Sozzeal

Como Realizar Sorteios no Instagram

É incontestável que, ao utilizar uma boa estratégia de marketing digital, os resultados se tornam surpreendentes. Porém, isso tudo também depende do engajamento do seu públicoprincipalmente nas redes sociais. 

Ou seja, além do oferecimento de conteúdo relevante, das respostas aos comentários e de chamadas para ação, aprender a maneira correta de como fazer sorteios no Instagram pode ser algo muito interessante para quem deseja estimular a relação com seus clientes.   

Nesse sentido, você certamente já acompanhou algumas empresas realizando sorteios por meio do Instagram, não é mesmo? Por isso, quer saber como iniciar essa estratégia? Veja nossas dicas abaixo.

1. Ofereça um bom prêmio

Quem não gosta de ganhar presentes? E, quanto melhor ou mais útil o item for, logicamente o interesse aumenta.  

Então, pense no sorteio como um pequeno investimento: você vai desembolsar uma determinada quantia para garantir um brinde ao ganhador e, durante o processo, conquistará novos seguidores e visitantes que também vão estar interessados no que você está oferecendo.  

Assim, um jeito muito eficiente de promover a sua empresa e gerar atração pelos seus produtos é sorteando algo da sua própria marca ou, por exemplo, algum tipo de serviço gratuito.  

Ou seja, se você é proprietário de um bar ou restaurante, ofereça aos seus seguidores um sorteio oferecendo uma noite de graça com um acompanhante. Já se você tem uma loja de roupas, separe algumas peças e faça vários sorteios atrativos 

Dessa forma, pense que isso poderá despertar o interesse do seu público-alvo. Por isso, use essa tática a seu favor para gerar ainda mais engajamento 

2. Defina qual vai ser a maneira que os seus seguidores poderão participar do sorteio

Quanto aos métodos para os seus seguidores participarem do sorteio, existem 3 maneiras que podem ser consideradas as mais fáceis e mais utilizadas na rede social:  

Diante disso, veja, a seguir, cada um deles:

2.1. Curta para participar

Em primeiro lugar, a curtida para participar é uns dos jeitos mais fáceis para que as pessoas entrem no sorteio. Fazendo isso, você premia um dos seus seguidores que curtiram a publicação. 

Essa estratégia é considerada muito interessante, tanto pela facilidade quanto pelo fato de permitir a visibilidade maior da sua conta.  

Isso acontece porque o Instagram exibe aos seus usuários as publicações curtidas por pessoas que seguem.  

2.2. Marcar amigos nos comentários

A marcação de amigos nos comentários, por sua vez, é um jeito certeiro de garantir um aumento considerável nas visualizações de seu Instagram.  

Isto é, você pode pedir para que seus seguidores marquem dois ou três amigos nos comentários na publicação do sorteio e, assim, conseguirá chamar a atenção de mais pessoas para o seu conteúdo, além de ganhar mais seguidores.  

Dessa maneira, essa estratégia pode trazer muitos comentários e até mesmo ainda mais curtidas na postagem, garantindo a devida atenção a importantes KPls (indicadores de performance) em uma considerável estratégia de marketing digital. Ainda, garantirá um aumento orgânico no tráfego muito satisfatório.  

2.3. Post com hashtags 

Por último, as hashtags. Elas estão entre as estratégias de marketing digital que mais oferecem resultados positivos, por isso, elas são importantíssimas em suas promoções 

Dessa forma, você pode usá-las durante uma campanha publicitária para destacar a identidade da sua empresa, ou para se colocar entre os assuntos mais comentados na rede social. Seu uso pode, também, ser um jeito simples de entrar em um sorteio no Instagram 

Primeiramente, crie uma hashtag curta, chamativa e simples, que se refira de algum modo a sua marca. Uma possibilidade é definir um bordão ou, então, algo do tipo “SouFãDaMarcaX”.

Isto é, coloque a sua criatividade em prática e crie algo que fará muito sucesso entre seus seguidores.  

Posteriormente, o segundo passo é colocar, como uma das regras da promoção, a postagem de uma foto pelo seguidor com a sua hashtag na descrição.  

Além do mais, não se esqueça de exigir que o participante da promoção apareça nela, pois, assim, conseguirá evitar que qualquer imagem pesquisada no Google seja utilizada.  

Quanto à foto, pense e decida o que é melhor para sua empresa: se é preciso ter uma temática criativa, ou o seguidor usando algum tipo de produto da marca ou interagindo com os amigos, por exemplo.  

Assim, a hashtag tem uma função muito importante, pois, ao exigi-la, a empresa poderá usar a imagem dos participantes para garantir mais visibilidade entre seus seguidores. Esse alcance aumentará progressivamente, além disso, você conseguirá incentivar a assimilação do público com sua marca.  

3. Coloque regras claras

Explique detalhadamente, passo a passo, o que seus seguidores devem fazer para participar do seu sorteio no Instagram. Curtir a imagem? Comentar na publicação? Postar uma foto com alguma hashtag? Como deve ser a foto?  

Ou seja, deixe tudo muito bem explicado se deseja evitar qualquer tipo de problema futuro.  

Fazendo isso, você garantirá a transparência no momento de revelar o vencedor. Se há critérios bem explicados e estabelecidos, certamente não terá motivos para reclamações.  

Especifique, também, que dia o sorteio acontecerá, de preferência ao vivo e quando será a divulgação do vencedor. Além disso, se possível, fale como o prêmio será entregue.  

Por fim, escolha qual ferramenta você irá usar para apurar o resultado. Pois, isso revela aos seguidores que a promoção não será feita de maneira aleatória e, muito menos, estará sujeita a favorecimentos. 

Para isso, você pode usar os sites Sorteou, o Sorteador ou o Strutta, que são fáceis e práticos de usar. 

Pois bem, simples, não é?

Sair da versão mobile