Publicado em Deixe um comentário

Google Adsense: O que é e Como funciona os anúncios

Google Adsense o que é

Com os avanços da tecnologia, ganhar dinheiro com a internet se tornou muito comum. Mas, como conseguir? Uma boa dica é o Google AdSense, que oferece meios de faturar, por exemplo, com seu canal no YouTube. Quer conhecer um pouco mais sobre esse serviço? Então, continue a leitura.

Google Adsense: o que é

Pois bem, o Adsense é uma plataforma desenvolvida pelo Google, com o intuito de apresentar anúncios de seus clientes em sites, vídeos do Youtube e blogs.

Você, provavelmente, deve conhecer aqueles banners de vários formatos que ficam visíveis nos blogs que você segue, além daquelas propagandas nos vídeos do Youtube. Desse modo, todos esses anúncios são exibidos por meio do Google Adsense.

Saiba que é bem fácil utilizar o Adsense, pois você só vai precisar ter um site ou um blog que tenha um conteúdo legal e original e, além disso, uma conta do Google, endereço e telefone.

Ainda, não precisa pagar nada para utilizá-lo, já que você divide com o Google o lucro gerado com a apresentação das mensagens publicitárias em sua plataforma. E, também, poderá customizar os seus anúncios e os seus sites de diversas maneiras.

Legal, não é?

Google Adsense: como funciona

O Google Adsense não é uma ferramenta difícil de ser usada. Mas, é importante saber como ela realmente funciona antes de começar a colocar anúncios em suas redes. Por isso, listamos as três etapas desse serviço, veja:

  1. Primeiramente, você disponibiliza seus espaços para propagandas, colocando um código de anúncio no site e definindo onde quer que eles sejam situados;
  2. Os anunciantes definem lances para exibir as mensagens publicitárias nos seus espaços em um leilão, sendo que é em tempo real. Dessa forma, os anúncios que gerarem mais receita serão exibidos em seu site;
  3. O Adsense cuida do processo de faturamento dos anunciantes e das redes que exibem anúncios no seu site para garantir que o usuário receba os pagamentos.

Prontinho!

Tipos de Anúncios Adsense

Hoje em dia, existem muitas opções de anúncios para você escolher usar em seu website. Por esse motivo, é essencial que você conheça cada um deles, veja:

Anúncios de texto

Pois bem, os anúncios de textos são os mais simples, pois eles costumam ser constituídos por um título que também é um link que leva o usuário até o objetivo pretendido. Além disso, eles possuem uma ou duas linhas de texto e um link patrocinado.

Por isso, esse tipo de anúncio é conhecido como “link patrocinado”.

Anúncios Gráficos

Os anúncios gráficos são elaborados por banners de diferentes formas e tamanhos. Atualmente, existem mais de 15 opções de formatos. Além do mais, você poderá colocá-los em locais que deseja em sua página.

Rich Media

Rich media é constituído por gifs, vídeos e outros tipos de animação. Dessa forma, esse tipo de anúncio costuma ser mais atrativo, pois, na maioria das vezes, passar o mouse por cima do anúncio causa uma surpresa. Porém, tome cuidado, não o utilize em excesso para não incomodar seu público-alvo.

Bloco de Links

Os blocos de links não oferecem nenhum elemento gráfico. Sendo assim, cada bloco tem vários tópicos que referem ao conteúdo de seu site.

Dessa maneira, quando o visitante clica em um deles, ele não vai para a página de algum anunciante, sendo que é direcionado para a página de anúncio do próprio Google.

Mas, nesse formato, para o anunciante ganhar dinheiro, o usuário deverá clicar em algum anúncio na página do Google.

Anúncios responsivos

Anúncios responsivos tem a obrigação de atender todas as necessidades de quem o acessa por meio de aparelhos móveis. Ou seja, se um visitante entra em seu site através de um celular, o anúncio se ajustará ao tamanho de sua tela para que ele veja de forma adequada.

Conteúdo correspondente

Vale lembrar que, esse tipo de anúncio só pode ser usado se você já possui alguns requisitos do Google. Dessa forma, eles são fundamentados no tráfego e no número de páginas que o site tem.

Como ganhar dinheiro com Google Adsense

No momento atual, existem duas maneiras de monetizar anúncios do Google Adsense, com o CPC e CPM.

CPC

A sigla significa Custo por Clique. Isto é, você será pago todas as vezes que uma pessoa clicar em um anúncio em sua página.

CPM

CPM significa Custo por Mil impressões. Nessa opção, você receberá de acordo com o número de visitas que o seu blog obteve.

Como é feito o cadastro na ferramenta

O cadastro no Adsense é feito de forma bem simples. Acompanhe o passo a passo:

  1. Primeiramente, acesse o Google Adsense;
  2. Depois, selecione a conta de e-mail para criar seu perfil;
  3. Preencha o nome do seu site e país de origem. Contudo, para isso, é necessário ter um domínio próprio, visto que a ferramenta não aceita subdomínios;
  4. Agora, leia os termos e condições;
  5. Por fim, adicione o número da conta em que deseja que o Google deposite o valor relativo aos cliques.

Prontinho!

Principais formas de utilizar o Adsense

Atualmente, existem várias formas de se usar o Adsense para lucrar muito. Por isso, listamos as quatro melhores, são elas:

Google Adsense para o conteúdo de site ou blog

A forma mais comum de se utilizar anúncios do Adsense é por meio de um site de conteúdo, por exemplo, blogs e portais de notícia. Desse modo, esses websites geram rendas com a introdução de anúncios em páginas.

Por isso, você poderá utilizar vários tipos de anúncios, por exemplo, texto, gráficos, responsivos, rich media, blocos de links e muito mais.

Adsense para pesquisa personalizada no seu site

Aqui, você poderá usar os anúncios do Adsense e, também, inclui-los na pesquisa de sua página. Melhor dizendo, quando um visitante procurar alguma coisa em seu site, anúncios relacionados com a pesquisa também serão mostrados.

Adsense para anunciar em sites de jogos

Se você curte jogos, também poderá se beneficiar dos anúncios do Adsense. Dessa maneira, antes do carregamento da página principal, um vídeo pode aparecer na tela. Essa ação vai prender mais a atenção dos visitantes, que já estão ali buscando entretenimento.

Anúncios de Adsense em vídeos

Vale lembrar que, o Youtube pertence ao Google, ou seja, você poderá ganhar dinheiro criando vídeos nessa plataforma. E, também, poderá fazer isso com os vídeos do seu site ao colocar anúncios neles.

Interessante, não é?

Vantagens de utilizar o Google Adsense

Tendo em conta que existem várias vantagens em utilizar o Adsense, listamos as cinco mais usadas, veja:

Ligação dos anúncios com o seu site

O Google Adsense entrega os anúncios conforme o tema que cada empresa aborda. Desse modo, você terá menos riscos de ter um anúncio que não gera interesse nos visitantes.

Variedade de anúncios

O Adsense oferece uma variedade enorme de anúncios, por exemplo, peças gráficas, gifs, links patrocinados, rich media e vídeos. Por esse motivo, você tem a liberdade de escolher qual tipo melhor se encaixa em seu site.

Vários anunciantes

Mais um benefício dessa plataforma é que existem duas opções para os anunciantes. Por exemplo, rede de pesquisa  que  é um conjunto de sites associados ao do Google que recebem publicidade paga em suas páginas. A segunda opção é a rede display que são grupos de websites, vídeos e apps onde exibirão seus anúncios.  Então, existe muitas empresas disputando o espaço em seu site.

Poderá escolher quais anúncios que você exibirá em seu site

Com o Adsense, você tem o total controle em seu site, pois poderá escolher quais anúncios você exibirá em sua página.

Poderá gerar receita sempre que alguém ver o seu anúncio

Essa ação funciona da seguinte maneira, quando seus visualizadores se interessam pelos anúncios que estão sendo colocados em sua página, você poderá ganhar muito dinheiro. Por isso, é essencial conhecer seu público.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *