Sozzeal

CTR: O que é, Significado e Como Melhorar a Taxa de Cliques

Se  está com dificuldades em melhorar o desempenho de seus anúncios, temos uma ótima dica para você. O CTR é um dos melhores indicadores de desempenho do marketing digital, uma métrica que todos deveriam conhecer e usá-la. Por esse motivo, neste artigo, vamos te explicar tudo sobre ela, vem conosco!

O que é CTR

Pois bem, CTR faz parte do grupo de melhores indicadores do marketing digital. Dessa forma, ela expõe a taxa de cliques, isto é, a relação entre a quantidade de cliques e o número de visualizações de um anúncio. 

Assim, a métrica aponta a eficácia de uma campanha, ou seja, o número de usuários que clicaram em seu link depois de visualizá-lo. 

Portanto, o CTR é uma métrica essencial para a avaliação do desempenho de um determinado anúncio, que pode ser no Google Ads, ou em ads das redes sociais. Ainda, a taxa de cliques influencia no valor dos gastos das campanhas e, também, no rankeamento das suas páginas. 

CTR: o que significa

A sigla CTR significa click-through rate, que, em português, quer dizer taxa de cliquesDessa forma, essa é uma métrica de marketing que indica a porcentagem de pessoas que visualizaram as suas publicações e, também, seus anúncios.

Um exemplo, você criou uma campanha no Instagram para capturar leads utilizando um e-book como prêmio. Desse modo, um número x de pessoas verá esse anúncio, porém, nem todos vão clicar. 

Então, a taxa de cliques é usada para te mostrar a quantidade de cliques que você está atingindo e, devido a isso, poderá concluir algumas questões sobre os benefícios adquiridos na campanha realizada. 

Como CTR funciona e para que serve

Atualmente, grande parte das empresas tem investido em um plano de marketing para atrair potenciais clientes. Com isso, as instituições estão utilizando o CTR como estratégia para avaliar a quantidade das palavras-chave e, também, de seus anúncios. 

Por essa razão, se a sua empresa tem o intuito de investir melhor os seus recursos e obter ótimos resultados, o CTR deve ser considerado como um método para ser utilizado por toda sua equipe. 

Além disso, com ela, você consegue saber quais as campanhas que são mais eficazes. 

Ainda, a métrica serve para você entender a eficácia das suas estratégias. Então, ela é a forma ideal de avaliar o seu desempenho e, também, saber o que deve ser aprimorado. 

Como calcular o CTR

O cálculo do CTR é muito simples e rápido de fazer. Desse modo, a conta é feita através da divisão entre o número de vezes que o anúncio foi clicado e a quantidade de visualizações, mais conhecidas como “impressões”:

Número de cliques ÷ número de visualizações = CTR.

Um exemplo:

Sua palavra-chave tem 80 cliques e 8 mil visualizações, o seu CTR é de 1%.

Isso porque, ao dividir o número de cliques (80) pelo número de visualizações (8.000), o resultado é 0,01. Assim, ao passar para porcentagem (multiplicar por 100), o resultado final é 1%.

Simples, não é?  

Vantagens de calcular a Taxa de Cliques

Neste tópico, vamos te apresentar quais são as vantagens de calcular o CTR. Veja a seguir:

Melhora do índice de qualidade (IQ)

O CTR é um dos motivos que integra o Índice de Qualidade (IQ), que é um cálculo feito pela ferramenta para indicar o rankeamento de cada anúncio. 

O elemento mais essencial desse cálculo é o CTR de uma campanha. Dessa maneira, o Google compreende que a alta taxa de cliques é o indicador de que as publicações são importantes. 

Redução do valor investido na campanha

Com o CTR elevado, entende-se que o anúncio precisou aparecer poucas vezes durante as buscas para conseguir vários cliques, porque você está atingindo o público-alvo certo. Então, quando isso ocorre, o CPC (Custo por Clique) da campanha é bem menor. 

Posicionamento bom no rankeamento orgânico

Uma dica para atingir um ótimo rankeamento orgânico é apostar nas técnicas de SEO e, também, ter um CTR elevado, já que os cliques desenvolvem tráfego para as páginas. 

Visibilidade gratuita nas redes sociais

Nos dias atuais, grande parte das pessoas passam um período muito grande de seu tempo nas redes sociais. Sabendo disso, por que não investir nesses meios de comunicação? 

Lembre-se que, os anúncios nesses veículos com um alto índice de CTR ganham muito engajamento com o público. Além disso, você poderá economizar dinheiro, pois as redes sociais disponibilizam um espaço totalmente gratuito para publicidade.

Aumento na taxa de conversão

Mais uma vantagem em acompanhar o CTR é que, com ele, você terá mais garantia de elevar o nível e, também, a taxa de conversão de todos os seus anúncios. 

Como melhorar a Taxa de Cliques

Agora que você sabe muito sobre o assunto, vamos te apresentar algumas dicas de como melhorar o CTR: 

Avalie diferentes versões do mesmo anúncio

Faça sempre mais de um teste para saber qual é o comportamento do público nas campanhas digitais. Dessa forma, coloque quantidades diferentes de palavras, chamadas diferentes etc. Assim, aquele que atingir um melhor rendimento, será o seu caminho para um CTR de sucesso. 

Aprimore bem as chamadas

Desenvolver um ótimo CTA (call-to-action) é saber fazer chamadas que consigam convencer os visitantes. Desse modo, essas chamadas servem para direcionar os usuários a realizar ações, que podem variar com cada anúncio seu. Por isso, saiba escolher ótimas palavras para atrair mais público. 

Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são utilizados para convencer o público com maior facilidade por meio das chamadas. Dessa forma, fica a sua escolha optar em fazer comparativos ou despertar sua curiosidade etc. Então, selecione aquele em que mais se adapte ao seu público. 

Coloque o máximo de informações possíveis

As plataformas de anúncios sempre disponibilizam espaços para o preenchimento de informações, como telefone, localização etc. Sendo assim, não deixe de aproveitar essa oportunidade para oferecer os anúncios mais completos e eficientes. 

Faça uma ótima URL

As URLs são muito importantes em todo o processo, já que os usuários reparam em tudo. Então, se a URL não parecer segura, o usuário não entra na página. Uma dica é encurtar o slug, colocando apenas o seu domínio e as palavras-chave.

Ótimas dicas, não é? 

Conclusão

Portanto, CTR é um indicador de desempenho do marketing digital. Dessa forma, ele expõe a eficácia de uma campanha, ou seja, a quantidade de usuários que clicaram em um link depois de visualizá-lo.

Então, ao fazer o calculo da CTR, você consegue melhorar o índice de qualidade e, também, reduzir o valor investido em cada campanha, o que é ótimo para empresas que estão iniciando agora,  uma vez que muitas delas possuem poucos recursos financeiros.

Gostou do conteúdo? Compartilhe. 

Sair da versão mobile