Publicado em Deixe um comentário

Link Building: O que é e Como fazer para ganhar autoridade

Link Building o que é como fazer

Link Building é a ação de conseguir links para um site ou página. Dessa forma, seu objetivo principal é sustentar uma certa relevância na web e, também, nos mecanismos de buscas, uma vez que o site ficará bem posicionado. Já pensou em utilizar esse método em sua estratégia de SEO? Continue a leitura, nós construímos um artigo recheado de novidades sobre.

O que é Link Building

Pois bem, link building é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de conseguir links relevantes de outros sites. Por meio dessa ação, é possível ampliar a autoridade e reputação do website nos mecanismos de buscas, para que seu tráfego orgânico melhore, aumentando, também, o posicionamento no SERP

Dessa forma, os links possuem um papel essencial para os mecanismos de busca, porque é através deles que se encontra uma página e, assim, determinam sua autoridade por meio da quantidade e qualidade de links recebidos. 

Em vista disso, mais importante que uma grande quantidade de links indicando sua página, é a qualidade deles, então, pense nisso!

Dessa forma, essa ação está ligada à autoridade de domínio, que significa que, quanto maior for a autoridade de um site que é linkado para o seu, maior será o peso da recomendação de seu website para o Google. 

Importância do Link Building

Atualmente, o link building oferece um papel importantíssimo para todos os sites por vários motivos. A seguir, veja quais são eles: 

Ganho de autoridade em sistemas de busca

Os links apontados para seu site auxiliam a ganhar autoridade e maior relevância para sistemas de buscas. Então, com o link building, você conseguirá melhorar as posições nos resultados de busca. 

Possibilidade de aumento de tráfego

Além da ampliação de tráfego que você obterá em sistemas de buscas, você poderá ter um aumento de tráfego vindo de páginas que estão te indicando. 

Como o Google avalia os links

O Google utiliza uma variedade de fatores para selecionar uma página no ranking. Confira, a seguir, quais são eles: 

Quantidade de links 

No início, a quantidade de links era o primeiro critério  adotado pelo Google. Hoje, essa avaliação ainda continua sendo muito importante. Porém, não adianta receber vários links de sites que não são importantes e confiáveis, pois essa ação não traz retorno. 

Diversidade de links

Para o Google, o site prova ter mais autoridade quando recebe links de vários domínios diferentes. Por isso, a variedade do perfil de links também entra nessa avaliação.

Contexto do link

O Google também compreende o contexto em torno do link para saber se ele é realmente importante. Dessa forma, ele entende que links de sites que tem afinidade com a sua área de atuação possui um maior valor, já que agregam mais benéficos  para o público-alvo daquele site. 

Texto-âncora

Texto-âncora é o texto clicável do link. Desse modo, ele oferece algumas palavras-chave e, também, um pequeno resumo do que o usuário vai encontrar na página ao clicar no link. Em vista disso, o Google usa esse fator para indexar as páginas.

Confiabilidade

Os sites confiáveis são aqueles que auxiliam a desenvolver uma web mais protegida e relevante para o usuário. Dessa forma, para analisar a confiabilidade, ele leva em consideração a idade do domínio, o uso de certificados de segurança e a qualidade de conteúdo. 

Links do seu site para suas páginas

Os links que você coloca em seu próprio site não agrega muito valor quanto os backlinks, mas, eles demonstram a hierarquia das suas páginas para o Google. 

Como avaliar backlinks

Pois bem, backlinks são links estratégicos posicionados no decorrer de um texto que levam os usuários até uma página de seu website. Neste tópico, vamos te ensinar a avaliá-los através das seguintes ferramentas:  Backlink Audit e Análises de backlinks da Semrush.  Confira a seguir: 

Compare seu perfil de backlinks com os concorrentes

Primeiramente, faça login na ferramenta Análises de backlinks e digite o seu domínio e 1 ou 4 domínios de seus concorrentes. Depois, na aba “visão geral”, você encontrará todos os itens que necessita para entender se está seguindo o método correto com a sua estratégia de link building.

Encontre e avalie cada backlink que você possui

Agora que você sabe qual é a pontuação de seu conteúdo comparado com a concorrência, é o momento de saber quais são os principais problemas que impedem o seu crescimento. Para isso, utilize a plataforma Backlink Audit, desenvolva um projeto e configure a ferramenta. Por exemplo, coloque suas palavras-chave, categoria e concorrentes.  Desse modo, isso te auxiliará a entender a importância de cada link.

Escolha se você deseja rejeitar ou remover links prejudiciais

Nesta etapa, você poderá retirar os backlinks tóxicos de duas formas: 

  1. Falar com o dono do site de referência para pedir que exclua o link;
  2. Enviar o link para a lista de rejeição e, depois, exportá-la para a ferramenta Google Disavow.  

Limpe seu portfólio de backlinks

Remover

Entre na aba “remover”, depois, conecte o seu e-mail e personalize o modelo para pedir a remoção do link. Desse modo, o endereço de e-mail do destinatário será encontrado automaticamente.

Assim, quando você solicita a remoção de um determinado link, é essencial que você adote a abordagem correta, pois, quando entrar em contato com os webmasters, você precisará provar que a sua mensagem não é spam. 

Rejeitar

Caso um link não for encontrado, o que lhe resta é rejeitá-lo. Então, encontre o ícone “rejeitar”, exporte o conteúdo dela para txt e, depois, realize um upload para a ferramenta Google Disavow do domínio apropriado. 

Simples, não é?

Como fazer Link Building

A melhor forma para conseguir ranquear um site no topo do Google é por meio de estratégias de Link Building. Dessa forma, ela torna o seu site mais relevante e acessado. Confira, agora, como fazer link building: 

Guest Posts

O Guest Posts é uma ótima opção de estratégia de link building. Isso porque ter materiais creditados e linkados em um site com excelente domínio e bom número de tráfego orgânico oferecerá um novo público a sua empresa e, também, mais cliques.

Local correto

Não existe um lugar correto nem hora exata para fixar o seu site. Desse modo, seu site poderá ser voltado para vendas de produtos variados ou uma nova rede social. Os dois conseguirão obter sucesso, fazendo parte em sites de nichos distintos do seu. 

Vale lembrar também que, possuir seu backlink qualificado inserido em um site com associação em seu nicho aumentará suas chances de vitória. 

Marketing de conteúdo

Por exemplo, se o seu site vende livros de economia, e possui um backlink em um site que fala sobre economia, desenvolverá novos acessos de um público que gosta de seu produto e o consome frequentemente, certo? Pois bem, esse é o Marketing de Conteúdo. Desse modo, toda a ação ficará mais orgânica e, consequentemente, aumentará o nível de divulgações, promoções e parcerias entre os sites. 

Parceria de alta qualidade

Uma ótima dica é divulgar sites, para que ambos consigam mais acessos. Em alguns casos, o maior divulga o menor, mas, isso pode variar. Dessa forma, o conteúdo deverá encaixar com o proposto pelos sites, em muitos casos, o link building é feito dos dois lados, cada um divulga o outro. 

Garanta o seu material

A estratégia principal nessa ação é o seu site ser bom, mas, como? Saiba comunicar de maneira correta e se apresentar para um público novo com ideias novas. Desse modo, a qualidade desenvolverá novos acessos e relevâncias e, assim, outros sites falarão sobre sua página e o seu crescimento será certeiro. 

Divulgue o seu negócio

A chave para todo sucesso está na divulgação. Então, faça publicidade de outros sites também, trabalhe nos dois lados da moeda!

Que tal colocar essas estratégias em prática?

Conclusão

Então, Link Building são estratégias que tem o intuito de captar links relevantes de outros sites. Dessa forma, é possível aumentar a autoridade e reputação do website nos mecanismos de buscas.

Por isso, não deixe de utilizá-lo em sua estratégia, pois, através deles, é possível encontrar uma página e, também, determinar a autoridade a partir da quantidade de links recebidos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.