Sozzeal

CRM: O Que É, Significado e Melhores Ferramentas de CRM

CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de vendas que tem o intuito de organizar todo o processo de contato que o cliente tem com o vendedor de uma empresa. Além disso, essa ferramenta é essencial para realizar ações mais eficientes, pois conserva todo o histórico do potencial cliente. 

Neste artigo, vamos te apresentar tudo sobre. Vem conosco!

O que é CRM

CRM é a sigla para “Customer Relationship Management” e é utilizada para designar todo sistema criado para fins de cadastro, controle e gestão dos pontos de contato. Dessa forma, um CRM é uma plataforma desenvolvida para as empresas conseguirem mais domínio sobre os seus processos de marketing e vendas. 

Um ótimo exemplo dessa ação é quando uma empresa procura entender que tipo de produto um público-alvo deseja adquirir. Desse modo, com a CRM, a empresa em questão consegue coletar e estruturar informações, que poderão auxiliar em suas decisões sobre estratégias novas e saber qual caminho seguir. 

CRM Significado

Citamos nos parágrafos anteriores que CRM é a sigla de “Customer Relationship Management”. Mas, a definição de CRM é muito mais ampla: é uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e pontos de contato. 

No cenário atual, quem ganha mais destaque é o cliente, correto? Desse modo, o relacionamento também mudou, constituindo, assim, um novo conceito, mais conhecido como experiência do cliente. 

Vantagens do CRM

Agora, vamos te apresentar quais são as vantagens de utilizar o CRM em sua empresa: 

Melhora o relacionamento com os clientes

É essencial manter um relacionamento com os seus clientes, para que sua empresa consiga alcançar ótimos resultados. Dessa forma, os clientes ativos de uma empresa são de grande importância. Por esse motivo, todas as estratégias devem estar relacionadas a eles, com o intuito de consolidar um bom relacionamento. 

Identificar as melhores oportunidades

O CRM de venda auxilia na segmentação de dados. Por meio dessa ação, fica visível quais são as melhores oportunidades de vendas, como: 

  1. Quais os melhores canais de aquisição de clientes?
  2. Qual o melhor tipo de cliente para a empresa?
  3. Quais podem trazer mais ganhos?

Praticidade no armazenamento de informações

Atualmente, o mundo digital proporciona uma facilidade no armazenamento de dados, o que pode ser utilizado para várias estratégias de gestão, marketing e, principalmente, vendas. Desse modo, manter as informações dos clientes sempre em mãos e atualizadas é essencial, e isso o CRM promete. 

Planejamento e gestão do tempo

Com o CRM, o vendedor consegue passar mais tempo com o cliente, pois é feita uma ótima organização em suas agendas, o que resulta em uma qualidade de tempo e, também, em vendas. 

Mantém o foco nos clientes e nos processos de venda

Quando você escolhe utilizar uma ferramenta como o CRM, sempre terá um atendimento personalizado, satisfazendo as vontades do cliente. Então, a automação facilita os processos, já que o vendedor terá mais tempo para desenvolver um bom relacionamento com o cliente e, assim, ambas as partes terão vantagens. 

Tipos de CRM

Na atualidade, existem duas categorias que podem ser escolhidas pelas empresas, CRM na Nuvem e CRM Local:

Local

CRM Local, também conhecida como CRM On-Premise, é o tipo de CRM que é mantido em um servidor físico na empresa e exige manutenção de uma equipe de TI própria. Sendo assim, é importante instalar  o programa de CRM no servidor. 

Na Nuvem

O CRM na Nuvem pode ser considerado um CRM online, porque ele é instalado em um computador e não necessita que sua empresa tenha uma equipe de TI para manutenção do mesmo. É por esse motivo que o CRM online pode ser chamado de software como serviço de SaaS, visto que toda infraestrutura é monitorada remotamente pelo grupo de especialistas da área. 

CRM x ERP: qual a diferença

Neste tópico, vamos te apresentar as diferenças entre ERP e CRM e como elas auxiliam as empresas em seu crescimento:

CRM

  1. Tende melhorar a performance da equipe de vendas;
  2. Proporciona um melhor entendimento sobre a jornada do consumidor e, com isso, cria técnicas de vendas mais eficazes, cativando mais clientes;
  3. Melhora o relacionamento, clientes e leads, desenvolvendo um clima tranquilo para preservar esse relacionamento por bastante tempo.

ERP

  1. Tem o intuito de unir os fluxos informacionais da empresa;
  2. Realiza os processos de forma simples, mas, não perde eficiência. Desse  modo, retira os obstáculos e padroniza os processos, garantindo uma ótima qualidade no atendimento;
  3. Disponibiliza a todos os setores informações estratégicas, para que sua empresa fique mais veloz no momento de tomar decisões. 

A junção destes dois sistemas auxilia agilizar o fluxo de informação de sua empresa, pois melhora a performance e a qualidade do serviço prestado. 

Importância do CRM para uma empresa

O CRM é muito importante, pois auxilia em várias atividades que são voltadas ao crescimento da empresa. Dessa forma, com o CRM, as empresas conseguem incluir as informações relacionadas aos clientes e potenciais clientes. 

É válido lembrar que, um grande volume de informações não teria muita utilidade, se não tivesse como gerenciá-las. É por meio desse conhecimento que o CRM funciona. Desse modo, é possível desenvolver e estruturar os dados, a partir de cada serviço que a empresa oferece.

Além disso, a equipe de marketing deve prestar mais atenção ao CRM e usá-lo como uma forma rápida de gerenciar as campanhas de acordo com o perfil de cada cliente. Neste sentido, o atendimento ao público poderá oferecer um atendimento personalizado, baseado na verificação dos históricos dos casos e, também, dados de contas e modo de comunicação favorito. 

Quando usar ferramentas de CRM

Pois bem, não existe um momento específico para utilizar ferramentas de CRM, já que cada empresa possui uma demanda diferente. Então, esse processo pode iniciar a partir do momento em que você abre uma empresa, ou quando sua marca já está há anos no mercado. 

Dessa forma, lembre-se sempre que fazer um processo de vendas com uma ótima estrutura poderá te ajudar a converter em novas oportunidades de crescimento e conversão de clientes. Por esse motivo, é essencial colocar os potenciais clientes “no radar”, para que, no final, eles fechem a compra. 

Nesse sentido, o CRM apresenta total importância, pois auxilia as empresas a encontrarem todas as possibilidades que um comprador representa. Assim, neste período, todos os movimentos dos clientes são observados, para que a empresa consiga chegar em uma estratégia correta.

Enfim, os potenciais clientes que ainda não conhecem seu negócio necessitam de uma orientação nova para efetuar a compra, por essa razão as ferramentas são essenciais.  

10 melhores ferramentas de CRM

Para te esclarecer ainda mais sobre o assunto,  vamos te apresentar as 10 melhores ferramentas de CRM:

1. Pipeline

A Pipeline é uma das ferramentas de CRM mais famosas de nosso país. Desse modo, ela possui vários recursos variados, seja para focar em vendas ou para fazer integração de e-mail e metas de sua equipe. Além disso, existem mais de 100 integrações que você pode utilizar, como personalizar e organizar os seus painéis. E o mais bacana é que você pode testar o serviço de graça por até 30 dias. 

2. Fleeg

A ferramenta Fleeg possui um sistema de CRM muito completo que organiza os dados e, também, oferece mais interação com os clientes. Dessa maneira, o serviço funciona de modo simples e é indicado para todos aqueles que desejam planejar cada etapa das vendas desde o começo.

 3. Hubspot CRM

Hubspot CRM é uma ótima plataforma para empresas que estão começando e buscam crescimento, já que ela oferece vários recursos gratuitos. Assim, você poderá começar a conhecer ferramentas de CRM e saber como isso poderá afetar suas vendas. 

4. Oracle

A Oracle possui um custo mais alto, mas, poderá valer a pena para o seu negócio. Dessa forma, ela funciona totalmente na nuvem, isso é ótimo, pois terá acesso à ferramenta em qualquer lugar. 

5. SendinBlue

A SendinBlue também é uma ótima ferramenta. Dessa maneira, você poderá usá-la para conferir as interações com seus clientes e, também, planejar uma comunicação personalizada por meio do e-mail. Assim, com todos os dados dos clientes, você consegue utilizar os recursos de e-mail marketing de uma forma muito estratégica. 

6. Ploomes

Ploomes é uma ferramenta completa que oferece muitos benefícios para os usuários, por exemplo, segmentar e desenvolver listas de clientes, separar carteiras, visualizar histórico de vendas etc. Por fim, a plataforma possui vários planos, para empresas novas ou antigas no mercado. 

7. Senior

Senior oferece vários recursos que você poderá utilizar em sua empresa, como gerenciar metas, controle de despesas e muito mais. 

8. Meets CRM

O Meets CRM tem o intuito de auxiliar ainda mais a vida do empreendedor. Desse modo, com ele, você poderá gerenciar seus leads facilmente.

9. Freshsales

O Freshsales é mais uma boa opção de ferramenta que você pode escolher sem dúvidas. Ela oferece muitos recursos de comunicação para utilizar com seus clientes, como telefones e e-mails integrados e, também, encontrar os melhores leads para vendas.

10. Salesforce

A última dica de ferramenta é a Salesforce. Ela possui várias opções para vendas, comércio, marketing, indústrias etc. Além disso, a plataforma oferece vários planos para startups, pequenas e grandes empresas. 

Conclusão

Então, CRM é um sistema de vendas que tem o objetivo de ordenar todos os processos de contato que o cliente tem com cada vendedor de uma empresa. Dessa forma, esse método é importantíssimo para criar ações mais eficientes, já que reúne todo o histórico do cliente.

Portanto, as empresas devem utilizá-lo sempre, porque ele auxilia em muitas atividades, como na captação de informações sobre os potenciais clientes e, depois, a estruturação de dados, por meio de cada serviço que a empresa fornece.

Gostou do conteúdo? Compartilhe. 

Sair da versão mobile