazer uma propaganda mais correta possível.

Eduque sua audiência sobre o produto que você está vendendo

Se o seu intuito é conquistar uma receita recorrente, precisará educar sua audiência sobre o produto oferecido por você. Desse modo, apresente materiais completos, por exemplo: e-books, artigos, vídeos e outros.

Use a publicidade paga

A publicidade paga é uma ótima opção, uma vez que, com ela, você alcançará a sua persona mais rápido. Para isso, os anúncios devem ser claros e objetivos sobre os valores dos produtos, além de ter imagens atrativas e coerentes.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *