Sozzeal

Gestor de Tráfego: O que é e o que faz esse especialista

Hoje em dia, os gestores de tráfego são muito importantes para o cenário tecnológico. Nesse sentido, as agências de marketing estão selecionando cada vez mais esses profissionais para fazerem parte de seu time. Você aí, quer conhecer um pouco mais sobre essa profissão? Então, continue a leitura.

O que é Gestor de Tráfego

Pois bem, gestor de tráfego é um profissional que organiza, analisa, libera os trabalhos, estratégias e ações dentro de uma agência para desenvolver vendas e resultados positivos para um determinado cliente, com ajuda de algumas ferramentas do marketing digital.

O que faz um Gestor de Tráfego

O gestor de tráfego, dentro de uma empresa, tem um papel de responsabilidade muito grande. Pois, ele desenvolve estratégias para crescer ainda mais as vendas. Dessa maneira, sua principal função é o desenvolvimento das interações relacionadas ao marketing digital.

Além disso, o gestor também trabalha com a administração do orçamento voltado ao marketing. Por exemplo, anúncios com pagamentos por clique(CPC), cadastros e vendas de produtos ou serviços.

Ainda, realiza testes nas campanhas para encontrar os pontos importantes para a melhor conversão, oferecendo vários relatórios periódicos com uma visão geral dos resultados pretendidos.

Desse modo, para você entender melhor sobre o papel do gestor de tráfego nas empresas, listamos algumas de suas funções, veja:

  1. Trabalha diretamente com os diretores e presidentes para a definição de orçamento de campanhas;
  2. Desenvolve relatórios semanais para a atualização dos números e resultados esperados;
  3. Acompanha todos os dias as taxas de conversão das plataformas de vendas;
  4. Realiza um planejamento orçamentário quanto ao custo por cliente, com a entrada de novos leads;
  5. Cativa os futuros clientes com uma boa argumentação estratégica.

Bacana, não é?

Tipos de Gestor de Tráfego

Atualmente, existem diversos tipos de gestor de tráfego. Dessa forma, cada um utiliza de um conhecimento específico em um assunto para realizar o seu trabalho diário. Agora, veja quais são os tipos mais escolhidos pelas empresas:

Gestor de tráfego Instagram

O gestor de tráfego no Instagram examina e organiza todo o potencial de marketing que a plataforma disponibiliza. Sendo assim, ele realiza anúncios de postagens, desenvolve conteúdos gratuitos, faz parcerias com marcas, sorteios e muito mais.

Gestor para Facebook ads

O gestor de tráfego para Facebook ads administra os recursos aplicados em campanhas de divulgação nessa rede social, como a quantia em dinheiro que será utilizada e quais serão os planos de engajamento.

Gestor de tráfego para Google Ads

O Gestor de tráfego de Google Ads, controla o custo de uma campanha paga para as empresas aparecerem no topo da página em formato de anúncio.

Gestor de redes sociais

O gestor de redes sociais fica responsável por selecionar o tipo de conteúdo, frequência de postagens, algoritmos que determinam como usuário interage, como o conteúdo será entregue etc. Por esse motivo, o gestor de redes sociais é muito importante para as empresas que desejam gerar mais tráfego.

Vantagens

A gestão de tráfego oferece muitos benefícios para as empresas que decidem aplicar este serviço. Dessa forma, podemos considerá-la como um dos pilares para o crescimento de seu negócio, pois consegue conquistar novos clientes, seguidores, leitores etc.

Assim, o público que visita sua página frequentemente diz muito sobre o seu posicionamento e marca. Por esse motivo, o gestor tem o trabalho de analisar esse comportamento do público-alvo e saber qual e a real intenção dos visitantes e como a marca poderá ajudá-los.

Então, todo esse trabalho desenvolvido pelo gestor de tráfego gerará uma resposta ou um resultado. Desse modo, por meio de análises de dados, você saberá o que errou e o que poderá ser feito para melhorar em sua estratégia.

Como virar um Gestor de Tráfego

Atualmente, existem muitas formas de se tornar um gestor de tráfego. Pensando nisso, listamos alguns pontos importantes para você que deseja começar nesse ramo, acompanhe:

Encontre-se no marketing digital

Normalmente, quem está começando nesse ramo pode estar um pouco perdido sobre o marketing digital. Por isso, é essencial que você leia sobre o assunto para entender todas as características que existem e como usá-las. E, por fim, escolha a área que mais se identifica e queira trabalhar.

Jornada de aprendizagem

Depois que escolher a área desejada, terá que se informar e aprender mais sobre ela. Dessa forma, poderá criar um bloco de notas  para colocar links e materiais úteis para estudar quando tiver um tempo de sobra.

Invista em cursos

Hoje em dia, existem muitos cursos, tanto gratuitos como pagos, sobre o assunto. Então, aproveite essa oportunidade para consumir novos ensinamentos que trarão muitos benefícios para você, pois, para conseguir uma ótima vaga em uma empresa, é necessário ter conhecimentos sobre o conteúdo e, também, experiência.

Portfólio é essencial

Desenvolva seu portfólio por conta própria, por exemplo, ajude um conhecido seu que precise de seus serviços. Dessa forma, desenvolverá muitos materiais para apresentar às futuras empresas que você tenha interesse em trabalhar.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Sair da versão mobile