Publicado em Deixe um comentário

Endomarketing: Veja o que é, Significado e Exemplos

Endomarketing o que é exemplos

Se você é um empreendedor, temos uma ótima estratégia para utilizar em sua empresa: o endomarketing. Isso porque é um conjunto de métodos que tem o objetivo de criar um bom ambiente de trabalho para seus funcionários. Quer conhecer um pouco mais sobre esse recurso? Então, continue a leitura. 

O que é Endomarketing

Pois bem, endomarketing é um conjunto de ações que tem o intuito de desenvolver um ambiente de trabalho tranquilo para os funcionários. 

A primeira vez que este termo foi utilizado no Brasil, foi em 1975, pelo gerente da empresa Johnson & Johnson, Saul Bekin. Assim, o empresário deduziu que era necessário criar uma integração entre seus colaboradores. 

Dessa forma, o endomarketing não é apenas o aprimoramento da comunicação com os funcionários, mas também a união nas estratégias e atividades que tem o foco de alcançar melhores resultados para a empresa. 

Então, utilizando o marketing interno, os resultados surgem e a chance de se tornar referência aumenta cada vez mais.

Endomarketing Significado

Mais conhecido como “marketing interno”,  o endomarketing é um tipo de estratégia que tem o intuito de melhorar a imagem da empresa. Por isso, foca em seus colaboradores para reduzir o número de rotatividade na empresa, sendo que essa ação se chama turnover.  

Dessa maneira, o endomarketing  enfatiza suas ações nos colaboradores, melhorando, assim, o relacionamento entre empresa e funcionário. Por esse motivo, essa plataforma sempre estará ligada ao departamento de recursos humanos da instituição. 

Assim, essa união serve para integrar a comunicação e alinhar a cultura empresarial. 

Como Endomarketing Funciona

Para muitas empresas, utilizar o endomarketing é um desafio, pois elas entendem que o marketing deve ser feito apenas de fora, focando nos leads. Agora, as empresas que compreendem a relevância dos seus funcionários conseguem desenvolver uma comunicação certeira e um ambiente de trabalho mais participativo e engajado. 

Porém, para que essa ação dê certo, é necessário escolher as melhores técnicas.  Desse modo, é essencial que o grupo de marketing trabalhe junto com o RH. 

O RH utiliza bastante estratégias para unir-se aos  funcionários. Por isso, fica mais fácil saber quais são os principais obstáculos a serem enfrentados e quais métodos utilizar. Portanto, as duas equipes devem estar alinhadas e saber dialogar para montar estratégias e solucionar os problemas. 

Endomarketing x Comunicação Interna

Ambos os termos são complementares, mas, apresentam ideias diferentes. Dessa forma, a comunicação interna transmite informações de uma empresa por meio de canais internos, por exemplo, mural, rede social corporativa, jornais e revistas etc. Assim, a equipe adquire conteúdos transmitidos por esses canais, com o intuito de melhorar as atitudes dentro da empresa. 

Agora, o endomarketing, refere-se à interação entre funcionário e entidade. Esse termo está ligado às ações que são criadas para desenvolver um relacionamento com os profissionais, para que melhore ainda mais a equipe. Assim, essa estratégia foca na integração, alinhamento de metas e objetivos. Por essa razão, é necessário ficar atento às diferenças, para não confundi-las. 

Lembre-se também que, o endomarketing  desenvolve benefícios a longo prazo, já a comunicação interna trabalha de forma imediata. Contudo, ambos focam na construção de benefícios para a empresa.  

Importância do Endomarketing

Atualmente, existem vários benefícios na utilização do endomarketing. Por isso, vamos te apresentar alguns deles. Confira a seguir: 

  1. Produtividade;
  2. Desenvolvimento de uma equipe mais qualificada;
  3. Maior engajamento com as necessidades da empresa;
  4. Objetivos definidos;
  5. Inovação constante;
  6. Habilidade na realização das tarefas.

Estes são alguns dos vários benefícios que existem. Desse modo, essa ação poderá ser aplicada a qualquer empresa, mesmo se a corporação possuir poucos funcionários. 

Assim, com o marketing interno bem trabalhado, ambas as partes são beneficiadas, uma vez que o crescimento e visibilidade são um dos motivos principais para o sucesso de uma empresa. 

Endomarketing: Exemplos Reais de Sucesso

Nos tópicos anteriores, pontuamos que grande parte das empresas notaram a importância do uso do endomarketing.  Que tal utilizar esse método em sua empresa também?

Pensando nisso, separamos dois exemplos de empresas que obtiveram sucesso realizando essa ação. Confira a seguir: 

Toyota

Pois bem, a Toyota é uma empresa que realiza uma ótima estratégia de endomarketing. Dessa forma, a ideia central foi utilizar muita criatividade no trabalho em equipe. 

O método funciona da seguinte maneira, cada funcionário apresenta novas propostas e ideias que são utilizadas anualmente. Assim, quando um profissional é contratado, ele passa por cinco meses de treinamento, aprendendo a cultura da empresa e todos os quesitos da produção do produto. 

Quando o período de treinamento se encerra, ele já está capacitado e nutrido de ideias e melhorias. Então, no final desse método, os funcionários se sentem mais motivados a fazerem parte da instituição, pois eles ganham voz nas atividades.  

Fiat

A Fiat acredita que a equipe interna deve ser sempre tratada da mesma forma que os clientes da empresa. Por  isso, ela realiza ações internas que tem o intuito de valorizar seus funcionários. 

Um exemplo frequente é que os colaboradores são os primeiros clientes a fazerem os testes-drive quando surge um novo lançamento. Dessa forma, essa ação auxilia a aproximação de seus colaboradores com a empresa. 

Interessante não é?

10 Estratégias de Endomarketing para Usar na sua Empresa

Se chegou até aqui, é porque se interessou por esse assunto. Por isso, conheça, agora, 10 estratégias de endomarketing para usar em sua empresa: 

1. Melhoria nos processos de comunicação interna

A princípio, a comunicação interna é muito importante, pois auxilia na melhoria do ambiente de trabalho. Por isso, é essencial que sua empresa trabalhe isso, já que essa ação ajuda as pessoas que estão dentro da empresa a se sentirem mais úteis. 

2. Solicite referências aos colaboradores

É essencial contratar profissionais competentes e que realizem as atividades da melhor forma possível, com comprometimento. Portanto, quando abrir uma vaga de trabalho em sua empresa, o primeiro passo a se fazer é pedir referências para seus funcionários. 

3. Estabeleça um plano de carreiras

Lembre-se que, empresas que têm plano de carreira passam uma imagem de valorização de seus profissionais e, assim, despertam o interesse em outras pessoas de querer trabalhar nela. 

4. Elogie e agradeça seus funcionários

Mais uma dica valiosa é elogiar sempre! Pois a motivação faz com que eles se empenhem mais nas atividades. Então, crie o hábito de elogios. 

5. Treine e capacite seus colaboradores

Desenvolva um programa de treinamento anualmente, para que os funcionários se tornem mais engajados com a empresa e fiquem mais comprometidos. Dessa forma, em um futuro próximo, se tornarão bons líderes.

6. Divulgue os bons exemplos

Mais uma estratégia importante é divulgar os bons exemplos, como resultados adquiridos, ideias inovadoras etc. Então, devem ser apresentadas em reuniões, para que os funcionários fiquem estimulados a fazerem o mesmo ou até melhor. 

7. Crie vídeos institucionais

Vale lembrar que, os vídeos são a forma que mais chama a atenção das pessoas em geral.  Então, utilize isso a seu favor. Crie uma apresentação profissional de seu negócio e experimente usar imagens internas. Mostre que sua empresa é, sim, importante para aquele nicho.

8. Promova relações públicas

Realize relações públicas. Dessa forma, faça contato direto com os habitantes da cidade, imprensa, governo, clientes, sócios etc, para ouvir suas reclamações e ideias para a contribuição do desenvolvimento da economia local. 

9. Ofereça cursos para a comunidade

Se a sua empresa é ótima no que faz e possui várias habilidades, por que não oferecer aquilo que vocês possuem com abundância? Assim, realize palestras e cursos e convide a comunidade para participar. 

10. Participe de workshops

Por último, faça o seu stand  para mostrar seus produtos e serviços e seus benefícios para o público mais próximo a empresa, essa ação auxilia no aprimoramento dos resultados dos funcionários.

Que tal utilizar essas estratégias em sua empresa?

Conclusão

Então, endomarketing são ações que tem o objetivo de desenvolver um local de trabalho tranquilo para todos os funcionários. Dessa forma, esse método melhora a comunicação com os colaboradores e os oferece voz para participarem das atividades. Por isso, utilize o endomarketing para melhorar os resultados de sua empresa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *