Sozzeal

Links Patrocinados: O Que São e Como Funcionam [Guia]

Se você utiliza bastante a internet, certamente já encontrou links patrocinados nas páginas que visita. Dessa forma, links patrocinados é um método de publicidade online, que você paga para publicar um link em uma determinada página da web. 

Neste artigo, vamos te apresentar como eles funcionam na prática e muito mais. Vem conosco!

O que são Links Patrocinados

Se você utiliza o Google frequentemente para fazer buscas, com certeza já encontrou vários links patrocinados, ou, até mesmo, clicou em algum, certo?

Dessa forma, links patrocinados são anúncios em formato de texto simples que possuem uma chamada ou título, a URL da página em questão e uma descrição.

Assim, os links patrocinados se assemelham com os resultados de busca, o que difere os dois é que uma pessoa pagou para que ele ficasse em destaque. Por esse motivo, ganha uma marcação de anúncio ou link patrocinado. 

Além disso, existem vários lugares na web que você pode encontrar os links patrocinados, por exemplo, Facebook, Instagram, YouTube etc. 

Vantagens de investir em Links Patrocinados

Os links patrocinados são muito importantes para auxiliar o crescimento de suas campanhas de marketing digital. Por essa razão, vamos te apresentar algumas vantagens dessa ação. Veja a seguir: 

Possui retorno rápido

Se você trabalha com marketing digital, já deve saber que gerar tráfego orgânico não é uma ação simples. Desse modo, com a ajuda de links patrocinados seu conteúdo obtém retorno mais rápido. 

Amplia as conversões

Quando bem construídas as campanhas, elas conseguem captar usuários que têm o interesse de consumir aquele produto. Então, se você sabe desenvolver um ótimo planejamento e, também, boas campanhas atrativas, a probabilidade de conversão são inúmeras. 

Diminui os custos de marketing

Os custos com links patrocinados são menores se compararmos com as campanhas de marketing. Isso porque o aumento de conversões diminui bastante os gastos com serviços de publicidade, o que pode ser muito bom para empresas que estão começando agora. 

Fortalece a marca

“Quem não é visto não é lembrado!”

Essa frase deve estar presente em sua estratégia, pois para ser lembrado pelos leads, você sempre deve estar presente nas plataformas que eles mais frequentam. 

Dessa forma, se sua marca aparecer constantemente nas ferramentas preferidas dos usuários, a probabilidade de conseguir desenvolver uma certa curiosidade é muito grande. 

CPA, CPM e CPC: o que são

Se você quer investir em links patrocinados, deverá compreender três métodos de cobrança: CPC, CPM e CPA. Conheça cada um deles:

CPC

CPC (Custo por Clique) é uma forma de cobrar anúncios em que o anunciante paga por cada clique. Dessa forma, poderá encaminhar até o site de destino. 

Assim, para calcular o CPC é simples, basta dividir o total gasto pela quantidade de cliques obtidos no anúncio em questão. 

CPM

O CPM (Custo por Mil) é uma métrica que constitui o gasto que é desenvolvido a cada mil impressões de um anúncio encaminhado ao público da internet. Desse modo, quando você escolhe o CPM como forma de pagamento, geralmente, o anunciante aceita pagar um valor estabelecido para cada mil impressões. 

CPA

Por último, com o CPA (Custo por Aquisição), o anunciante paga quando atinge o objetivo da campanha. Por exemplo, o download de um conteúdo, uma venda etc. 

Então, podemos dizer que ele é um método de baixo risco para os anunciantes, pois só se paga pelos serviços que obtiveram retorno ou melhor lucro.  

Links Patrocinados: plataformas

Neste tópico, vamos te apresentar alguns exemplos de plataformas para você anunciar sua marca. Acompanhe:

Facebook Ads

Atualmente, grande parte das pessoas utilizam o Facebook para entretenimento e até mesmo trabalho. Dessa forma, é provável que seu público-alvo esteja presente nessa rede. 

Assim, promova anúncios no Facebook Ads. Para isso, tenha uma conta e uma página na rede social, depois é só escolher como quer anunciar, veja as seguintes maneiras: 

  1. Feed: podem ser exibidos na linha do tempo dos usuários, por exemplo, nas publicações de amigos e páginas curtidas; 
  2. Stories: são conteúdos compartilhados em formato de histórias, que ficam visíveis por 24 horas. Já as publicações pagas, você pode determinar o tempo que ficará disponível; 
  3. Audience Network: permite a divulgação de anúncios dentro e fora do Facebook. 

Instagram Ads

O Instagram é uma rede social nova e que possui vários usuários ativos. Dessa forma, a rede social é utilizada para o compartilhamento de conteúdos, que podem ser em formato de imagem ou vídeo. 

Para anunciar no Instagram, é muito simples, basta ter um perfil na rede. Assim, você pode anunciar no: 

  1. Feed: os anúncios patrocinados são exibidos nos conteúdos publicados pelos perfis seguidos na feed de notícias, que fica localizado na página principal; 
  2. Stories: assim como no Facebook, o Instagram funciona da mesma forma, os conteúdos permanecem por 24 horas quando não são patrocinados. 

Google Ads

Hoje em dia, o Google é uma das principais ferramentas de pesquisa. Assim, grande parte das pessoas, antes de realizar uma compra, pesquisam sobre o produto, valores, funcionamento etc. Por isso, é tão importante investir no Google Ads. Veja alguns formas de anunciar nele:

  1. Search: a sua marca pode aparecer nos resultados de busca do Google de duas maneiras: orgânica e paga. Na orgânica, o Google ranqueia a sua página baseado em uma série de questões. Já na paga, é necessário patrocinar palavras-chave relacionadas ao seu negócio; 
  2. Display: é uma forma de anúncio veiculado em sites que tem parceria com o Google. Dessa forma, você deverá selecionar palavras-chave e patrociná-las. Além disso, poderá configurar a exposição por segmentação de público etc.  

LinkedIn Ads

LinkedIn Ads é uma plataforma de anúncios para profissionais. Desse modo, ela oferece um espaço para fazer a segmentação e, também, atrair usuários mais qualificados. Veja quais são as opções de anúncios:

  1. Sponsored Content: tem o intuito de promover o seu conteúdo para profissionais em diversos aparelhos, como desktop, smartphone e tablet. Assim, o conteúdo aparece em sua tela inicial;
  2. Text Ads: aqui, você poderá colocar um link no texto e direcioná-lo para seu website; 
  3. Sponsores InMail: permite o envio de mensagens para seus leads diretamente na caixa de entrada da rede para impressionar os visitantes. 

Youtube

YouTube também faz anúncios dentro do Google Ads. Dessa maneira, os anúncios podem ser feitos em formatos de vídeo. Assim, o local de exposição não precisa ser somente no YouTube, mas também, em rede de pesquisa e rede display, a escolha dependerá de seu intuito principal. 

Native Ads

Native Ads, mais conhecido como publicidade nativa, é uma opção de entregar anúncios importantes para o público, sem atrapalhar o visitante no momento da visualização. Desse modo, eles aparecem no final da página ou em formato de recomendação. 

Assim, podemos dizer que a principal vantagem da ferramenta é que é menos intrusiva do que os banners, além de disponibilizar espaço para conteúdos informativos e legais que chamem a atenção do público. 

Como usar Links Patrocinados

Vamos colocar a mão na massa? Preparamos um passo a passo de como usar links patrocinados. Acompanhe:

1. Escolha o canal ideal que vai usar

Primeiramente, você precisa saber quais canais o seu público mais se identifica. Depois de fazer essa observação, a probabilidade de atingir as pessoas certas é maior. Desse modo, o seu público pode estar no: 

  1. Google Ads;
  2. Facebook;
  3. Twitter;
  4. Instagram;
  5. LinkedIn;
  6. YouTube;
  7. Snapchat.

2. Selecione as palavras-chave

Vale lembrar que, as palavras-chave mais procuradas possuem custos mais altos por clique. Dessa maneira, é essencial escolher palavras que tenham total relação com o seu conteúdo. 

3. Desenvolva uma escala de divulgação para cada canal

Lembre-se que, cada tipo de canal tem suas características e seu conteúdo deverá se adequar a cada um. Ou seja, os horários de publicação, público e local variam de acordo com cada um. 

4. Mensure os resultados

Por último, lembre-se que nenhuma estratégia ficará completa se os resultados não forem analisados. Então, aproveite os recursos dos links patrocinados para avaliar o desempenho dos seus anúncios. 

Simples, não é? 

O que saber antes de fazer uma campanha de Links Patrocinados

Agora, vamos te mostrar alguns fatores que você deve considerar no início de uma campanha de links patrocinados. Confira a seguir:

Custos envolvidos

Os links patrocinados possuem um custo-benefício muito bom e, também, oferecem ótimos resultados. Porém, devemos avaliar, já que cada custo tem um tempo estabelecido para que os resultados sejam conquistados. Então, escolha uma quantia que possa suprir as suas expectativas de acordo com o tempo determinado. 

Período de retorno 

Uma das principais características que envolvem os links patrocinados é o retorno imediato dos investimentos. Dessa forma, quanto maior o investimento, mais rápido serão os resultados. 

Variedade de canais 

Saiba investir em vários canais, pois quanto mais você utilizar, maior é a probabilidade de retorno positivo. 

Conteúdo especializado

Por fim, procure saber como funciona cada canal para desenvolver conteúdos apropriados para os seus anúncios. Dessa maneira, faça anúncios inteligentes, bem escritos e elaborados e com as palavras-chaves corretas.  

Dicas de como melhorar campanha de Links Patrocinados

Separamos as melhores dicas para você saber como melhorar suas campanhas de links patrocinados. Acompanhe:

Otimize sua Meta Title

Pois bem, a Meta Title é o título da sua página que aparece no algoritmo do Google. Por essa razão a meta é tão importante para a otimização. Desse modo, em sua campanha de links patrocinados, foque em suas palavras-chaves, quais possuem maior volume de cliques e CTR e, assim, use os termos na meta title da sua página. 

Melhore sua Meta Description

A Meta Description é a descrição reduzida do conteúdo que a sua página possui. Por isso, escolha os termos mais importantes de seu anúncio na Meta Description da sua página. 

Intensifique o conteúdo da sua página

Lembre-se que não adianta ter o melhor conteúdo se não souber como oferecer ele para o Google. Então, utilize as headings, parágrafos, tamanhos de fontes, alinhamento à esquerda etc. Todos esses itens vão te ajudar a alcançar um ótimo desempenho da qualidade de seu website. 

Como colocar Links Patrocinados no meu site

Agora que você sabe muito sobre o assunto, vamos te mostrar como colocar links patrocinados em seu site!

1. Faça uma conta no Google AdSense

Primeiramente, você deve fazer um cadastro no Google Ads. Depois, entre na página e coloque todas as informações pedidas. E, então, o Google irá avaliar se o seu site possui as diretrizes da empresa, se for aprovado, poderá começar a publicar anúncios. 

2. Estabeleça o número de anúncios

Após ativar a conta, você deverá escolher a quantidade de anúncios que serão colocados em seu site. Melhor começar aos poucos, certo?

3. Escolha a localização dos anúncios

O Google AdSense possui algumas regras para a localização dos anúncios. Mas, em muitos casos, eles devem ficar visíveis para o visitante sem atrapalhá-lo no momento da leitura. 

4. Escolha os formatos que serão exibidos

Por último, você poderá escolher os tipos de anúncios que queira veicular, como:

  1. Anúncios gráficos: banners exibidos em qualquer lugar da página; 
  2. Rich media: anúncios interativos, por exemplo: HTML, gif e vídeos; 
  3. Bloco de links: listas de tópicos importantes com links de redirecionamento. 

Conclusão

Então, os links patrocinados são um método de publicidade online, em que você paga para publicar um link em uma plataforma. Desse modo, existem várias redes que você pode escolher para divulgar o seu produto, por exemplo, Instagram, Facebook, YouTube etc. 

Dessa forma, sabemos que a maioria das pessoas passam grande parte de seu tempo nas redes citadas acima. Então, a utilização de links patrocinados nesses veículos é essencial para o crescimento de pequenas e grandes empresas.  Por essa razão, não deixe de fazer o uso de links patrocinados em sua estratégia de marketing.  

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Sair da versão mobile