Sozzeal

O que é LinkedIn e para que serve essa rede social

LinkedIn é uma rede social profissional que tem o intuito de criar conexões e relacionamentos. Com ela, você pode fazer seus currículos, procurar empregos e fazer amigos do mundo todo. Além disso, as grandes empresas também o utilizam para procurar candidatos para as vagas em aberto.

Agora, com o LinkedIn, ficou mais fácil conseguir o tão sonhado emprego, já que tem opções de incluir várias informações profissionais e muito mais. Ainda, essa ferramenta completou 500 milhões de inscritos, tornando-se a maior plataforma destinada a negócios.

Já pensou em participar dessa rede também? Tenho certeza que vai gostar de todas as suas funcionalidades. Continue a leitura nos próximos tópicos, pois vamos te explicar mais sobre ela.

 O que é LinkedIn

Criado em 2003, o LinkedIn é uma plataforma profissional, que os usuários criam o seu perfil e podem seguir ou fazer conexões com mais pessoas. Ao criar seu perfil, é necessário colocar suas informações pessoais, por exemplo: foto e capa de perfil, nome, cargo, local, biografia, formação acadêmica, interesses, projetos realizados etc.

No início, a ferramenta tinha funções básicas, hoje, com o aumento de usuários, conquistou mais funções. Uma das novidades do LinkedIn, é a “company pages”, que serve para empresas publicarem vagas, sendo que seu formato é parecido com o feed do Facebook. Separamos algumas funções novas do LinkedIn, veja:

  1. Funções para as empresas procurarem novos funcionários;
  2. Listas de vagas e opções para se candidatar pela própria plataforma;
  3. Feed de conteúdos para os usuários manterem contato com sua rede profissional.

Além do mais, o LinkedIn separa as vagas disponíveis por meio da conexão de cada perfil com ela, isto é, existe um ícone de 1º, 2º, e 3º grau ao lado do nomes, o qual determinará a sua chance de ganhar o emprego.

LinkedIn: para que serve essa rede social

Se você está procurando um novo emprego, o LinkedIn é uma ótima opção para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho, pois muitas empresas estão presentes nessa plataforma para divulgar suas propostas.

Assim, se você é dono de uma empresa e tem o objetivo em investir em Marketing Digital, fique sabendo que essa ferramenta é bem importante, não só para contratar funcionários, mas também para divulgar seus conteúdos, fazer anúncios e, além disso, publicar textos dentro da plataforma. Não é incrível?

Dessa maneira, uma boa dica para você, é usar algumas funcionalidades da plataforma. Dentre as mais essenciais, destacamos a: “company pages”, visto que essa opção permite que as empresas gerem audiência, isto é, distribui suas publicações para atrair curtidas e compartilhamentos.

Dessa forma, publique bastante conteúdos, pois, assim, várias pessoas conhecerão seu perfil.

Como funciona o LinkedIn

A plataforma tem algumas funcionalidades mais especificas que ajudam o crescimento de sua persona. Separamos as mais importantes para você ficar por dentro.

Conexões no LinkedIn significa contatos, ou seja, ligação entre os usuários. Essa ação possibilita a interação entre as pessoas e as empresas. Dessa maneira, com esses contatos, você consegue acompanhar diretamente e divulgar ainda mais seus conteúdos.

Os grupos no LinkedIn funcionam dessa forma: as pessoas que tem interesse em comum em algum tema em específico podem criar fóruns para falar sobre e trocar experiências. Além do mais, permite que os participantes saibam o que seu público está falando e as dúvidas frequentes de profissionais que já trabalham na área.

É uma opção voltada para a produção de conteúdo, com ela, os usuários podem criar artigos e compartilhá-los com seus contatos, assim, trocando ideias. Ainda, em seus artigos, você poderá colocar fotos, vídeos e links para compor suas publicações, deixando-a mais atraente.

 Dicas para tornar seu perfil no LinkedIn atrativo

Agora, vamos expor algumas dicas para melhorar o seu perfil, ou seja, chamar mais atenção das empresas.

  1. Aprenda a mostrar suas habilidades: use a aba de habilidades, liste cinco ou mais, isso será fundamental para seu perfil;
  2. Escolha uma boa foto de perfil: essa foto não poderá ser a mesma de suas redes sociais, pense em uma mais profissional;
  3. Faça um bom resumo: seja breve, mas, tente colocar todas as informações possíveis. Por exemplo, diga o que te motiva, seus interesses profissionais e seu contato.
  4. Deixe bem destacado sua experiência profissional: fale sobre sua prática, o período que concluiu sua graduação, por exemplo, e se já trabalhou em sua área.

 Como criar uma conta no LinkedIn

Se chegou até aqui, é porque se interessou por essa rede. Por isso, acompanhe o passo a passo de como criar uma conta no LinkedIn:

  1. Primeiro, clique aqui para acessar a página;
  2. Coloque seu nome, sobrenome, e-mail e senha;
  3. Depois, clique em “cadastre-se agora”;
  4. E, por fim, conclua todas as etapas solicitadas.

Prontinho. Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Sair da versão mobile