Publicado em Deixe um comentário

CPM, CPC e CPA: Veja O Que São e Como Calcular [Guia]

CPM CPC CPA o que são

Você aí, já ouviu falar sobre as siglas Custo por Clique (CPC), Custo por Mil (CPM) e Custo por Aquisição (CPA)? Não? Os termos citados são formas de cobrança que muitas plataformas de mídia online utilizam. 

Neste artigo, vamos te apresentar tudo que você precisa saber sobre esses métodos. Acompanhe!

CPM, CPC e CPA: por que usar essas métricas

A princípio, se você deseja obter crescimento de sua marca nos canais digitais, é essencial utilizar as métricas de marketing: Custo por Clique (CPC), Custo por Mil (CPM) e Custo por Aquisição (CPA). 

Dessa forma, as métricas são usadas para contabilizar o desempenho da comunicação das empresas. Ou seja, se ela está chegando para todos os clientes e, também, se obtém resultados. 

Se você utiliza anúncios, as métricas ajudam a avaliar se o seu objetivo está sendo alcançado.

Além disso, é essencial fazer uma análise dos resultados atingidos e o valor gasto com a campanha de anúncios. Desse modo, você deve calcular o famoso retorno sobre investimento ROI. 

Por isso, o CPC, CPM e o CPA são utilizados em estratégias de marketing. Já que eles revelam como sua empresa será cobrada pelos anúncios e qual o valor gasto por cada novo cliente conquistado pelo seu conteúdo. 

Lembrando que, cada métrica representa uma ação diferente que o potencial cliente deve ter com o anúncio. 

Acompanhe, nos próximos tópicos, a utilidade de cada uma dessas métricas. 

O que é CPC e como calcular

Pois bem, CPC significa custo por clique. Ou seja, o anunciante só pagará pelos usuários que clicarem no anúncioDessa maneira, o CPC é feito através de alguns pontos, por exemplo, veiculo escolhido, formato, público-alvo etc.

Assim, com a compra de mídia, você consegue alcançar usuários corretos e, também, aumentar a probabilidade de vendas. 

Quando devo utilizar o CPC

Se você deseja cativar novos leitores para um blog ou vender uma quantia de produtos dentro de uma data estabelecida, o CPC é uma ótima opção para essas questões. 

Porém, é interessante ressaltar que, apenas o clique não assegura uma venda. Por isso, não se esqueça de verificar se as conversões do funil estão sendo realizadas. 

Como calcular o CPC

O calculo do CPC é feito por meio de dois itens,  o dinheiro gasto e os cliques obtidos: 

CPC = Custo total investido / Número de cliques

Ainda, em algumas plataformas, existe uma forma de estabelecer uma  meta de cliques para a sua campanha, para que você consiga saber o gasto por clique desde o princípio, ficando à sua escolha. 

Simples, não é?

CPM: o que é e como calcular

O Custo Por Mil (CPM) é um índice que é feito por meio de impressões. Desse modo, significa o número de vezes que o seu anúncio é entregue aos usuários.

Dessa forma, o índice informa quanto o anunciante vai pagar para cada 1000 pessoas que visualizam o seu conteúdo

Assim, este valor pode mudar devido algumas questões, como onde quer exibi-lo, a posição etc. Então, quanto mais famoso for a página, mais caro vai custar. 

Quando utilizar o CPM

A compra de anúncios feita por meio do CPM  é para quem deseja ganhar bastante visibilidade e, também, notoriedade. 

Porém, ela disponibiliza um público menos qualificado. Dessa forma, o CPM é ideal para as campanhas que têm o intuito de expandir a marca.

Como calcular o CPM

O cálculo do CPM leva em consideração o investimento e as visualizações alcançadas no anúncio. Veja como funciona: 

CPM = Custo total / (Visualizações/1000)

Vale lembrar que, veículos de grande visibilidade desenvolvem mais visualizações por dia, podendo bater 1000 impressões. 

Interessante, não é? 

O que é CPA e como calcular

CPA significa Custo Por Aquisição. Desse modo, o custo é o valor gasto, a aquisição refere-se à conversão. Assim, o objetivo principal é escolhido pelo anunciante, por exemplo, download de um material, compra de produtos etc. 

Assim, com o CPA, o anunciante só pagará ao veículo pelo usuário que visualiza o anúncio e faz algumas das ações citadas no parágrafo anterior. 

Quando devo utilizar o CPA

O CPA é o método mais efetivo. Por essa razão, é o mais caro entre os citados neste artigo. 

Dessa forma, o objetivo central sempre será vender mais. Assim, uma parte de sua margem de lucros é canalizada pelo investimento feito com o CPA.

Portanto, o Custo Por Aquisição é aconselhado para venda de produtos ou serviços que obtenham grande parte de lucro, ou seja, empresas que atinge um nível financeiro maior por mês.

Como calcular o CPA

A fórmula definida para calcular o CPA é muito prática. Veja: 

CPA = Total investido / Número de conversões

Assim, o total investido é o dinheiro que você disponibilizou para a campanha de anúncios. Agora, o número de conversões é o número de atividades feitas pelos usuários. 

Conclusão

Enfim, Custo por Clique (CPC), Custo por Mil (CPM) e Custo por Aquisição (CPA) são métricas utilizadas para medir o desempenho da comunicação das empresas que têm interesse nesse serviço. Dessa forma, você perceberá se o seu conteúdo está chegando para todos os leads e muito mais. 

Então, se você possui uma empresa, não deixe de utilizar essas métricas, pois elas são essenciais, já que saberá o que ajustar para alcançar uma maior visibilidade de seu negócio. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.