Publicado em Deixe um comentário

eSports: o que são os esportes eletrônicos?

eSports o que são

Os eSports, ou esportes eletrônicos, têm feito sucesso no mundo todo. Dessa forma, a modalidade de competição profissional com videogames não é uma novidade, mas, cresce a cada dia. Quer conhecer um pouco mais sobre eSports? Então, continue a leitura.

O que são eSports

Antes de mais nada, é importante dizer que eSports são competições disputadas em games eletrônicos. Assim, os jogadores atuam como atletas profissionais de esportes tradicionais e, ainda, são assistidos por várias pessoas, presencial ou online, por meio de diversas plataformas de streaming ou TV.

Pois bem, os eSports têm origem no início da década de 70, nas “Olimpíadas Intergaláticas de Spacewar”, um dos primeiros jogos de computador, na Universidade de Stanford, na Califórnia.

Em 1980, a Atari organizou o Space Invaders Championship, a primeira competição de esporte eletrônico em larga escala. Dessa forma, já em 1990, foi criado o Nintendo World Championships, com etapas em várias cidades dos EUA e com a final disputada na Califórnia.

Assim, a chegada da internet facilitou a realização de competições entre os anos 2000 e 2010. Desse modo, no Brasil as lan houses eram muito frequentadas nesse período, mesmo sendo caras e de má qualidade a internet. E, a partir daí, as casas passaram a realizar torneios de jogos eletrônicos que, no fim, acabaram ajudando a impulsionar o crescimento do eSports.

Bacana, não é?

Como os esportes eletrônicos funcionam

Os eSports funcionam em vários formatos de torneios. Por isso, conheça os mais comuns:

Formato Suíço

As equipes são divididas em chaves, sendo que precisam jogar e vencer uma quantidade exata de partidas. Desse modo, a cada atualização de vitórias e derrotas, os grupos se reorganizam para formar uma com configuração de vitórias, para, assim, disputar as fases finais.

Knock-out ou Torneio

É uma disputa em chave com eliminação simples ou dupla. Assim, estes casos envolvem vários competidores.

Round Robin ou Liga

As equipes se unem e jogam todos contra todos. Dessa maneira, acumulam pontos ao longo do torneio e a equipe com maior pontuação passa para as fases finais eliminatórias.

Escalada

Essa modalidade é usada nas fases finais de torneios. Dessa forma, no modelo escalada, o primeiro colocado das fases anteriores segue direto para a final.

Torneios online, Torneios offline e mistos

Os Esportes Eletrônicos permitem que os torneios possam ser disputados inteiramente online, presenciais e misto. Mas, na maioria das vezes, os torneios acontecem online, porque os custos financeiros são menores.

Exemplos de jogos dentro da modalidade

É de conhecimento geral que existem três categorias principais de games que potencializaram o mercado de eSports. Pois bem, são eles: jogos de luta, de tiro em primeira pessoa (FPS) e de estratégia em tempo real (RTS).

Desse modo, ao longo dos anos vários jogos foram se encaixando no cenário competitivo. Atualmente, existem categorias básicas de games disponíveis, listamos alguns exemplos, veja:

Jogos de luta

  1. Street Fighter;
  2. Super Smash Bros;
  3. Marvel vs. Capcom;
  4. Tekken;
  5. Instinto Assassino;
  6. Injustice.

Esportes

  1. FIFA series;
  2. Madden;
  3. NBA 2K;
  4. Pro Evolution Soccer;
  5. Rocket League;
  6. Real Subspace Hockey League.

 Corrida

  1. iRacing;
  2. Project CARS;
  3. Trackmania;
  4. Assetto Corsa Competizione;
  5. Forza;
  6. F1.

 Cartas

  1. Hearthstone;
  2. Magic The Gathering Arena;
  3. Artifact.

Outros

  1. EndGods;
  2. Guild Wars 2;
  3. Gears of War;
  4. War Thunder;
  5. World of Tanks;
  6. World of Warships.

Vantagens de investir em eSports

Muito se discute sobre eSports e seu crescimento ao longo dos anos. Pois bem, os avanços na tecnologia ajudaram bastante nessa questão, já que, antigamente, o acesso ao entretenimento era sempre transmitido pelos canais de TV.  Dessa forma, não existia uma relação entre os atletas e o público.

Assim, com a tecnologia avançada, as pessoas assistem mais streams de games do que seriados na Netflix, ESPN e HBO. Essa ação mostra que as pessoas migraram da TV tradicional para os games.

Por isso, existem muitas vantagens de estar por dentro dos eSports. Desse modo, se você investir, poderá ganhar associados para promover mais integração no seu negócio, além de receber vários ganhos financeiros, disputar campeonatos com prêmios e ter reconhecimento nacional.

Portanto, investir no eSports poderá ser um sucesso, pois você estará acompanhando uma tendência mundial, ou seja, com o tempo, a representatividade da área vai aumentar e novas pessoas vão se interessar por essa modalidade.

Legal, não é?

Como ser um atleta profissional de eSports

Primeiramente, os atletas profissionais têm uma rotina de treinos fundamentado em melhorias individuais e coletivas. Ou seja, eles não jogam por jogar, sempre buscam crescimento dentro da necessidade que surgem em grupo.

Você aí, pensa em se tornar um atleta profissional de esportes eletrônicos? Sim? Então, acompanhe algumas dicas importantes que desenvolvemos, acompanhe:

  1. Acompanhe os torneios: essa ação permite que você avalie o crescimento desse segmento no mundo e veja as estratégias que são usadas pelos jogadores;
  2. Escolha um jogo e se especialize nele: a escolha de um jogo específico pode te ajudar a ganhar um desempenho maior nas competições. Desse modo, leia bastante sobre, assista tutoriais, guias, táticas etc;
  3. Treine muito: a prática com frequência faz, sem dúvida, um jogador crescer. Por isso, treine bastante para se tornar um especialista;
  4. Pesquise novas oportunidades: por fim, existem muitas oportunidades no mundo dos games, como, torneios, patrocínios e muito mais. Em razão disso, pesquise na internet essas chances para se tornar um atleta profissional.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.