Publicado em Deixe um comentário

Google Trends: O que é, Como Funciona e Como usar

Google Trends o que é como usar

O Google Trends é uma ótima ferramenta para  saber a evolução do número de buscas de uma determinada palavra-chave no decorrer dos dias. Que tal utilizar essa plataforma para a sua estratégia de marketing? Continue a leitura, desenvolvemos um artigo recheado de informações sobre!

O que é Google Trends

Pois bem, Google Trends é uma ferramenta desenvolvida em 2006 pelo Google. Desse modo, ela oferece mecanismos que auxiliam a evolução do número de buscas realizadas por uma determinada palavra-chave em um determinado período. 

Assim, com a plataforma, você poderá realizar comparações entre diferentes palavras-chaves, por meio de informações do banco de dados do Google. Além disso, os usuários podem melhorar os resultados, por exemplo, por país, hora, dia, semana, mês, artes, finanças, tecnologia, imagens, notícias e muito mais.

Bacana, não é?

Como Google Trends funciona

A princípio, todas as informações que são disponibilizadas no Google Trends fazem parte do banco de dados do Google. 

Dessa maneira, o buscador reúne, armazena e organiza os dados de cada busca realizadas pelos usuários no próprio buscador. Assim, as pesquisas por um termo feitas pela mesma pessoa em um período curto de tempo ou dados pouco pesquisados são excluídas imediatamente. 

Desse modo, ao acessar o Google Trends e realizar uma pesquisa por uma palavra, a plataforma desenvolve um gráfico com a variação do número de buscas sobre determinado assunto, no decorrer do tempo, o que aponta o interesse do público pelo assunto em específico.

Então, o Google Trends auxilia você a saber várias informações sobre o comportamento do usuário na internet.

Um exemplo, ao digitar “marketing e vendas” na ferramenta, a plataforma exibe um gráfico com um eixo vertical, que indica o volume de buscas, e um eixo horizontal, que exibe o tempo. Vale lembrar que o Google Trends armazena dados desde o ano de 2004.  

Vantagens de usar essa ferramenta

Se  você ainda está com dúvidas sobre o poder que o Google Trends possui nas estratégias de marketing, nós separamos algumas vantagens para você conhecer. 

Produção de conteúdo

Com o Google Trends é possível saber quais são os termos mais procurados pelos usuários. Dessa forma, essas informações podem ajudar você no Marketing de Conteúdo, já que auxilia na criação de novos conteúdos relevantes em seu site, blog e redes sociais

Planejamento de campanhas

Mais uma vantagem em utilizar o Google Trends em suas ações é a probabilidade de analisar os índices de interesse de um tema em específico. Desse modo, você conseguirá antecipar e planejar novas campanhas, como anúncios pagos ou calendário editorial de seu website.

Buscas por tendências

Uma dica excelente para conseguir destacar seu nicho de mercado é saber sobre as tendências do momento. Assim, com a ferramenta, você poderá pesquisar temas relacionados e descobrir meios para melhorar os seus serviços.

Comparação entre os termos

O Google Trends auxilia na comparação dos termos parecidos, descobrindo quais deles são os mais populares entre sua audiência. Dessa forma, isso ajuda no momento de estruturar uma campanha de links patrocinados e, também, definir a palavras-chave. 

Como usar o Google Trends

Se chegou até aqui, é porque se interessou por essa ferramenta. Por isso, conheça, agora, como usar o Google Trends: 

  1. Entre no Google Trends e, no canto superior direito, clique em “fazer login“. Caso você tenha uma conta de e-mail Google, é só preencher com seu endereço de e-mail e senha; 
  2. Depois, você terá uma visão geral das pesquisas realizadas no período que estabelecer. Dessa forma, poderá saber o resumo das pesquisas feitas nos últimos 12 meses;
  3.  Agora, para começar a pesquisar no Google Trends, é só digitar uma palavra-chave na barra de pesquisas;
  4. No próximo passo, você terá acesso às principais informações sobre o termo que escolheu. Desse modo, no cabeçalho, você consegue saber os resultados por localização, tempo, categoria e tipo de pesquisa e, também, visualizar um gráfico contendo o interesse do público ao longo do tempo;
  5. Além disso, você consegue acessar uma lista com tópicos e pesquisas relacionadas  a esses termos;
  6.  Se você deseja saber a diferença entre uma palavra e seu sinônimo, com o Google Trends é possível, basta clicar em “+ comparar” e digitar o termo relacionado;
  7. Ainda, se você possui um canal no YouTube, poderá utilizar a ferramenta para analisar o volume de buscas de uma palavra-chave no YouTube. Para isso, altere o tipo de pesquisa para “pesquisa do YouTube”;
  8. Mais uma funcionalidade da ferramenta é que os usuários conseguem receber atualizações via e-mail sobre eventos relacionados a uma palavra-chave. Dessa forma, clique no menu lateral esquerdo e selecione “inscrições” e, depois, clique em “+ mais”. Depois, uma tela será aberta, nela, você poderá colocar o termo que deseja ser atualizado e, também, a região e frequência. Por fim, clique em “inscrever-se”. 

Simples, não é?

Conclusão

Então, Google Trends é uma ferramenta que oferece mecanismos que auxiliam a evolução da quantidade de buscas realizadas por determinada palavra-chave em um determinado prazo.

Portanto, quando utiliza-se o Google Trends, fica fácil saber quais são os termos mais procurados pelos usuários, o que pode ajudar no Marketing de Conteúdo, pois saberá o que os potenciais leads gostam.

Gostou do conteúdo? Compartilhe. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *