Sozzeal

Identidade Visual: O que é e como criar em seu negócio

A princípio, identidade visual é a união de elementos gráficos que tem o objetivo de informar ao público a ideia, os valores, o propósito e a missão de uma empresa. Assim, os elementos da identidade visual são: nome, slogan, cores, tipografia, embalagens. Dessa forma, o intuito é a marca ficar gravada na mente do público facilmente.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura. 

O que é Identidade Visual

Pois bem, identidade visual é a junção de vários elementos gráficos e visuais, que tem a missão de desenvolver uma imagem positiva de sua empresa e, também, demonstrar quais são seus valores e ideias. 

Exemplificando, sabe quando você sente um cheiro de um perfume e logo lembra a marca dele? Pois é, isso se chama identidade visual. 

Assim, para que a marca seja reconhecida positivamente, é necessário definir e destacar as suas melhores qualidades, para que ela se torne única e interessante. Ainda, o conjunto de fatores que formam a identidade visual vai muito além de um cartão de visitas para cativar novos clientes. 

Por esse motivo, quanto mais caprichar em sua estratégia, mais consumidores sua marca ganhará. Dessa forma, existem empresas que focam tanto na identidade visual que são lembradas apenas por suas cores. É por esse motivo, por exemplo, que essa estratégia é muito importante para o Marketing Digital.

Os elementos principais que compõem o desenvolvimento de uma identidade visual são: logomarca, tipografia, paleta de cores e materiais de divulgação. 

Importância da Identidade Visual

Atualmente, é essencial trabalhar a identidade visual de sua marca por várias questões, a principal é que, com ela, você consegue definir de forma visual e prática quem é a empresa. 

Já imaginou se o McDonalds não tivesse uma ótima logomarca? Certamente perderia em meio a tantos concorrentes. Dessa maneira, pense que ninguém existe sem identidade e que o mesmo serve para as marcas. 

Então, a identidade visual desenvolve o reconhecimento e o valor de uma marca. Assim, quanto maior a presença dos elementos na vida dos consumidores, maior será a sensação de proximidade. 

Dessa forma, com o decorrer dos tempos, a identidade ganhará um espaço na mente do consumidor e, consequentemente, o transformará em lead

Exemplos de Identidade Visual bem definidas

Agora, para você entender melhor como funciona a identidade visual, separamos alguns exemplos bem definidos. Confira a seguir: 

SAMU

O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), é muito reconhecido pelo importante trabalho que oferece. Diante disso, para ficar mais gravado na mente das pessoas, a corporação utiliza uniformes e veículos com um design atraente. 

ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), tem o intuito de oferecer a segurança e conferir a qualidade dos serviços aéreos oferecidos no país. Desse modo, é uma empresa que necessita demonstrar autoridade e seriedade ao público, assim, tais valores ficam visíveis em sua logo

Cielo

A Cielo trabalha com transações financeiras realizadas com cartões de crédito e débito. Dessa forma, lidar com dinheiro exige da empresa muita responsabilidade para conquistar os clientes.

Por esse motivo, no guia da logomarca Cielo, a empresa afirma que: “a consistência e a coerência presentes nas soluções visuais contribuem para fortalecer a imagem da marca”. 

Manual de Identidade Visual: Como fazer

Se chegou até aqui, é porque se interessou por essa estratégia. Por isso, conheça, agora, como fazer um manual de identidade visual: 

Briefing

O briefing é muito importante nessa ação, pois, sem ele, fica quase impossível reunir as ideias que você deseja transmitir para o seu cliente. Por isso, listamos as cinco perguntas que devem ser respondidas no briefing de identidade visual. 

  1. Como você descreveria o seu produto?
  2. Como você quer que o seu público o identifique?
  3. Quem é o seu público-alvo?
  4. Qual é o seu diferencial?
  5. Quem são os seus concorrentes?

São essas respostas que guiarão o desenvolvimento da identidade visual. 

Brainstorming

O brainstorming é uma reunião em que toda a equipe da empresa se reúne para discutir todas as ideias que surgirem para desenvolver melhorias. Dessa maneira, é aí que nasce o esboço que sua identidade visual se tornará. 

Defina bem a persona

Pois bem, para te ajudar nessa missão, existe um agente que você certamente já deve ter ouvido falar da “Brand Persona”. Pois bem, essa persona representa o que a marca tem a oferecer e como ela quer cativar o cliente. Dessa forma, com ela, fica mais acessível delinear a personalidade da sua marca aos olhos do público. 

Defina a Fonte, Cor e Estilo

Nessa etapa, você terá que designar uma equipe para a tarefa que será responsável por desenvolver todas as ideias. Além disso, desenvolverá várias mudanças para deixar a identidade visual de sua empresa bem marcante. 

Escolha a tipografia correta

A fonte é mais um elemento importantíssimo para a sua marca. Sendo assim, ela precisa estar perfeita e harmoniosa com as imagens e cores e, também, ser legível para todos os visualizadores. 

Escolha uma boa paleta de cores

A escolha da cor é essencial, pois elas despertam sentidos, ativam memórias e representam conceitos. Devido a isso, separamos os significados de algumas cores para você escolher qual se adequa ao seu negócio:

  1. Vermelho: dinamismo, paixão, energia, perigo, intensidade;
  2. Azul: segurança, sucesso, serenidade, produtividade, seriedade;
  3. Amarelo: luz, otimismo, esperança, brilho, cautela;
  4. Verde: confiança, calma, esperança, saúde, natureza.

Definindo o formato

Por fim, os formatos geométricos que serão escolhidos para a sua identidade visual podem despertar diferentes conceitos na mente do público. Desse modo, as linhas desenvolvem vida para a sua marca e, também, impressões muito diferentes para os clientes. Assim, elas devem apresentar harmonia com todas as ideias, inclusive de design. 

Simples não, é? 

Como aplicar a Identidade Visual

Após conhecer melhor o seu público e saber os hábitos de consumo deles, fica mais fácil saber em quais meios e locais é melhor para a sua marca ser divulgada. 

Cada empresa tem uma necessidade específica de veiculação para apresentar o seu negócio. Por esse motivo, separamos algumas dicas para você escolher a que mais se encaixe com a sua instituição. 

Logotipo

O logotipo é muito importante para a identidade visual de sua marca. É por meio dele que todos os componentes gráficos são produzidos. Então, tenha em mente um profissional qualificado que possa realizar esse serviço para atrair os clientes. 

Website

O website é uma ferramenta importantíssima para desenvolver um ótimo relacionamento com o público e, também, alcançar um número maior de pessoas. Mas, só criar o site não é o suficiente, já que, para conseguir relevância e destaque na internet, é necessário ser encontrado de forma rápida no Google (falamos sobre a técnica de SEO aqui). 

Para isso, desenvolva um blog corporativo, pois será uma ótima opção de crescimento para seu negócio. 

Dicas de como criar uma Identidade Visual

O desenvolvimento da identidade visual é um processo que necessita de dedicação, criatividade e participação de toda a equipe. Para te ajudar, nós separamos duas dicas para te auxiliar nessa ação. Confira a seguir: 

Desenvolva uma identidade visual coerente e flexível

Primeiramente, lembre-se de todos os produtos que você deseja aplicar a sua identidade visual. Dessa forma, desenvolva um logotipo que possa se adaptar facilmente à vários formatos, mas, que nunca perca a essência da sua missão. Assim, sua imagem deverá ser consistente e flexível ao mesmo tempo. 

Faça mais que um logotipo

O logotipo deve deixar bem claro ao potencial cliente quem é a sua empresa e, também, precisará despertar a curiosidade para querer saber mais sobre ela e todos os benefícios que pode oferecer. 

Dessa maneira, as imagens transmitem mensagens poderosas, então, saiba qual é o tom de voz que deseja que o seu logotipo apresente. Além disso, ela deverá estar de acordo não apenas com os padrões, mas também flexível aos gostos dos possíveis clientes. 

Legal, não é?

Gostou do conteúdo? Compartilhe. 

Sair da versão mobile