Publicado em Deixe um comentário

Google Classroom: saiba como usar e como funciona

Google Classroom como usar

Hoje em dia, os professores estão usando vários recursos tecnológicos para interagir com seus alunos. Dessa forma, usar ferramentas para disseminar conteúdos é uma necessidade atual. Por isso, o Google criou plataformas para ajudar os professores nessa jornada de ensino, sendo o Google Classroom um exemplo.

Assim, essa ferramenta é a mais usada no momento pela área da educação. Quer saber um pouco mais sobre ela? Continue a leitura.

O que é a sala de aula do Google

O Google Classroom é uma ferramenta gratuita, que tem o intuito de auxiliar os professores e alunos com um ambiente virtual para aulas. Dessa maneira, por meio da plataforma, os participantes das aulas podem se comunicar de forma organizada.

Lançada em 2014 pelo Google, a plataforma obteve sucesso apenas em 2020. Isso devido à pandemia, a qual paralisou as atividades do mundo todo para a prevenção da contaminação pelo coronavírus.

Assim, por meio dessa ferramenta, os professores podem publicar tarefas e saber quem as concluiu. Além disso, eles podem tirar dúvidas dos alunos em tempo real, pois a plataforma é online.

Ainda, os alunos poderão fazer o download, em seus celulares, dos conteúdos novos publicados na página, para facilitar o uso dos materiais nas aulas.

Legal, não é?

 Como funciona o Google Classroom

Com o objetivo de facilitar as aulas virtuais, o Google Classroom criou ferramentas bem fáceis de serem utilizadas, mas, que são bem úteis.

Pois bem, quer conhecer quais são as principais ferramentas dessa plataforma? Continue a leitura.

  • Criar uma turma

Primeiramente, para criar uma turma na plataforma, basta clicar no botão com o símbolo adição no topo. Depois, é só nomear a sua sala, assim, seus alunos encontrarão a turma facilmente. Além disso, os professores podem criar convites por meio do e-mail.

  • Lançar comunicados

Por meio da tela principal, é possível postar comunicados que ficarão visíveis para todos os alunos que fazem parte das turmas. Dessa maneira, esses comunicados podem incluir links externos, vídeos e, também, anexos do Google Drive.

  • Criar avaliações

Após abrir a página da turma, é possível enviar avaliações e trabalhos para os alunos, contendo descrições, data e hora de prazo.

  • Receber trabalhos

Quando os alunos terminarem as tarefas e precisarem enviá-las, todo o processo será feito na mesma tela. Isso porque todas as tarefas possuem um ícone de envio de arquivos.

  • Organizar seu material

Pois bem, para que o trabalho se torne mais produtivo, é necessário ter organização. Dessa forma, a plataforma disponibiliza categorias para separar arquivos em pastas com os nomes das turmas e muito mais.

  • Otimizar a comunicação

Na tela principal do Classroom, é possível publicar mensagens e direcioná-las a grupos de alunos específicos. Ainda, os professores podem responder ao envio de trabalhos através de mensagens.

Google Classroom: como usar

O Google Classroom foi constituído para todas as pessoas que possuem projetos educacionais e que querem reunir os alunos em uma plataforma online.

Além disso, permite que os usuários criem salas de aula, adicione os alunos por meio do e-mail e, também, planeje atividades para compartilhar na agenda da turma.

Ainda, os professores podem interagir com os alunos a todo momento. Esse é um ponto positivo, pois os alunos terão suas dúvidas sanadas a qualquer hora do dia.

Os benefícios dessa plataforma são inúmeros, sendo que os que mais se destacam são: a anexação de links e arquivos, criação de datas para o término das tarefas, visualização de conteúdos e lembretes.

 Google Classroom para professores

Separamos algumas dicas para você, professor, usar a plataforma. Confira nos próximos parágrafos.

O primeiro a se fazer é criar uma turma:

  1. Clique aqui para acessar a plataforma ;
  2. Faça login com sua conta Google;
  3. Clique em “continuar” para configurar a plataforma na sua conta;
  4. Depois, selecione “sou professor”;
  5. Agora, no canto superior direito, clique em “+” para adicionar uma nova turma;
  6. Por fim, preencha todos os campos e selecione o ícone “criar” ;

Feito isso, a sala de aula já está pronta para ser usada. Agora, adicione os alunos:

  1. Na tela principal, abaixo do nome da sala, existe o “código da turma”;
  2. Selecione ele e compartilhe com seus alunos.

As ferramentas especificas para professores são:

  1. Mural: aqui, ficam todos os avisos aos alunos e outros participantes. Além disso, é possível selecionar um grupo que verá a mensagens;
  2. Atividades: os professores podem criar tarefas para os alunos e as compartilhar;
  3. Pessoas: aqui, você gerencia a turma. Ou seja, adiciona, remove participantes e, também, envia e-mails individuais;
  4. Notas: aqui, você poderá colocar todas as pontuações dos alunos.

Google Classroom para alunos

Os alunos também têm recursos disponíveis para serem utilizados ao longo das aulas online. Veja, a seguir, quais são.

Dentro da plataforma, existe o perfil aluno que é mais limitado, mas, todos os alunos podem receber mensagens e arquivos dentro do mural criado pelos professores.

Já no painel de atividades, só será possível ver quais são elas, quais estão pendentes e se foram enviadas. Dessa maneira, os alunos não criam atividades, só as recebem. Além do mais, os conteúdos compartilhados pelos mestres serão visualizados por todos.

Além disso, os alunos não terão acesso ao e-mail de cada participante ou de questões administrativas dentro da sala criada.

Está procurando um artigo sobre o Google Meet? Clique aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *