Sozzeal

Engajamento: Significado e Como conseguir no Instagram

Saber qual é o significado de engajamento é muito importante para quem quer obter resultados positivos em suas plataformas digitas. Por isso, nesse artigo, vamos te explicar o que é engajamento e como conseguir em diversas redes sociais. Acompanhe!

O que é Engajamento

Pois bem, engajamento é você construir uma relação de interatividade com seus seguidores, por meio dos seus conteúdos. Podendo, assim, comentar seus posts, vídeos, curtir e, também, compartilhar. Ou seja, muitos dos seguidores apenas olham as publicações, sendo que você deve criar conteúdos interessantes para que eles realizem ações em seu perfil.

Dessa forma, você pode usar as redes sociais não só para distração pessoal, mas sim para montar um negócio. Por exemplo, uma e-commerce de bolsas e acessórios, que, com as plataformas atuais, pode alcançar vários clientes. Então, para isso, você deve criar posts com fotos e vídeos de seus produtos.

Além do mais, algumas contas no Instagram tem muitos seguidores, mas, quando você visita o perfil, os conteúdos postados não possuem curtidas nem comentários. Nesse sentido, essas contas não tem serventia, já que não existe o engajamento necessário para o seu crescimento. Por isso, é de grande importância você ter seguidores ativos que interajam.

Portanto, veja, a seguir, as publicações que mais geram engajamento.

Publicações que mais geram Engajamento

1. Vídeos

Os vídeos são campeões de engajamento em diversas redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Sendo assim, se você está buscando ter um engajamento maior, crie vídeos interessantes sobre os seus produtos ou a sua marca. Contudo, seja breve, vídeos longos demais são cansativos e podem deixar seus seguidores enjoados do conteúdo.

2. Dicas

Nada mais chamativo para uma empresa que deseja se relacionar com seus seguidores e ficar “bem na fita” do que divulgar várias dicas sobre assuntos da sua área de atuação.

Além disso, se a base de uma estratégia de marketing é estender o assunto para geração de leads, para quem quer ter ótimos resultados, as dicas costumam render resultados satisfatórios.

Então, se você se posicionar como uma referência em sua área nas mídias, saiba que terá a oportunidade de convidar seus seguidores para outros canais, nos quais você conseguirá trabalhar melhor a mensagem que deseja passar.

3. Bastidores da sua empresa

Se você tem como objetivo ganhar mais seguidores no Instagram e aumentar o seu engajamento, a publicação de fotos ou vídeos do dia a dia da sua marca são uma ótima maneira de aumentar os laços de relacionamento com os seus seguidores.

Isso porque os usuários adoram ver que a empresa envolve pessoas que realmente existem. Logo, é uma maneira de humanizar as suas publicações, fazendo com que seus seguidores se sintam mais próximos da sua marca.

4. Lembranças

A maioria das pessoas reagem com muito carinho ao ver uma imagem nostálgica de um personagem, produto ou até comida, aquelas que ficaram esquecidas lá no passado.

Assim, ao se deparar com esse tipo de conteúdo, a reação é quase instantânea.  Por isso, na hora de estruturar suas estratégias de postagens, não se esqueça deste tópico.

5. Bom humor

Um dos grandes segredos dos memes é o sentimento bom que eles passam. Por esse motivo, funcionam muito bem em qualquer tipo de rede social. Afinal de contas, dar uma boa risada é uma maneira de “abrir o coração” e esquecer dos problemas rotineiros por alguns minutos.

6. Assuntos em destaque no momento

Além disso, assuntos atuais e destaques do momento que, de alguma maneira, tenham algo a ver com os valores que a empresa defende, chamam atenção. Essa dica já é utilizada por muitas pessoas, uma vez que oferece resultados satisfatórios. Em função da similaridade entre o Facebook e Twitter, faz todo sentido usá-la, também, em outras plataformas.

Uma das vantagens que esse tipo de publicação oferece é que o conteúdo é facilmente identificável por meio de listas de Trending Topics e ferramentas de monitoramento de notícias, como o Google News, por exemplo.

Agora que você já sabe os tipos de publicações que mais geram interação, confira como aumentar o engajamento em algumas redes sociais:

Instagram

O Instagram, uma das redes sociais mais famosas, inclui anúncios no feed de notícias que, de certa forma, prendem seus usuários. Mas, o que seria isso? Simples, o Instagram fica mais atrativo para que os usuários passem bastante tempo na plataforma.

Com isso, mais um vez, a interação entra em cena. Ou seja, para que sua conta tenha visibilidade, você precisa de pessoas participando do seu conteúdo. Confira como aumentar o engajamento no Instagram:

Como aumentar o engajamento no Instagram

1. Recursos do Instagram

A plataforma do Instagram disponibiliza várias ferramentas para a interação dos seguidores. Assim, um dos recursos mais usados atualmente é o Stories, uma vez que você consegue colocar enquetes, caixinha de perguntas e, também, testes. Todos esses recursos foram criados para que você consiga conversar com o seu público, aumentando o tão sonhado engajamento. Além disso, outra ferramenta é o IGTV, que foi criado recentemente e permite publicar vídeos mais longos.

2. Escolher o melhor horário para publicar

Para saber o melhor horário para publicar seus conteúdos no Instagram, você deve alterar para conta comercial. Dessa forma, você saberá a quantidade de pessoas que visitaram seu perfil, a faixa etária e, também, o gênero. Ainda, a ferramenta permite que você veja o horário com mais seguidores ativos, basta você clicar em “informações”.

Diante disso, se você usar essa tática, a possibilidade de engajamento é maior.

3. Tem que ter muito conteúdo

Seus seguidores esperam muitos conteúdos da sua conta, então, se você faz uma publicação por semana, logo seus seguidores vão preferir seguir outras contas que tenham o mesmo conteúdo, mas com mais posts. Além disso, a constância das publicações ajuda o Instagram a entender que você quer contribuir com a plataforma, criando vários conteúdos.

4. Não se esqueça das hashtags

As hashtags são essenciais, visto que, com elas, seus posts aparecem nas pesquisas de outros usuários que ainda não te seguem. Assim, basta você publicar uma foto ou vídeo e, na legenda, escrever, por exemplo, “#seguidoresintagram”. Dessa maneira, a sua publicação aparecerá no “explorar” na aba de tags.

Mas, lembre-se, para que isso dê certo, sua conta deve estar aberta para que as pessoas que não te seguem consigam ver.

5. Interagir

Além do mais, é necessário ser ativo. Ou seja, que você interaja com seus seguidores, respondendo comentários e mensagens no direct, além de sanar suas dúvidas. Não se esqueça que você deve ser rápido, para que seu seguidor não perca interesse em seu conteúdo.

6. Não se esqueça das lives

Outro recurso disponível são as lives, que você pode fazer sozinho e apenas conversar com seus seguidores ou, se preferir, convidar algum colega para participar também, isso aumenta o relacionamento com quem te segue.

7. Reposte conteúdos

Por fim, o tão famoso TBT é uma ótima opção. Caso não se recorde, o “Throwback Thursday” é usado nas quintas-feiras pelos usuários para repostar fotos e vídeos que já foram postados. Isso porque se você escolhe um conteúdo que obteve interação e reposta, as chances de bombar novamente é muito grande.

Viu? É fácil e prático.

Facebook

O Facebook conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos, sendo a rede social mais acessada do mundo. Além disso, criou a ferramenta do Facebook Ads, próprio para o Marketing Digital dentro da plataforma.

Como aumentar o engajamento no Facebook

1. Convide o público para participar

No Facebook, é essencial instigar a participação da audiência. Por isso, ao fim de um conteúdo, faça perguntas e convide o usuário a deixar sua opinião ou resposta. Mas, não se esqueça que as perguntas devem estar relacionadas ao seu nicho de mercado, já que serão direcionadas para um público segmentado.

2. Aposte no horário de publicação

Assim como no TikTok e no Instagram, é fundamental ter em mente o melhor horário de postagem no Facebook. Por isso, veja qual o horário em que seus seguidores estão mais ativos para captar a atenção e gerar um alcance maior.

3. Faça sorteios

O Facebook possui a ferramenta de compartilhamento, sendo que é uma ótima forma de aumentar o seu alcance. Para tanto, é necessário incentivar os seus seguidores a compartilharem suas publicações e os sorteios são uma ótima forma disso acontecer.

Porém, lembre-se de checar o regulamento da plataforma sobre a realização de sorteios para que não tenha nenhum problema com a manutenção da rede social.

4. Interaja de volta

Para incentivar ainda mais o engajamento no seu Facebook, uma ótima estratégia é interagir de volta. Ou seja, responder os comentários, os compartilhamentos e, ainda, as mensagens privadas. Também é interessante pensar em uma forma cômica de devolver essas interações, com o desenvolvimento de uma persona para a marca.

Um exemplo disso é o streaming da Netflix, que bomba em redes sociais como Twitter por suas respostas aos usuários.

Youtube

Como aumentar o engajamento no Youtube

Cada vez mais, o Youtube está sendo inserido dentro das estratégias de Marketing Digital. Além do mais, a profissão do Youtuber exige uma interatividade ainda maior. Portanto, veja como aumentar o engajamento nessa plataforma:

1. Não faça vídeos longos

Vídeos longos não são nada atrativos, isso porque estamos mais acostumados com um conteúdo rápido. Por isso, aposte em vídeos mais curtos para conquistar o público e, posteriormente, você pode estendê-los de acordo com a necessidade.

Além do mais, em vez de produzir um vídeo de 30 minutos sobre 5 assuntos, tente fazer 5 vídeos de 6 minutos para cada um dos subtópicos. Dessa forma, além de instigar a audiência, aumentará o nível de conteúdo produzido.

2. Valorize os títulos

Os títulos e a capa dos vídeos dão a primeira impressão. Por esse motivo, é essencial caprichar. Assim, monte um título criativo que chame a atenção e convide o usuário a assistir seu conteúdo.

Mas, cuidado, não coloque títulos apelativos ou sensacionalistas, pois podem trazer um engajamento negativo. Seja transparente e criativo na hora dessa decisão. Ainda, cabe aliar a chamada do título com a capa do vídeo.

3. Finalize com chamadas

Cabe a você, produtor de conteúdo, convidar o seu público para um bate-papo. Por isso, finalize seus vídeos com perguntas e/ou chamadas para participar. Por exemplo:

4. Elabore a descrição

A descrição do vídeo pode ser usada como uma info do conteúdo e, também, do seu canal. Por isso, elabore uma descrição completa com suas redes sociais e contato. Isso ajudará os seus seguidores a te encontrar em outras plataformas.

TikTok

O TikTok, lançado em 2016, tem bombado nos últimos anos. Por esse motivo, diversos profissionais migraram para essa rede social, já que é mais um canal de comunicação e publicidade.

Como aumentar o engajamento no TikTok

1. Use outras redes sociais

Essa rede social é uma ponte para uma fama rápida, por isso, se quer aumentar o número de seguidores do TikTok, é necessário estar em outras plataformas. Assim, poste o conteúdo produzido em outros canais e, também, coloque suas informações na bio dessa rede.

2. Atente-se aos horários de publicações

Não é segredo para ninguém que, em certos horários, os seguidores são mais ativos. Dessa forma, teste os horários de publicações para saber em qual deles você obteve o maior número de engajamento.

3. Seja frequente

Fazer publicações com frequência é uma ótima forma para manter o nível de engajamento constante. Por isso, seja ativo no TikTok e monte um calendários de postagens de um conteúdo por dia, ou de dois em dois dias.

4. Use Hashtags

Assim como no Instagram, o uso de Hashtags são essenciais para aumentar o nível de engajamento no TikTok. Assim, por meio delas, o conteúdo pode alcançar mais pessoas. Mas, lembre-se que hashtags em excesso passam uma impressão errada. Portanto, foque em um número entre 5 e 10 de palavras-chave para segmentar a sua publicação.

5. Participe de desafios

O TikTok tem bombado, principalmente, por conta dos desafios criados pelos usuários. Por isso, não fique de fora, participe dos desafios e os compartilhe em suas redes sociais.

Simples, não é?

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Sair da versão mobile