Sozzeal

Landing Page: O que é, Significado, Exemplos e Como criar uma

Você aí, sabe o que é uma landing page? Ela é uma ferramenta muito importante para quem precisa de leads. Quer conhecer um pouco mais sobre? Então, continue a leitura.

O que é Landing Page

 

Pois bem, as landing pages têm como intuito principal a conversão dos visitantes. Dessa forma, são páginas com poucos conteúdos, que foca apenas em CTA, ou seja, evita textos e imagens em excesso.

Exemplificando, se você tem um site e recebe milhões de usuários nele, mas, não consegue convencê-los de realizar uma ação, como comprar um serviço ou responder um pesquisa, precisará utilizar a técnica de landing page.

 

Desse modo, com a landing page, as empresas conseguem desenvolver páginas específicas. Assim, retiram elementos que possam tirar o foco do visitante, que é realizar uma ação dentro da página.

Frequentemente, essa estratégia de marketing se converte em preencher formulários em troca de algum benefício, por exemplo, ebooks, infográficos, planilhas etc. Além disso, ela oferece, também, a conclusão de uma compra e outras ações que auxiliam a estratégia.

 

Landing Page significado

 

Muitas pessoas tem dúvida sobre o real significado de Landing Page. Dessa maneira, a tradução do termo seria “páginas de aterrissagem”.

Mas, afinal, o que significa Landing Page? É uma página de seu site onde as pessoas que foram atraídas por meio de anúncios são direcionadas. Então, o significado dessa palavra seria melhor compreendido como “páginas de recepção”, onde os usuários “aterrissam”, quando estão realizando pesquisas na internet.

 

Como funciona Landing Page

 

Agora que você já sabe um pouco sobre o assunto, vamos te mostrar como as Landing Pages funcionam. Acompanhe a seguir:

 

Precisará de uma oferta

Primeiramente, você precisa ter uma oferta, por exemplo, ebooks, lista de verificação, webinars, pacote de informações relevantes que consistem em links e downloads. Vale lembrar que, essa oferta deverá ser de interesse do cliente ideal.

Desenvolva uma landing page para a oferta

 

Para desenvolver uma ótima landing page para a oferta, listamos

 

os elementos principais que contém nela, veja:

  1. Uma página completamente focada na oferta;
  2. Título e espaço convincentes para explicar como a oferta oferece valor suficiente para um visitante. Isso para que o usuário aceite deixar seus dados nela;
  3. Uma ótima imagem;
  4. Um formulário bem convincente;
  5. Um meio para entregar a oferta, ou, melhor dizendo, uma página de agradecimento.

Legal, não é?

Entregue a oferta com uma página de agradecimento

 

A página de agradecimento é muito importante para concluir todo esse processo. Desse modo, ela é uma página da web separada que aparece após o preenchimento do formulário e clique no botão download. Além disso, ela disponibiliza uma oferta bacana e, também, restaura a navegação para todo o site.

Promova sua landing page

 

Agora, você deverá agrupar a oferta e todos os conteúdos da landing page e ativar as etapas de e-mail marketing.

Dessa maneira, se preferir, poderá escolher em promover por meio dos botões de chamada à ação (CTA), assim, coloque em seu site, no final dos artigos e, também nas mensagens de e-mail.

 

Para divulgar ainda mais, compartilhe em suas redes sociais, pois, hoje em dia, grande parte das pessoas estão lá. Então, se sua estratégia for boa, ela conseguirá vários leads para o seu empreendimento.

Utilize um formulário de oferta de fluxo de pop-up

 

Um formulário de oferta de fluxo de pop-up é uma plataforma bem simples e que gera leads, assim, ela aparece depois que um visitante passa um tempo navegando na internet. Desse modo, com a ferramenta, você poderá colocar um visual de oferta atraente e, também, títulos e espaços inteligentes que exemplifique como a promoção integra valor.

Funciona da seguinte maneira, ao clicar no formulário, um a quatro campos são exibidos. Dessa forma, você poderá solicitar um endereço de e-mail e outras informações. Depois que ele estiver todo preenchido, o visitante poderá acessar a oferta por meio de um link em uma mensagem de agradecimento.

Exemplos de Landing Page

Agora, para te inspirar, listamos dois exemplos de Landing Page de sucesso, veja:

Empresa Endeavor

 

A empresa Endeavor desenvolveu um ebook sobre planejamento estratégico, com cores que combinam com a história da empresa, ilustrações da oferta e, ainda, focaram em frases curtas para atrair os visitantes e obtiveram sucesso.

Empresa Lamas BrewShop

A organização Lamas BrewShop contém mais de 82% de conversão na landing page informativa. Dessa maneira, a empresa desenvolveu um glossário cervejeiro, o “Lamas BrewShop”, que tem o objetivo de atrair todos os públicos, inclusive quem não é fã de cerveja.

Como criar uma Landing Page

Se chegou até aqui, é porque se interessou pelo serviço. Por isso, conheça agora como criar uma Landing Page:

Crie um título

O primeiro passo a ser feito é criar um título. Para isso, é necessário muita criatividade para atrair a curiosidade do visitante. Mas, cuidado para não exagerar no comprimento, certo?

Crie um subtítulo

Assim como o título, o subtítulo deve ser muito criativo. Desse modo, ele funciona como uma extensão, concedendo outras informações essenciais para a conversão do usuário.

Escreva os textos da landing page

Aqui, você deve focar nos benefícios de seu serviço. Então, desenvolva bastante seu texto utilizando copywriting, escrevendo frases curtas que se conectem e, também, não se esqueça de revisá-lo várias vezes.

Defina imagens para a landing page

Escolher as imagens corretas é muito importante, pois, a primeira coisa que observamos em um site, são as imagens. Então, escolha bem, veja se a imagem combina com o contexto em que está localizada.

Escolha um modelo de página em que o conteúdo planejado se adapte

Para atrair os futuros leads, você deverá escolher um ótimo visual para a landing page. Uma ótima dica é não deixar o seu texto e imagem muito pequenos ou grandes demais.

Adicione o conteúdo à página

Agora, escolha um software de criação de landing page, assim, você ganha mais tempo para colocar seus conteúdos em sua plataforma. Para te ajudar, listamos dois exemplos mais utilizados, veja: 

1. InstaPage

O InstaPage, é um dos serviços mais simples de ser utilizados por pessoas que tem pouca habilidades em programação. Dessa forma, ele conta com mais de 70 modelos de landing page que podem receber alterações como mudanças de cor e muito mais.

2. IM Creator

A segunda opção que apresentamos para vocês é uma ferramenta totalmente gratuita, mas, ela não é tão fácil de ser utilizada por quem não possui tanta experiência em codificação. Mesmo assim, não deixe de escolhê-la, pois ela permite criar uma landing page atrativa para seus visitantes.

Determine os campos do formulário

Para determinar os campos do formulário, você deverá analisar esses dois fatores:

  1. O tipo de conteúdo que você oferece;
  2. A persona que vai recebê-la.

Personalize a identidade e imagens da página

Este é um passo essencial no desenvolvimento de sua estratégia, pois não adianta passar horas criando uma ótima landing page e ela não ter uma identidade visual de seu negócio. Portanto, utilize as mesmas cores e fontes da marca que estão disponíveis no site.

Como divulgar Landing Page

Com tudo pronto, o último passo a ser feito é divulgar a Landing Page, para gerar mais leads e tráfego em eu site. Para isso, existem alguns canais para te ajudar, veja quais são eles:

Redes sociais

Utilize suas redes sociais para gerar leads. Por exemplo,  Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram possuem públicos que podem se interessar por seu produto. Então, escolha os recursos que eles oferecem para desenvolver uma ótima estratégia.

Site/blog

Nos websites ou blogs, você poderá divulgar sua landing page nas páginas mais acessadas para gerar mais leads. Assim, coloque banner nas barras laterais de seus posts.

E-mail Marketing

Hoje em dia, o E-mail Marketing é bastante usado para distribuir conteúdos relevantes para seus contatos selecionados. Dessa maneira, você poderá enviar um e-mail para divulgar seus materiais.

Mídias pagas

Existem várias opções de mídias pagas. Atualmente, as mais usadas são Google Ads e Facebook Ads, eles te ajudam bastante no impulsionamento de sua empresa. Então, não deixe de utilizá-los.

Interessante, não é?

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Sair da versão mobile