Publicado em Deixe um comentário

7 Dicas para Aumentar o Alcance Orgânico no Instagram

Dicas aumentar alcance orgânico Instagram

O alcance orgânico do Instagram nada mais é que um indicador revelando o quão longe seu conteúdo está conseguindo chegar. Dessa forma, atingir um número elevado de seguidores não é o limite, pois você pode viralizar e impactar até mesmo quem não está seguindo a sua marca.

Assim, o engajamento é um termômetro para a eficiência da sua estratégia de marketing digital. Por isso, tudo deve ser cuidadosamente planejado, levando em conta o perfil da sua empresa e também do público que você deseja conquistar no Instagram.

Pensando nisso, reunimos as 7 melhores maneiras de aumentar o seu alcance orgânico no Instagram.

1. Produza conteúdo que gere identificação

Aumentar consideravelmente o alcance no Instagram é uma questão de se dedicar a criação de posts que o público realmente deseja ver.

Com isso, a melhor maneira de garantir um bom resultado é conhecer melhor o perfil da sua audiência, pois assim você conseguirá produzir algo que gere identificação.  Então, conheça o seu público-alvo.

Um jeito de fazer isso é olhar os seus dados de engajamentos passados. Por isso, veja quais são os tipos de publicação que costumam chamar mais atenção, invista mais neles e acompanhe seus novos resultados.  

2. Descubra quais são os melhores dias e horários

Para conquistar um melhor resultado no alcance orgânico de sua conta no Instagram, aproveite as métricas.

Sendo assim, fique atento e veja quais datas e horários as suas publicações costumam obter mais engajamento, como quantidade de comentários e curtidas. A partir desses padrões, você pode investir mais nos intervalos de tempo e, com isso, ter retornos superiores.  

3. Use hashtags estratégicas 

Você também consegue conquistar resultados surpreendentes ao escolher as hashtags certas. Afinal, cada post publicado passa a aparecer em um feed especial conforme os termos escolhidos por você.  

Isso é capaz de alavancar a sua visibilidade. Portanto, para acertar, é preciso pesquisar as hashtags mais estratégicas para as suas necessidades, sempre dando preferência as mais detalhadas.  Ou seja, foque nas palavras-chave.

Um exemplo é: se você é dono de um restaurante vegano, busque usar hashtags especificas do tema junto com a localização, como #comidaveganasaopaulo. Essa estratégia é capaz de aumentar as suas chances de engajamento com o público local.  

4. Interaja com o seu público  

Passe a ter o hábito de olhar os comentários e o direct para que ninguém se sinta ignorado. Além disso, tire dúvidas e não deixe de tratar com atenção quem envia críticas e sugestões.

Depois desses contatos, também podem surgir novas oportunidades de negócios.

5. Deixe seu perfil mais atraente

Apresentar para os seus seguidores um perfil interessante e atraente é um caminho seguro para conquistá-los de vez. O Instagram é uma rede social totalmente visual, por isso, ter um design bonito, com cores e fotos em harmonia, com certeza gera proximidade com as pessoas.  

Para isso, escolha algumas das seguintes estratégias:  

  • Defina um padrão para o seu perfil; 
  • Faça o mesmo corte em todas as fotos; 
  • Defina somente um filtro para ser utilizado em suas postagens;  
  • Use um único enquadramento para todas as fotos que deseja postar. 

Além disso, a biografia tem a mesma função que um cartão de visitas, por isso, é preciso ter as suas principais informações sobre o que faz. Então, use esse espaço para resumir o que seus seguidores vão encontrar e o motivo pelo qual eles devem seguir a sua marca.  

A biografia é o único espaço no Instagram que permite um link clicável. Por isso, inclua o endereço do seu site ou outro link que deseja divulgar.  

6. Use os Stories para aumentar o alcance orgânico 

Mesmo que os vídeos no Stories sejam curtos, você pode usá-los estrategicamente para chamar a atenção do público e fazer com que eles continuem assistindo.

Uma ótima estratégia para os Stories é exibir vídeos dos bastidores.  Dessa forma, as pessoas adoram ver o making off de um trabalho, as rotinas diárias da empresa ou como é o processo de execução de alguns serviços. Lembre-se, isso não pode ser muito longo, pois poderá se tornar cansativo para os seus seguidores.

As funcionalidades dos stories incluem enquetes, GIFs e ícones que devem ser acrescentados para interagir com seus usuários.  

7. Crie um CTA (call to action)

O call to action, conhecido também como a chamada para ação, é uma poderosa ferramenta para quem deseja convidar o público a interagir com sua empresa.  Por isso, é aconselhável que você o use em seus posts e vídeos com mais frequência.

Um CTA bem-feito deve ser convincente ao ponto de levar os seguidores a fazerem a ação para qual estão sendo direcionados, pois isso vai trazer um maior número de interação, além de aumentar o engajamento.  

Agora que você já conta com um planejamento eficiente na hora de aumentar o seu alcance orgânico, não se esqueça de se preocupar com a qualidade do seu conteúdo.

Por isso, estude, cuidadosamente, o perfil da audiência que a sua marca pretende chamar a atenção e realize alguns experimentos com múltiplas abordagens até chegar naquela que lhe trará os melhores resultados. 

É válido destacar que, depois de seguir as dicas acima, é preciso mensurar os seus resultados. Portanto, não deixe de acompanhar as estatísticas para medir a melhora e a evolução do alcance orgânico de sua conta no Instagram.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *