Publicado em Deixe um comentário

Como melhorar engajamento no Instagram

Quando recorremos ao uso de uma legenda chamativa, logicamente, estamos contribuindo para que o engajamento do Instagram apresente uma melhora significativa.  

A rede social que chegou no ano de 2010, já conquistou a marca de quase um bilhão de usuários ativos. No decorrer desses anos, as legendas utilizadas nas postagens passaram a ter um papel muito expressivo 

O problema é que, quando pensamos na rede social, rapidamente vem aquela ideia de que ela é perfeita para quem deseja se comunicar usando somente imagens, não é mesmo? Porém, não é bem assim que o Instagram funciona.  

Por ser um aplicativo focado na estética de imagens, muitos usuários acabam esquecendo de que o texto também é algo chamativo e importante. Por isso, é aconselhável dar mais atenção a escrita.  

Pensando nisso, reunimos algumas dicas importantes para que você não erre ao escolher as legendas utilizadas no seu Instagram e, consequentemente, consiga aumentar o engajamento da sua conta social.

O que é engajamento no Instagram

O engajamento é o envolvimento e a interação dos seus seguidores com sua marca. E não considere que o engajamento é medido somente pelo número de seguidores da conta no Instagram, uma vez que é muito mais que isso.  

Os comentários, as curtidas e os compartilhamentos das publicações também são uma maneira poderosa de engajamento. E, acreditem:  isso é mais importante do que o número de pessoas que estão seguindo o perfil de sua marca.  

Essa forte interação precisa daquele usuário que não apenas visualizou a sua publicação, mas também se interessou sobre o que foi publicado por sua marca.  

Dessa forma, para que você consiga produzir um conteúdo viral, é preciso ter engajamento no Instagram. Isso porque é o responsável por gerar o compartilhamento e fazer com que sua empresa ganhe o espaço desejado.  

É por meio dele que são disseminadas opiniões de quem já usou um produto ou serviço. Isso, no final, com certeza trará mais clientes e muito mais conhecimento sobre a sua empresa.  

Como gerar boas legendas para criar engajamento

Postagens que possuem um assunto envolvente e instigante, com informações úteis e com uma linguagem de bom entendimento, é algo essencial para criar engajamento.  

Agora, com as atuais mudanças no algoritmo da rede social, tudo isso se tornou ainda mais necessário para ter sucesso no Instagram.  

E, convenhamos, não é possível expressar tudo o que desejamos usando somente uma imagem.  

Não vá com muita sede ao pote!

É preciso saber que, para facilitar a leitura de seus seguidores, é recomendável que sua legenda tenha entre 138 e 149 caracteres. Com isso, você vai evitar que apareça aquela opção “ler mais”.  

Esse é o momento de utilizar a sua habilidade e resumir um assunto de maneira interessante e legal de ler. Caso não seja possível fazer um bom resumo, tente fazer com que o começo da sua legenda seja muito cativante, deixando o seu cliente curioso para ler o restante.  

 Use a legenda a seu favor

Uma imagem é capaz de falar muitas coisas, mas quando não tem um contexto, ela fica aberta a interpretações, correto? A parte mais complicada é que nem todo mundo é capaz de interpretar da maneira que você desejava. Isso pode se tornar um grande problema na hora de produzir conteúdo para alguns clientes, por exemplo.  

Dessa maneira, use a legenda a seu favor: coloque imagens em um ambiente, explique o que ela representa e ajude o seu seguidor a absorver aquele recado da maneira que sua marca precisa ou quer.  

Vale destacar que, para que isso funcione da melhor maneira, você precisa dominar o tom de voz da marca. De nada adianta ter um bom conteúdo se não aparecer que é tal empresa que está dizendo. Para fazer isso da maneira certa, sempre alinhe cuidadosamente as estratégias usadas na sua rede.  

Use emojis

Os emojis, além de serem fofos, são extremamente úteis na hora de expressar emoções diferentes no texto. Além disso, já fazem parte da comunicação entre os internautas.  

Nossa dica é utilizá-los com cuidado e sempre pensando na mensagem que passarão aos seus seguidores. Observe se o emoji usado por você realmente conduz com o perfil do público e se é de fácil entendimento.  

Aposte em conteúdos únicos

Muitas legendas para o Instagram têm letras de música, poemas e trechos de livros… 

É claro que essas referências são legais, mas criar algo seu, totalmente exclusivo da sua marca e direcionado para os seus seguidores é muito mais interessante. Assim, posts repetitivos podem ser uma das razões pelas quais muitas contas perdem seus seguidores.  

Por isso, tente montar a sua legenda e aposte em conteúdos originais. Isto é, procure ideias e traga referências, mas, tudo isso, para criar algo totalmente diferenciado.  

Fique atento à formatação

A legenda perfeita é aquela fácil e gostosa de ler. Por isso, faça com que sua legenda fique em outro patamar.

Nesse sentido, mostre que você tem cuidado com a formatação. Esse detalhe faz toda diferença na hora da leitura dinâmica, além de fazer com que seus seguidores leiam a mensagem até o fim.  

  

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *