Publicado em Deixe um comentário

Copywriting: O que é e Dicas de como fazer

Copywriting o que é

Devido ao crescimento das profissões digitais, novas chances de negócios tem surgido. Dessa forma, um exemplo que tem desenvolvido muito atualmente são os Copywriting. Você aí, sabe o que eles fazem? Não? Então, continue a leitura, nesse artigo, preparamos algumas dicas e esclarecimentos sobre esse assunto. Veja!

O que é Copywriting

Pois bem, o termo “copywriter” é uma junção de copy, “escrita autoral” em inglês arcaico, e writer, escritor em inglês.

Em 1870, o publicitário John Emory Powers foi o primeiro a escrever textos persuasivos em linguagem coloquial para anúncios, recebendo o título de primeiro copywriter da história.

Mas, o que é copywriter? É uma técnica de escrita que é utilizada para convencer os leitores a praticar uma ação, por exemplo, comprar um produto, continuar a leitura, fazer um cadastro em um serviço. Dessa forma, o intuito dessa profissão é persuadir.

Bacana, não é?

 Copywriter: Como funciona

Primeiramente, um dos pré-requisitos para produzir um bom conteúdo é saber escrever bem. Mas, não é só isso que os copywriter utilizam no desenvolvimento de um trabalho. Então, existem 3 regrinhas básicas que devem ser respeitadas na produção de conteúdos para marketing digital. São eles:

  1. Inspirar o leitor;
  2. Criar um relacionamento com a marca;
  3. Motivar os leitores a tomarem uma atitude em relação ao serviço ou produto.

Além desses itens, existem outros elementos que devem ser usados para que seu conteúdo seja benéfico para seus leitores. Veja:

  1. Pesquisa: é essencial fazer muitas pesquisas para saber falar sobre os assuntos determinados. Além disso, deve haver muita dedicação, para produzir um ótimo conteúdo, capaz de informar e entreter;
  2. Objetivo: estabeleça objetivos e um percurso para o cliente dentro da linha das vendas, assim, utilize calendário editorial, já que programa a publicação de conteúdos e o lançamento de campanhas com estratégias;
  3. Exclusividade: é importante ser criativo. Dessa forma, pesquise e desenvolva seu próprio conteúdo com informações novas;
  4.  Observe:  lembre-se que seu trabalho não termina quando o post é publicado, portanto, acompanhe as métricas, observe se os conteúdos estão tendo bons resultados e o que melhorar.  

Como fazer copywriting

Tendo em conta que existem vários tutoriais na internet de como aplicar o copywriting, não existe uma formula exata para isso. Mas, podemos considerar alguns pontos. Veja a seguir.

  1. Informações necessárias: para ser um bom copywriting deverá gerar relevância e estima para seus conteúdos;
  2. Gancho: é uma maneira usada para instigar o interesse em seu conteúdo, por exemplo, use um dado relevante, uma curiosidade, ou melhor, apresente assuntos do momento;
  3. Dores comuns: vale lembrar que as pessoas sentem acolhidas quando sabem de problemas semelhantes ao dela. Então, conheça seu público-alvo para usar isso ao seu favor;
  4. Apresentação do produto: para que essa ação dê certo, você deve pensar em formas criativas de exibir seu produto. Desse modo, seja objetivo;
  5. Benefícios do produto: exponha todos os benefícios de seu produto. Assim, pontue todas as vantagens e como será útil para os clientes;
  6. Call to action: o intuito do copywriting é fazer com que o leitor pratique uma ação, por isso é usado o termo “call to action“, que  significa a chamada para a ação, por exemplo: “gostou das dicas? Se você quer ter acesso a todo o conteúdo, faça o download do nosso e-book gratuitamente.”

Quais são as áreas que o copywriter pode trabalhar

Há muitas dúvidas sobre onde o copywriter pode atuar. Dessa maneira, saiba que, na área, existem muitas possibilidades de atuação e várias vagas para quem realmente é bom no que faz. Nesse sentido, o profissional poderá trabalhar com mídias digitais, redes sociais e, também, anúncios e propagandas.

Além disso, o copywriter pode criar artigos para blogs, chamadas para redes sociais, roteiros para vídeos, textos para anúncios, peças publicitárias, discursos e cartas de venda e muito mais.

Legal, não é?

Vantagens

As vantagens de ser um copywriting depende do regime de trabalhado escolhido. Pois, como redator, há possibilidades de trabalhar em home office.

Embora seja um cargo presencial em uma empresa, ou freelancer em casa, a principal vantagem de ser copywriting está nas possibilidades de ganho e reconhecimento, mas, tudo conforme sua habilidade e dedicação.

Dessa forma, a boa escrita é um talentos pessoal, mas que também pode ser desenvolvido. Então, a qualidade de seu serviço sempre te colocará na frente de seus concorrentes.

Uma dica para quem quer começar nesse ramo é caprichar em seu portfólio, afinal, ele vai ser seu espelho e perfil para as empresas. Útil, não é?

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.