Publicado em Deixe um comentário

O que é Pinterest e como pode ajudar no Marketing Digital

O que é Pinterest Marketing Digital

O Pinterest é um aplicativo que está muito famoso, contendo mais de 400 milhões de usuários. Você aí, sabe como funciona essa rede social que está sendo comentada por muitos? Não? Então vamos te contar um pouquinho de sua história. 

A plataforma foi criada em 2009 por Bem Silbermann, sendo que o site começou de modo bem simples, e era utilizado apenas por ele e outros desenvolvedores. Segundo o criador, os primeiros cinco mil usuários fizeram suas inscrições pessoalmente por ele, não é incrível?

 O Pinterest nos lembra aquela modinha de pregar fotos em murais com ímã. Uma curiosidade é que esse termo surgiu por meio da união das palavras pin (alfinete) e interest (interessante), isto é, com ele você pode organizar tudo que é de seu interesse em seu mural. 

Ainda assim, o layout dessa rede é bem atraente, especialmente para as pessoas que trabalham com imagens, ou amadores, ele permite postar fotos, imagens e links em seu mural pessoal. 

O que é Pinterest

O Pinterest é uma ferramenta que concede aos seus usuários funções de salvar posts criativos e também o compartilhamento de imagens. Quando o usuário navega pelas publicações da rede, esse processo é chamado de “pins”, assim as pessoas podem se inspirar criando suas próprias pastas, reunindo todos os conteúdos de seu interesse. 

Embora o app tenha sido criado em 2010 como uma rede social, esse programa assume a posição de primeiro mecanismo de busca visual do mundo. Além disso, o Pinterest vem criando mais ferramentas para fortalecer a inteligência de busca visual e ser o melhor nessa categoria. Sendo assim, a rede social tem o intuito de inspirar a vida dos usuários. 

Como o Pinterest funciona

A plataforma como já foi citada no tópico anterior, funciona como um quadro de ideias podendo assim encontrar várias inspirações para você seguir, como, por exemplo, receitas fitness, decoração em geral, dicas de exercícios físicos, moda etc. 

Depois que selecionar os conteúdos de seu interesse você poderá criar painéis e salvar dentro deles posts que mais se identificar. Além do mais, poderá adicionar outros usuários, curtir as imagens que elas salvam, mas, não é necessário conhecer as pessoas para segui-las ou até mesmo conversar com ela por meio de chats, pois, não existe essa opção, o intuito da plataforma é apenas compartilhar ideias. 

Agora, vamos te ensinar alguns termos mais utilizados dentro da plataforma. 

  1. Board ou painel – É uma pasta em que os posts selecionados ficam salvos; 
  2. Pin – Significa uma ideia; 
  3. Pin It – Nome da opção de salvar os conteúdos.

Dicas de como melhorar o seu Marketing no Pinterest

A princípio, o Pinterest tem uma quantidade muito grande de recursos para ajudar as marcas alcançarem seus objetivos na ferramenta. Dessa forma, é necessário que você saiba utilizá-las, juntamente com estratégias de marketing digital. Se você ainda não sabe como fazer, nos próximos tópicos vamos te apresentar algumas dicas. 

Primeiramente, você deve começar com planejamento de suas ideias, pontuando quais serão seus objetivos, que tipo de conteúdo vai compartilhar, e para quais públicos. Além disso, deve saber sobre questões operacionais, como, quem será responsável pelas publicações e interações, se precisará de mais ferramentas para editar as fotos. Após fazer esses ajustes você estará pronto para participar dessa ferramenta. 

Nesse sentido, se a plataforma busca por ideias criativas, por que não usar algumas estratégias de SEO em seu perfil? Para que seus conteúdos fiquem no topo principal de busca e assim seu perfil fique famoso. Separamos algumas dicas para otimizar suas publicações. 

  • Não deixe de preencher as informações dos pins

O Pinterest não consegue ler imagens, por isso, para que o algoritmo leia as informações é necessário criar título, a descrição, as hashtags e URL. A plataforma mesmo sendo só de imagens, os textos também são essenciais. 

  • Ter organização é muito importante

Organize pastas com palavras-chaves nos títulos, porque fazendo isso você vai pontuar seus assuntos principais para o mecanismo de busca, facilitando também os usuários na hora de procurar um assunto. 

  • Muito capricho

Para que a ferramenta de busca encontre seu perfil é necessário que seus conteúdos sejam atrativos, pois bem, estamos falando de uma plataforma que visa encantar seus usuários. Mas, fique tranquilo você não vai precisar de uma máquina fotográfica para fazer boas fotos, apenas algumas técnicas de fotografia para valorizar ainda mais suas fotos. 

  • Compartilhe sua conta em outras redes sociais

Para aumentar sua popularidade compartilhe os seus conteúdos em outras redes, como, por exemplo, Facebook e Instagram, isso ajudará bastante seu crescimento e também do Pinterest, pois mais pessoas vão se interessar nessa rede. 

Como criar uma conta no Pinterest?

  1. Clique aqui para acessar o site do Pinterest , coloque seu e-mail e uma senha, ou acesse o app usando o Facebook ou uma conta no Google; 
  2. Logo em seguida escolha cinco ou mais assuntos que tenha interesse em ver, depois clique em “Concluído”;
  3. Agora a sua conta foi criada e você poderá visualizar todos os tópicos que selecionou. 

Prontinho. Gostou do conteúdo? Compartilhe.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *