Publicado em Deixe um comentário

Lives Instagram: Como utilizar para impulsionar vendas

As lives se tornaram uma ótima função oferecida pelo Instagram. Essa opção se resume em vídeos transmitidos ao vivo que também estão disponíveis em outras redes sociais, como o Facebook e o Youtube. Por isso, fazer lives se tornou uma função muito útil para quem está desejando aumentar as vendas da sua empresa

Isso porque, estudos indicaram que os vídeos são um dos formatos que mais oferecem engajamento dentro do Facebook e do Instagram. Uma pesquisa realizada recentemente revelou que, até o ano de 2021, 81% do tráfego na internet será gerado pelos vídeos.  

Atualmente, qualquer pessoa que utiliza o Instagram, o Facebook, o Youtube e perfis comerciais podem transmitir um vídeo ao vivo.  

Para que usar vídeos ao vivo

Se você quer se destacar usando lives, o conselho é variar nos diversos formatos de produção de conteúdo. 

Nesse sentido, uma pesquisa mostrou que os formatos streaming apresenta um maior alcance orgânico, quando comparado aos vídeos comuns.  

Ainda, durante a pesquisa, a empresa percebeu que as páginas conquistaram aproximadamente 2,6% de seu público alvo com vídeos gravados.  Enquanto as transmissões ao vivo foram capazes de atingir cerca de 7,3% do seu público.  

Os benefícios

O legal de fazer uma transmissão ao vivo é a grande interação que esse formato oferece. Com as lives, você consegue verificar quem realmente está comentando, curtindo e respondendo, tudo isso em tempo real.  

Com a interação que a live oferece, você pode descobrir qual é o nível de interesse do seu público em determinado produto. Sendo assim, é possível conseguir definir em qual etapa da sua seleção de vendas determinado usuário está.  

Se você passar a utilizar os streamings como sua estratégia de conteúdo, isso certamente aumentará o seu alcance e, por consequência, o engajamento de seu negócio.  

Pensando nesse benefício, separamos 5 ideias legais de como você deve usar os vídeos ao vivo para subir suas vendas. 

1. Dê atenção e levante as principais dúvidas dos seus clientes

Se você está iniciando agora o seu negócio e ainda não sabe como pode ser interessante para o seu público, uma sugestão é fazer uma live de perguntas e respostas.  

Além disso, você pode solicitar, durante a sua transmissão, que seus clientes façam perguntas, para que você responda todas ao vivo. Outra maneira, é verificar quais são as dúvidas constantes presentes no seu mercado de trabalho e respondê-las ao vivo.  

Essa estratégia faz com que mais dúvidas apareçam e, assim, seus seguidores passam a questionar ainda mais nos comentários. A ideia é aproveitar o engajamento obtido e gerar ainda mais. 

2. Prenda a atenção até o fim

De nada adianta oferecer um bom conteúdo ao vivo se não houver possíveis clientes assistindo. Por isso, é importante despertar o desejo no seu público em assistir sua live até o fim.  

Para que isso aconteça, organize o conteúdo do seu vídeo, de maneira que a sua audiência precise permanecer até o fim da transmissão.  

Por exemplo, se você está mostrando ao vivo um conteúdo sobre as melhores maneiras de economizar dinheiro durante viagens, é aconselhável deixar a melhor dica por último, com a intenção de que as pessoas assistam até o final.  

Se decidir seguir o conselho e oferecer uma dica surpreendente no final do vídeo, tenha certeza de que ela realmente vai deixar seus espectadores surpresos. Prometa somente aquilo que conseguirá cumprir, se realmente quer conquistar seguidores e compradores fiéis.  

3. Dê detalhes sobre o seu produto

Aproveite que está fazendo suas lives e anuncie um novo serviço ou produto. Um ótimo jeito é apresentar quais são as suas características e as suas funcionalidades.  

As transmissões ao vivo auxiliam aqueles que querem fazer o seu público a entender melhor sobre o que a sua empresa vende. Lembre-se que, você pode oferecer seu produto, porém, precisa fornecer informações capazes de convencer seus clientes 

Um exemplo disso é a Apple, que realiza lives anualmente para promover e demonstrar seus produtos novos.  

4. Compartilhe seu sucesso

Não deixe de compartilhar os depoimentos de seus clientes satisfeitos com os seus serviços. Você também pode realizar uma entrevista com algum convidado pela sua empresa, fazendo com que ele conte, detalhadamente, a sua história.  

Além do mais, é legal usar as lives para fazer um bate-papo, no qual o convidado passa, aos seus espectadores, como o seu produto foi satisfatório para ele.  

Depoimentos conseguem passar credibilidade ao público e, sendo assim, seus consumidores se sentirão mais seguros na hora de comprar o seu produto.  

5. Dicas bônus

Mesmo não sendo algo muito comum, existem muitas pessoas ganhando dinheiro vendendo suas lives. Isso funciona como se você comercializasse um ingresso para uma palestra.  

Mas, para você vender os conteúdos de uma transmissão, seu público precisa notar claramente o valor no tema retratado.  

Também, é possível monetizar o seu conteúdo. Para isso, você pode editar seu vídeo ao vivo, que fica salvo na plataforma em que transmitiu. Além disso, acrescente as considerações que acredita serem necessárias e comece a vender o conteúdo em vídeo gravado.  

Dessa forma, você poderá comercializar uma série de lives, nas quais transforma todo o conteúdo em um curso ou produto, passando a ter mais uma fonte de receita na sua marca.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *